TODA A GAMA COMERCIAL ELÉCTRICA RENOVADA DA STELLANTIS

TODA A GAMA COMERCIAL ELÉCTRICA RENOVADA DA STELLANTIS

Este artigo está também disponível em: en es fr de it

Nuno NUNO

Source: Stellantis

A STELLANTIS RENOVOU A TODA A GAMA COMERCIAL ELÉCTRICA COM 12 MODELOS DAS MARCAS CITROËN, FIAT PROFESSIONAL, OPEL, PEUGEOT E VAUXHALL

Com um nível incomparável de capacidade, segurança e versatilidade para clientes empresariais e profissionais, a Stellantis apresentou uma gama completa de furgões comerciais compactos, médios e grandes, renovados e eletrificados — 12 veículos no total — das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall como parte da ofensiva estratégica Pro One da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis.

A Stellantis e as suas marcas estão a tirar partido de uma gama completa de tecnologias avançadas de propulsão eletrificada, segurança, ADAS (ajudas à condução) e conectividade para proporcionar um ambiente sem preocupações aos condutores, garantindo um parceiro de negócios fiável aos proprietários comerciais.

Gama comercial eléctrica completa do Grupo Stellantis — Source: Stellantis
Gama comercial eléctrica completa do Grupo Stellantis — Source: Stellantis

«Esta 2ª geração de furgões com emissões zero, em linha com as expectativas dos clientes e oferecendo maior autonomia BEV, além de uma proposta adicional com células de combustível, 18 ADAS, conectividade total e inovações como a tomada de força eléctrica, reforçará, ainda mais, a nossa atual liderança entre os furgões BEV e em todos os segmentos de furgões», afirmou Xavier Peugeot (Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit).

A Stellantis é hoje líder incontestável na propulsão de zero emissões em veículos comerciais na Europa, oferecendo opções BEV e com células de combustível. A gama renovada de veículos comerciais traz consigo uma 2ª geração de tecnologias de zero emissões, incluindo sistemas de baterias EV da Stellantis, que proporcionam maior autonomia sem comprometer a capacidade.

Gama comercial eléctrica da Citroën — Source: Citroën
Gama comercial eléctrica da Citroën — Source: Citroën

A 2ª geração de propulsão BEV proporciona, aos novos furgões compactos, a melhor autonomia da sua classe, até 330 km. Nos novos furgões BEV de dimensão média, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 kWh de energia e até 350 km de autonomia.

No segmento dos grandes furgões, uma bateria de 110 kWh oferece a melhor autonomia EV da sua classe, até 420 km. Além disso, o carregamento rápido a 150 kW permite que a capacidade da bateria do furgão grande passe de 0 a 80% em menos de uma hora.

Gama comercial eléctrica da Opel — Source: Opel
Gama eléctrica comercial da Opel — Source: Opel

Os avanços introduzidos também aumentam a liderança da Stellantis no domínio da propulsão a células de combustível de hidrogénio com emissões zero. Uma 2ª geração deste tipo de propulsão nos furgões médios, a lançar em meados de 2024, adota um sistema de potência média exclusivo Stellantis, proporcionando um recorde de autonomia no segmento, até 400 km.

A propulsão através de células de combustível a hidrogénio estender-se-á aos furgões grandes em 2024, com a arquitetura de média potência, uma autonomia máxima de 500 km e um tempo de recarregamento de 5 minutos.

Gama comercial eléctrica da Peugeot — Source: Peugeot
Gama comercial eléctrica da Peugeot — Source: Peugeot

«A essência da renovação centrada no cliente de toda a nossa linha de furgões é não fazer qualquer cedência — em termos de autonomia, capacidade, segurança e conectividade», afirmou Luca Marengo (Global Head of Product — Serial Life for the Stellantis Commercial Vehicles Business Unit).

A tecnologia e-Power Take Off (ePTO) de 400V traz a eletrificação para toda a gama de veículos comerciais sem comprometer a carga útil do veículo. A unidade ePTO retira a sua energia da bateria de tração instalada, em vez de necessitar de uma fonte de energia em separado.