A STELLANTIS RENOVOU A TODA A GAMA COMERCIAL ELÉCTRICA COM 12 MODELOS DAS MARCAS CITROËN, FIAT PROFESSIONAL, OPEL, PEUGEOT E VAUXHALL
Com um nível incomparável de capacidade, segurança e versatilidade para clientes empresariais e profissionais, a Stellantis apresentou uma gama completa de furgões comerciais compactos, médios e grandes, renovados e eletrificados — 12 veículos no total — das marcas Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall como parte da ofensiva estratégica Pro One da Unidade de Negócios de Veículos Comerciais da Stellantis.
A Stellantis e as suas marcas estão a tirar partido de uma gama completa de tecnologias avançadas de propulsão eletrificada, segurança, ADAS (ajudas à condução) e conectividade para proporcionar um ambiente sem preocupações aos condutores, garantindo um parceiro de negócios fiável aos proprietários comerciais.
«Esta 2ª geração de furgões com emissões zero, em linha com as expectativas dos clientes e oferecendo maior autonomia BEV, além de uma proposta adicional com células de combustível, 18 ADAS, conectividade total e inovações como a tomada de força eléctrica, reforçará, ainda mais, a nossa atual liderança entre os furgões BEV e em todos os segmentos de furgões», afirmou Xavier Peugeot (Senior Vice President, Stellantis Commercial Vehicles Business Unit).
A Stellantis é hoje líder incontestável na propulsão de zero emissões em veículos comerciais na Europa, oferecendo opções BEV e com células de combustível. A gama renovada de veículos comerciais traz consigo uma 2ª geração de tecnologias de zero emissões, incluindo sistemas de baterias EV da Stellantis, que proporcionam maior autonomia sem comprometer a capacidade.
A 2ª geração de propulsão BEV proporciona, aos novos furgões compactos, a melhor autonomia da sua classe, até 330 km. Nos novos furgões BEV de dimensão média, os conjuntos de baterias oferecem 50 ou 75 kWh de energia e até 350 km de autonomia.
No segmento dos grandes furgões, uma bateria de 110 kWh oferece a melhor autonomia EV da sua classe, até 420 km. Além disso, o carregamento rápido a 150 kW permite que a capacidade da bateria do furgão grande passe de 0 a 80% em menos de uma hora.
Os avanços introduzidos também aumentam a liderança da Stellantis no domínio da propulsão a células de combustível de hidrogénio com emissões zero. Uma 2ª geração deste tipo de propulsão nos furgões médios, a lançar em meados de 2024, adota um sistema de potência média exclusivo Stellantis, proporcionando um recorde de autonomia no segmento, até 400 km.
A propulsão através de células de combustível a hidrogénio estender-se-á aos furgões grandes em 2024, com a arquitetura de média potência, uma autonomia máxima de 500 km e um tempo de recarregamento de 5 minutos.
«A essência da renovação centrada no cliente de toda a nossa linha de furgões é não fazer qualquer cedência — em termos de autonomia, capacidade, segurança e conectividade», afirmou Luca Marengo (Global Head of Product — Serial Life for the Stellantis Commercial Vehicles Business Unit).
A tecnologia e-Power Take Off (ePTO) de 400V traz a eletrificação para toda a gama de veículos comerciais sem comprometer a carga útil do veículo. A unidade ePTO retira a sua energia da bateria de tração instalada, em vez de necessitar de uma fonte de energia em separado.