AS SOLUÇÕES BEV REGIONAIS DA SCANIA NA IAA

AS SOLUÇÕES BEV REGIONAIS DA SCANIA NA IAA

Este artigo está também disponível em: en it fr es de

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A nova geração de camiões BEV da Scania baseia-se nos traços clássicos da Scania, tais como a modularidade, a sustentabilidade e uma economia operacional total com potencial para exceder o que se pode esperar por parte de camiões de combustão. A Scania também fez todo o trabalho de digitalização necessário para tornar os novos camiões elétricos soluções completas, com serviços como carregamento, finanças, seguros e manutenção bem preparados.

Scania 25P BEV 4×2*2 na IAA — Source: Scania

«Acreditamos que essas adições servirão como plataforma de lançamento para uma transição para todos os tipos de clientes, incluindo aspetos importantes como uma parceria próxima e um objetivo de zero emissões», diz Fredrik Allard, Senior Vice President e Head of Electrification da Scania. «Os clientes que pretendam assumir o controlo e começar a fazer uma mudança radical podem agora obter o que precisam no amplo portfólio de soluções da Scania».

Scania 25L BEV 4×2 na IAA — Source: Scania

O próximo nível de camiões eletrificados da Scania está disponível como rígidos e como combinações de trator e reboque. As gamas esperadas variam com o peso, configuração e topografia, mas um trator 4×2 de 40 toneladas com seis baterias pode ter capacidade para até 350 km entre cada carregamento, com uma velocidade média de 80 km/h em autoestrada. Uma combinação “nórdica” de 64 toneladas pode esperar autonomias de aproximadamente 250 km nas mesmas condições.

Scania 45 R BEV 4×2 — Source: Scania

«A gama eletrificada da Scania atingiu agora o ponto em que temos ofertas atraentes para diferentes clientes», afirma Allard. «Temos híbridos recarregáveis para certas aplicações como ponto de entrada  para o caminho da eletrificação. Com a adição dos dois novos BEVs, podemos oferecer soluções atraentes, incluindo serviços para tudo entre camiões de distribuição de 16 toneladas até ao transporte regional e conjuntos euromodulares de 64 toneladas. O que é muito interessante para os clientes que buscam zero emissões e baixos custos de operação».

A capacidade de carregamento é de até 375 kW, o que significa que uma hora de carregamento adicionará cerca de 270 a 300 km de alcance. O nível de potência contínua para um Scania 40 R ou S é de 400 kW (equivalente a 560 cv), enquanto um Scania 45 R ou S oferece 450 kW (cerca de 610 cv). O próximo nível de camiões eletrificados da Scania pode agora ser encomendado, sendo a produção iniciada no 4.º trimestre de 2023.

Comentários