A KARSAN NA UITP SUMMIT

A KARSAN NA UITP SUMMIT

Este artigo está também disponível em: en

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A KARSAN MARCA FORTE PRESENÇA NA UITP SUMMIT EM BARCELONA NA DIRECÇÃO DO CAMINHO DE MARCA GLOBAL E UM PASSO À FRENTE

A Karsan, fabricante de autocarros desde 1981 e com sede na Turquia, é uma marca pioneira na transformação do setor dos transportes públicos, que tem como objetivo estar sempre um passo à frente na mobilidade do futuro.

Na UITP Global Public Transport Summit, realizada em Barcelona, a Karsan esteve presente, com os seus modelos e-JEST 6 m, o e-ATAK Autonomous 8 m, e o e-ATA HYDROGEN 12 m.

Karsan e-Jest — Source: Karsan
Karsan e-Jest — Source: Karsan

A UITP Global Public Transport Summit é um evento que reúne profissionais do transporte de passageiros com a participação de representantes de empresas em várias áreas, operadores e expositores onde apresentam as últimas soluções e inovações para o transporte rodoviário de passageiros.

Este evento atrai a atenção como sendo o principal no mundo no setor da mobilidade sustentável e a Karsan vê isto como uma oportunidade de estabelecer novas conexões.  Esta foi a oportunidade para a Karsan abrir as portas ao tema “Bright Light of the City” e apresentar os seus serviços e produtos.

Okan Baş, o CEO da empresa Karsan, demonstrou a sua satisfação pelo reconhecimento da UITP com o Special Appreciation Award, através do modelo e-ATAK Autonomous, com a sua inovadora tecnologia para o transporte público.  Este veículo foi um sucesso e atraíu a atenção de visitantes de vários mercados, em particular da América do Norte, onde a empresa está a abrir caminho. O modelo e-JEST e o e-ATAK destacam-se na Europa como os veículos de preferência dentro deste segmento.

Karsan e-ATAK — Source: Karsan
Karsan e-ATAK — Source: Karsan

O modelo Autonomous e-ATAK permitiu novas oportunidades na Europa e EUA, o que segundo a marca, possibilitou ficarem um passo à frente na área do transporte autónomo. Adicionalmente, também estão no topo da indústria com o investimento na área da tecnologia a hidrogénio e o  modelo e-ATA HYDROGEN tem o maior alcance e capacidade de passageiros.

700 autocarros elétricos da Karsan estão em serviço em 20 países diferentes, o que é um grande orgulho para uma empresa europeia.

A Karsan é a marca com o crescimento mais rápido, no último ano, na Europa. Okan Baş, o CEO da Karsan, anunciou: «Por 3 anos consecutivos, temos sido líderes do mercado de minibuses elétricos da Europa com o nosso modelo e-JEST. Com o nosso modelo e-ATAK temos estado no topo do mercado de midibuses da Europa há dois anos.

Okan Baş (CEO da Karsan) — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) — Source: Karsan

«Cerca de 90% das exportações dos autocarros e minibuses elétricos da Turquia são da Karsan, o que significa que estamos de novo um passo à frente. Alcançámos um crescimento de 277% em 2022. A Karsan foi a marca que mais cresceu no mercado de autocarros elétricos com mais de 8 toneladas da Europa. Em 2022, a nossa quota do mercado de autocarros e minibuses elétricos alcançou os 6,5%».

A Karsan eletrificou por completo os seus veículos no transporte público e dispõe de autocarros elétricos em todos os tamanhos, variando dos 6 m aos 18 m.

A Europa foi o primeiro alvo da marca e só depois a América do Norte. Um dos objetivos determinados pela marca foi em duplicar as vendas dos seus veículos elétricos e aumentar a sua quota no mercado europeu. Há dois anos e meio começaram a operar em Portugal, Luxemburgo, Roménia e França, onde desenvolveram e cresceram. No Luxemburgo, tornaram-se líderes, em Portugal e Roménia têm os maiores parques de autocarros elétricos e a França é um dos seus maiores mercados da europa.

Okan Baş (CEO da Karsan) — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) — Source: Karsan

O foco para 2023 é Itália, Espanha e Bulgária, mercados mais recentes.

O grande objetivo da Karsan é tornar-se uma marca reconhecida a nível global. Okan Baş concluiu: «O nosso objetivo para 2023 é duplicar as vendas dos nossos veículos elétricos. A viagem que começámos no Canadá, o mercado da América do Norte vai continuar para os Estados Unidos e este ano pretendemos aumentar a nossa eficiência na América do Norte.

«A Karsan está também a começar a entrar no mercado japonês com o e-JEST, o que nos deixa bastantes entusiasmados. Sendo um sucesso no mercado de condução do lado direito japonês, é algo de grande valor. Isto acaba por ser outra grande oportunidade para a Karsan entrar no mercado da condução do lado direito.

«Nós queremos tornar a marca Karsan global no transporte público e estamos a caminhar nessa direção. Consideramos este ano importante para podermos continuar a expandir pelo mundo inteiro».