O KARSAN E-JEST É LÍDER EUROPEU PELO 3º ANO CONSECUTIVO

O KARSAN E-JEST É LÍDER EUROPEU PELO 3º ANO CONSECUTIVO

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

Pioneiros na eletrificação de transportes públicos e com a visão de estarem “Um Passo à Frente no Futuro da Mobilidade”, a Karsan está a causar impacto na Europa e Turquia com os seus autocarros elétricos.

A Karsan marca a diferença com os seus produtos diferenciadores, como o e-JEST, que foi lançado em 2019, tornando-se o minibus elétrico bestseller da Europa em 2022.

Okan Baş CEO da Karsan afirma que «o valor do mercado duplicou num ano e que mantém a liderança num mercado crescente que tem vindo a ganhar fortes competidores. O e-JEST tornou-se o líder europeu pelo 3º ano consecutivo, o que representa um grande sucesso não só para a Karsan como para a indústria de automóveis turca».

Karsan e-ATAK — Source: Karsan
Karsan e-ATAK — Source: Karsan

Okan Baş refere ainda que o mercado de minibus elétrico cresceu 84% em 2022 na Europa, em comparação com o ano anterior. «O volume do mercado quase duplicou em apenas um ano. O Karsan e-JEST chama a atenção com forte implantação nos mercados como França, Roménia, Portugal, Bulgária e Espanha».

Segundo Okan Bas, de 4 minibuses elétricos vendidos no mercado europeu um é o Karsan e-JEST «lançado no final do ano de 2018 e colocado ao serviço em 2019, o seu sucesso continua a crescer. Em muitos países europeus, as pessoas viajam em segurança nos autocarros e-JEST. Isto também é um ótimo indicador da experiência da Karsan, do seu departamento de I&D e do seu pessoal qualificado. Em adição ao e-JEST, o modelo e-ATAK de 8 m também é líder no segmento midibus elétrico na Europa, pela 2ª vez em 2022. Acredito que todos os modelos Karsan vão manter a taxa de sucesso em 2023».

Okan Baş (Karsan CEO) — Source: Karsan
Okan Baş (Karsan CEO) — Source: Karsan

Comprovando a sua elevada manobrabilidade e conforto sem precedentes para os passageiros, o e-JEST tem um motor elétrico BMW com 170 cv de potência e 290Nm. As suas baterias oferecem um alcance de 210 km e tem o melhor desempenho da classe de minibus de 6 m.

O sistema de travagem regenerativo do e-JEST oferece uma recuperação de energia que pode carregar 25% das suas baterias. Equipado com um painel de visualização completamente digital, arranque sem chave, entradas USB e Wi-Fi, o e-JEST oferece todo o conforto de um automóvel de passageiros com o seu sistema de suspensão independente de 4 rodas.