O SCANIA SMART DASH CORRESPONDE A SEGURANÇA

O SCANIA SMART DASH CORRESPONDE A SEGURANÇA

Este artigo está também disponível em: fr es en de

Nuno NUNO

O SCANIA SMART DASH ABRE UMA NOVA PERSPETIVA PARA OS  CAMIONISTAS DE UMA FORMA INTELIGENTE E SEGURA

O novo painel de instrumentos digital da Scania (Smart Dash), está a abrir caminho para uma experiência de condução mais inteligente e segura para todos os camionistas. A sua estrutura modular e as mais recentes soluções digitais garantem que os camiões Scania proporcionem um ambiente seguro, li­gado e confortável ao volante.

Os condutores da Scania terão um excelente controlo sobre o seu camião e o ambiente circundante, pois receberão alertas inteligentes sempre que houver alguma uma previsão de perigo ou que for solicitada uma ação. 

Scania Smart Dash — Source: Scania
Scania Smart Dash — Source: Scania

«Para além da excelente visão geral e das inúmeras possibilidades de individualizar o posto de condução, o nosso Scania Smart Dash constitui igualmente a alavanca para uma maior comunicação e digitali­zação dentro e fora do camião», referiu Stefan Dorski, Vice-Presidente Sénior e Responsável da Scania Trucks.

«Os camiões Scania podem agora ser estreitamente integrados com tu­do, desde o sistema de gestão de frotas até ao ambiente de condução real e diversos serviços baseados na cloud para melhorar a segurança, o tempo de atividade e a produtividade».

O posto de condução Scania Smart Dash inclui sempre dois ecrãs: o ecrã do condutor, na frente do condutor, e o ecrã central de informações (um ecrã tátil disponível em 2 tamanhos — 25,65 cm ou 32,76 cm (10’1 ou 12’9 polegadas).

O condutor pode transmitir informações através do ecrã tátil, premindo botões ou por comandos de  voz. A Scania optou por uma associação equilibrada en­tre controlos físicos e digitais, evitando o erro comum de ocultar funções vitais um ou dois níveis mais baixos do menu.

Scania Smart Dash — Source: Scania
Scania Smart Dash — Source: Scania

«As funções mais utilizadas devem, naturalmente, estar prontamente disponíveis», referiu Eduardo Landeo, Gestor de Produtos, Scania Trucks. «Trata-se de proporcionar aos condutores a melhor experiência possível e de garantir que as novas tecnologias apoiem sempre os condutores, em vez de os aborrecerem ou causarem uma sobrecarga cognitiva.

«Ou mesmo, na pior das hipóteses, criar situações em que a atenção do condutor se desvie da estrada e que a visão direta ajuste coisas básicas, como a temperatura interior».

A última geração de camiões Scania com Smart Dash oferece muitas funções de segurança de série. Outras funções são opcionais e ultrapassam efetivamente as normas mínimas legais. Um exemplo é a nossa Travagem de Emergência Avançada para Utilizadores Vulne­ráveis da Estrada (AEB VRU): em vez de apenas se limitar a alertar que há um peão à frente do camião, o veículo também trava quando necessário.

«Com esta introdução, abrimos um espetro digital e ligado que beneficiará tanto os condutores como os proprietários e gestores de frotas», referiu Landeo. «Camiões inteligentes e seguros proporcionarão maior produtividade, menos acidentes e condutores mais seguros. O condutor vai sentir que a sua ferramenta de trabalho o apoia verdadeiramente, fornecendo tudo, desde informações sobre o próprio camião e possíveis perigos até orientações gerais e as suas músicas favoritas com som cristalino».

As expetativas dos clientes em relação aos veículos ligados e aos dispositivos de segurança ativa estão cons­tantemente a aumentar. O Scania Smart Dash vai ao encontro destas tendências com a sua interface digital modular e de fácil utilização, que inclui atualizações remotas e potencial 5G. O apoio permanente fornecido pelos sistemas de segurança constitui a melhor ferramenta do condutor para evitar acidentes graves.

«Por mais experiente e cuidadoso que um condutor seja, com todo o tempo que passa na estrada, haverá sempre um dia em que ficará eternamente grato pelo alerta de um dos sistemas de aviso», referiu Landeo.