SMART DASH

SMART DASH

Nuno NUNO

Source: Scania

A SCANIA INTRODUZ NOVO PAINEL DE INSTRUMENTOS DIGITAL

A Scania volta a revolucionar o mercado ao introduzir camiões com painéis de instrumentos digitais, baseados numa arquitetura eletrónica modular e acompanhados por uma gama de novas características de segurança. Smart Dash, o painel de instrumentos digital, constitui a pedra basilar para aumentar a segurança e melhorar a experiência do utilizador, tanto para  clientes, como para motoristas Scania.

«Esta introdução representa uma mudança radical na oferta da Scania no seio do ecossistema dos transportes», referiu Stefan Dorski, Vice-Presidente Sénior, Responsável da Scania Trucks. «O que os nossos clientes vão experimentar nos camiões equipados com Smart Dash é a parte palpável da oferta de nível superior da Scania e da sua ambição no sentido da digitalização, conectividade e segurança. Tudo se resume a propiciar experiências de utilização excecionais ao associar os camiões Scania aos nossos serviços e soluções digitais».

Digital dashboard — Scania
Digital dashboard — Scania

O Smart Dash foi desenvolvido de acordo com o sistema modular da Scania para soluções digitais personalizadas. Apresenta-se em diferentes etapas de desempenho, mas todas têm em comum a estrutura modular, proporcionando deste modo uma coexistência perfeita com outras soluções digitais da Scania, como o My Scania ou a aplicação Scania Driver.

«Consideramos o Smart Dash uma parte essencial do nosso ecossistema digital e um grande meio para capacitar os condutores», afirmou Dorski.

«Dar-lhes-á acesso superior a todo o tipo de informação relevante durante a condução e apoiá-los-á na execução de outros tipos de tarefas quando estacionados, através, por exemplo, da aplicação Scania Driver e do My Scania. Estas soluções estão todas associadas entre si e proporcionam uma experiência de utilizador verdadeiramente produtiva».

O novo Regulamento Geral de Segurança da UE tornará obrigatórias diversas características de segurança para os veículos comerciais pesados a partir de julho de 2024. Os novos regulamentos, UNECE R155 e R156 aplicar-se-ão igualmente às tecnologias de cibersegurança, com o objetivo de prevenir e mitigar a adulteração de veículos.

Digital dashboard — Scania
Digital dashboard — Scania

A Scania desenvolveu uma nova arquitetura do sistema elétrico, comum tanto para camiões como para autocarros. Esta nova arquitetura permite uma comunicação mais inteligente e rápida, cibersegurança a um nível ainda mais elevado e cumpre as novas exigências.

«Para a Scania, estas novas exigências coincidem com a nossa ambição de criar uma arquitetura orientada para as soluções, apoiando os nossos clientes na sua jornada de digitalização», declarou Dorski.

«O próximo nível de experiências superiores na indústria dos camiões vai concentrar-se enormemente nos tipos de funcionalidades associadas dentro e em redor do camião que fornecemos. As atualizações e serviços “Over-The-Air” (OTA) a pedido criarão novas oportunidades para os clientes Scania e tornarão as suas operações mais seguras e mais rentáveis, com maior tempo produtivo e eficiência».