SCANIA APRESENTA SOLUÇÕES BIOGÁS NA IAA

SCANIA APRESENTA SOLUÇÕES BIOGÁS NA IAA

Este artigo está também disponível em: en it de fr es

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A Scania continua a expandir e a melhorar sua oferta de biogás para camiões com a apresentação na IAA de dois novos motores a gás de 13 litros de 420 e 460 cv.

O interesse pelo biometano produzido localmente para camiões está a aumentar rapidamente, estimulado pela ambição de descarbonizar o transporte rodoviário e de abandonar o gás fóssil. O biometano tem a capacidade de reduzir o CO2 em até 90% do ponto de vista de todo o ciclo de produção e utilização («well-to-wheel»).

Scania na IAA — Source: Scania

«As combinações de trator e reboque para aplicações de longo curso podem prever autonomias de até 1.400 km com biometano liquefeito nos seus depósitos», diz Stefan Dorski, Vice-Presidente Sénior e Diretor da Scania Trucks. «Como as redes de postos de abastecimento disponíveis também estão a expandir-se rapidamente, os camiões com motores a gás tornaram-se numa alternativa muito forte para os clientes que desejam eliminar gradualmente o uso de combustíveis fósseis e reduzir a pegada de CO2».

A Scania tem como compromisso reduzir as emissões de CO2 dos seus veículos em 20% até 2025, tendo 2015 como referência. Segundo a marca, a eletrificação e a redução do consumo dos motores a combustão não serão suficientes para atingir os próprios objetivos da empresa e as metas estipuladas pelo Acordo de Paris; devem ser usados todos os meios disponíveis. 

Scania R 410 CNG na IAA — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Os novos motores a gás de 13 litros são combinados com as mais recentes caixas de velocidades Opticruise da Scania (G25), o sistema automatizado de mudança de velocidades da Scania. Tal significa que o motorista consegue uma mudança de velocidade suave e de primeira classe e conforto de condução, com seleções de marcha rápidas e ininterruptas. As encomendas dos novos motores a gás podem ser efetuadas a partir do terceiro trimestre de 2023.

Comentários