MAN SIMPLEPAY: QUANDO É O CAMIÃO QUE PAGA

MAN SIMPLEPAY: QUANDO É O CAMIÃO QUE PAGA

Este artigo está também disponível em: de en it fr es

Nuno NUNO

Source: MAN Truck & Bus

A MAN Truck & Bus é “inovadora” e é a primeira OEM a desenvolver uma plataforma digital para todos os processos de pagamento relacionados com veículos comerciais: o MAN SimplePay. O camião torna-se assim uma carteira digital — para todas as transacções que ocorrem no dia-a-dia dos camiões. Os benefícios: total transparência e simplificação de todas as transacções de pagamento. Fiel ao princípio de orientação estratégica de “Simplificar o negócio do cliente”, a MAN Truck & Bus está assim a facilitar ainda mais aos seus clientes a realização de negócios.

Apresentação do SimplePay na IAA 2022 — Source: MAN Truck & Bus

O MAN SimplePay é o primeiro passo para um ecossistema completo de pagamentos para diferentes serviços. Juntamente com o parceiro BP, a MAN está inicialmente a lançar uma solução para processos de pagamento automatizados sem contacto e seguros aquando o reabastecimento — sem dinheiro ou cartões físicos (de crédito). O motorista fica com o camião, eliminando assim visitas à loja da estação de serviço e poupando tempo. Isto também reduz o possível contacto com outras pessoas em tempos de pandemia de coronavírus.

Pagando o combustível com o camião — Source: MAN Truck & Bus

Os gestores de frotas também beneficiam porque têm uma visão geral em tempo real num painel de instrumentos e podem controlar todos os custos e processos para cada veículo individual num único sistema. Outro efeito positivo: a sua carga de trabalho administrativo é reduzida. A MAN está, portanto, a solucionar um problema grave que muitas vezes leva muitas horas aos gestores de frotas e os impede de desempenhar a sua verdadeira tarefa, nomeadamente assegurar uma utilização eficaz dos seus camiões.

SimplePay via RIO Box — Source: MAN Truck & Bus

Do ponto de vista técnico, o processo de pagamento realiza-se directamente do camião através da caixa RIO no veículo. O processamento digital do processo de pagamento é efectuado por outro parceiro, o processador de pagamento Stripe. A infra-estrutura da nuvem é fornecida pela Amazon Web Services (AWS). Será possível reservar o MAN SimplePay através do MAN Marketplace, e o serviço será então instalado remotamente nos camiões seleccionados.

Conferência de imprensa da MAN na IAA — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Está previsto que o lançamento, no mercado, do MAN SimplePay em conjunto com a BP será o mais rapidamente possível. E não é tudo: nos próximos passos, a rede de parceiros e serviços para pagamento simples e seguro será expandida ainda mais. Por exemplo, para serviços na estrada — tais como uma garantia de pagamento à oficina via RIO Box no caso de uma avaria.

Stand da MAN na IAA — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Após a IAA Transportation 2022, o MAN SimplePay estará disponível para clientes piloto no mercado inglês. A isto seguir-se-á a sua introdução no mercado alemão. A MAN SimplePay será posteriormente implementada internacionalmente para além das fronteiras nacionais alemãs. Está também prevista a integração de frotas mistas através do TRATON Group e a expansão da solução para autocarros e carrinhas MAN.

Comentários