CITROËN AMI: UM SUCESSO SEM FRONTEIRAS

CITROËN AMI: UM SUCESSO SEM FRONTEIRAS

Este artigo está também disponível em: en es fr it

Nuno NUNO

Source: Citroën

Desde o seu lançamento internacional em abril de 2020, o Citroën Ami tem sido uma surpresa no mercado da micro mobilidade graças à sua conceção como objeto acessível, ao seu percurso de compra online, tal como a de qualquer outro bem de consumo atual, e à sua distribuição alargada através das redes Fnac.

Adotado por particulares, profissionais liberais, grandes grupos industriais e de serviços, e com mais de 23.000 encomendas, incluindo o muito exclusivo “My Ami Buggy“, este sucesso da Citroën não conhece fronteiras verdadeiramente. Popular e comunitário, está no centro de muitos eventos como o Milan Design Week e o International Youth Games, este último, realizado este ano em Bruxelas. Já comercializado em nove países da Europa, o Citroën Ami está agora disponível no Reino Unido e na Turquia desde junho.

Citroën Ami para a polícia italiana — Source: Citroën

«O Ami é a verdadeira encarnação do espírito Citroën intimamente ligado à vida quotidiana e à mobilidade dos seus clientes. Estamos empenhados em levar a condução elétrica a todos e estamos extremamente orgulhosos de que o Ami tenha sido um tremendo sucesso tanto na Europa como fora dela», diz Vincent Cobée, CEO da Citroën.

Ami, um sucesso que está a ganhar terreno

Desde o seu lançamento em abril de 2020 foram feitas mais de 22.400 encomendas na Europa, com outras adicionais de Marrocos e da Turquia, perfazendo um total de mais de 23.000 unidades.

França é o maior mercado com mais de 13.300 encomendas, das quais 83% são de clientes particulares e 17% de clientes empresariais. O Ami é o número um no mercado dos quadriciclos elétricos e o número dois no mercado de todas as energias combinadas, com uma quota de mercado de 26% no final de maio. Entre maio de 2021 e maio de 2022, o mercado dos quadriciclos cresceu 9,7%, impulsionado pela chegada do Ami. As matrículas aumentaram 47% em apenas um ano.

Citroën Ami para a polícia grega — Source: Citroën

Em Itália, o Ami é um verdadeiro sucesso. O segundo país onde foi lançado é também o segundo maior mercado depois de França, com mais de 6.700 encomendas. No primeiro trimestre de 2022, o Ami foi o líder do mercado de quadriciclos com 31% das matrículas e uma quota de mercado que sobe para 65% quando considerados apenas os quadriciclos elétricos. O Ami conquistou muitos clientes particulares, que representam 94% dos compradores.

Espanha e Bélgica contam com 780 e 724 encomendas, respetivamente. O mercado espanhol é impulsionado por 75% de clientes particulares, enquanto o mercado belga tem 42% de clientes empresariais, sendo que o Ami já é líder no segmento dos quadriciclos no final do mês de maio de 2022.

No mercado português, o Ami vende tanto a clientes particulares como a empresas, com 476 encomendas até à data. É o número um entre os quadriciclos com uma quota de mercado de 37% no final de junho. Entre junho de 2021 e junho de 2022, o mercado português dos quadriciclos cresceu 56%, impulsionado pela chegada do Ami.

Citroën Ami — Source: Citroën

O Ami está a preparar-se para atravessar o Canal da Mancha. O lançamento no Reino Unido tem uma história única para contar. Apesar de o volante estar montado à esquerda, o interesse do público foi tão forte que tudo foi posto em prática para propor o Ami aos clientes britânicos. Desde que os preços foram anunciados, no passado dia 24 de maio, já foram recebidas 2.000 pré-encomendas, o que é um bom presságio para um início muito promissor no mercado. As versões britânicas do Ami ainda são de condução à esquerda. Existem várias vantagens: não há, assim, aumento do custo do Ami, algo que teria sido inevitável em caso de conversão industrial para a condução à direita, e o condutor é igualmente capaz de sair do veículo em segurança, no lado do passeio, quando estacionado.

Citroën Ami — Source: Citroën

Na Turquia, as encomendas foram abertas a clientes empresariais a partir de setembro de 2021. Cerca de 400 encomendas foram registadas no site de vendas dedicado. No mercado turco, o Ami é a oferta mais acessível e é particularmente apreciado pela proteção que proporciona em comparação com outros veículos de duas rodas nas estradas. A 20 de junho, os clientes particulares puderam aceder à venda online de 50 Ami e, para nossa grande surpresa, esgotaram em apenas 25 minutos, demonstrando o forte interesse no pequeno quadriciclo, cuja presença na Turquia deverá aumentar nos próximos meses. Estes primeiros compradores receberão o seu Ami em agosto.

As 641 encomendas em Marrocos e na Turquia vieram quase exclusivamente de clientes empresariais, uma vez que o Ami foi comercializado principalmente junto de empresários que veem este objeto de mobilidade como um meio económico, ágil e seguro de executar os seus serviços.

Citroën Ami na Milan Design Week — Source: Citroën

Uma solução inteligente que atrai os profissionais

Para as empresas, o Ami complementa a sua frota, ajudando a reduzir a pegada de carbono e oferecendo a vantagem de um custo de propriedade muito baixo. É particularmente adequado para empresas cujas atividades as obrigam a fazer viagens diárias curtas e frequentes pela cidade, empresas que são, como os indivíduos, afetadas pelo tráfego urbano.

Comerciantes, profissionais, artesãos, autoridades locais, empresas de serviços e instalações industriais que necessitam de fazer entregas ou prestar serviços encontrarão no Ami ou no Ami Cargo o parceiro ideal para conduzir e desenvolver os seus negócios devido à sua praticidade e agilidade.

Citroën Ami Cargo — Source: Citroën

Algumas empresas vêem o lado pragmático, decorando os seus Ami com as cores da empresa ou da marca e utilizando-os como um meio de comunicação. Este é o caso particular, em França, do Ami Cargo da Darty Royan, que, graças à sua área de carga de mais de 400 litros no lugar do banco do passageiro, pode ser utilizado para entregar pequenos aparelhos elétricos aos seus clientes, enquanto faz publicidade ao circular pela cidade e nos seus subúrbios. Utilizando o sistema “Custom My Ami” desenvolvido pela Citroën com a sua parceira Faab Fabricauto, pode ser concebida uma decoração personalizada, a partir de uma imagem ou logotipo.

O Ami é também um sucesso em Espanha. Depois de entregar uma unidade ao Parc Warner, a Citroën acaba de entregar nove unidades a uma fábrica da Arcelor-Mittal em Sagunto. Empenhado no desenvolvimento sustentável, o grupo siderúrgico escolheu o Ami, modelo que tem zero emissões de CO2, para operar as rotas entre os vários armazéns da sua fábrica.

Citroën Ami Buggy — Source: Citroën

Em Portugal, 160 My Ami Cargo juntaram-se à frota de distribuição postal dos CTT. «O My AMI Cargo tem um espaço de carga que se adequa às nossas atividades e às pequenas viagens que precisamos de fazer. Tem autonomia mais do que adequada e a sua velocidade é perfeita para se deslocar nos centros urbanos. As suas dimensões ultracompactas facilitam a circulação nas ruas particularmente estreitas de muitas cidades portuguesas, permitindo aos utilizadores manobrar e estacionar facilmente», diz João Bento, CEO dos CTT.

Na Bélgica, quinze Ami com a marca Ekoservices fizeram-se à estrada em fevereiro passado. Esta empresa, o principal operador de serviços locais na Valónia e em Bruxelas, está empenhada em prestar um apoio constante aos seus trabalhadores. Isto é demonstrado pelo seu investimento no desenvolvimento de casas-modelo dedicadas à formação para a profissão de apoio domiciliário. Foi, portanto, natural que o grupo respondesse a outra necessidade, as questões de mobilidade encontradas pelos seus trabalhadores. Os quinze Ami foram colocados à sua disposição para as várias deslocações pendulares.

A 13 de abril, 50 unidades do Ami foram entregues à ADS Carsoft, um especialista em diagnósticos de automóveis. Esta escolha foi orientada pelos benefícios práticos, económicos e ecológicos do quadriciclo, que será utilizado pelos funcionários em formato de partilha nos estabelecimentos do Grupo e nas cidades em que operam.

O Citroën Ami em exposição no stand do Concessionário Citroën de Aveiro da Feira de Março — Source: Giancarlo Terrassan (JStrada)

Uma ideia muito original conduziu à formação de uma parceria com a Habitat Invest com vista a uma potencial encomenda de mais de 400 Ami como parte da promoção do projeto imobiliário Aurya, em Loures, que inclui um apartamento e um Ami em cada contrato de compra e venda. «Desde o início, o nosso objetivo era posicionar a oferta do empreendiment Aurya, de uma forma diferenciadora, incorporando o aspeto ambiental e sustentável e, ao mesmo tempo, fornecendo um serviço útil para os nossos clientes. O Ami enquadra-se perfeitamente na nossa visão inicial, pois representa uma solução de mobilidade urbana que permitirá aos nossos futuros residentes dispor de um veículo limpo para as suas curtas viagens diárias», diz Luis Corrêa de Barros, Fundador e CEO da Habitat Invest.

A Portway, empresa de ground handling que opera em infraestruturas aeroportuárias portuguesas, comprou onze My Ami Cargo e dois Ami. Estes quadriciclos estão equipados com um painel solar para alimentação de uma tomada de energia a bordo, de um PDA, uma impressora e uma luz sinalizadora. Esta frota de Ami está atualmente a trabalhar no aeroporto de Lisboa e em breve chegará aos aeroportos do Porto, Faro e Funchal. Segundo Helena França, CEO da Portway, «o Ami está perfeitamente adaptado às operações da Portway, especialmente para circular nos pequenos trajetos dentro do perímetro dos aeroportos, um local onde a velocidade de circulação é, também ela, controlada. O seu tamanho compacto torna-o muito ágil nas pistas, o que é essencial para as nossas atividades».

Citroën Ami para o serviço postal de Marrocos — Source: Citroën

Em Marrocos, na sequência de um acordo assinado em 2020, com o apoio do Ministério da Indústria e Comércio, entre o Barid Al Maghrib — serviço postal de Marrocos — e a Stellantis, foi especialmente desenvolvida uma versão do Ami para modernizar e expandir a sua rede de entrega de correio e de encomendas. Desde 14 de junho, 225 carteiros marroquinos puderam trocar os seus motociclos de duas rodas por uma maior segurança e são agora vistos ao volante dos seus Ami em 42 cidades. Os correios marroquinos possuem agora a maior frota elétrica do Reino e também a maior frota Ami do mundo. Através desta iniciativa, está a posicionar-se como pioneiro na eco mobilidade.

Na Grécia, o Ami percorre as ruas de Halki, uma ilha grega que está a liderar a transição energética, tendo optado por se equipar com veículos sem emissões. A Citroën forneceu às autoridades públicas uma frota de seis veículos elétricos com dois Ami que são utilizados, respetivamente, pela polícia e pela guarda costeira, para vigilância e prevenção. Os habitantes da ilha terão também a oportunidade de adquirir veículos elétricos a preços acessíveis.

Muito versátivel em off-road — Source: Citroën

Agindo com base no mesmo princípio, a Citroën entregou recentemente nove veículos eletrificados, incluindo sete Ami, às autoridades da ilha de La Maddalena para promover a mobilidade sustentável. Foram também fornecidas duas WallBox para carregar estes veículos e são oferecidos benefícios aos residentes que desejem adquirir um veículo elétrico da marca.

Incubador de ideias inovadoras

O sucesso do Ami também tem sido alimentado por encontros recompensadores com outros mundos, em torno de valores comuns, que têm proporcionado parcerias, eventos e prémios.

Foram criados fóruns em redes sociais onde as pessoas partilham ideias de personalização, fotografias ou aventuras com os seus Ami. O melhor exemplo é a comunidade “My Ami Superfan”, com 112 clientes embaixadores que asseguram a promoção, dão conselhos ou propõem test drives às pessoas interessadas.

Citroën AMI - Photo: Citroën
Fácil de recarregar a bateria — Source: Citroën

O Ami embarcou, igualmente, em colaborações únicas. A parceria estabelecida com as redes Fnac e Darty permitiu à Citroën diversificar a sua distribuição e chegar a futuros clientes que visitam regularmente este tipo de loja, particularmente os jovens, os menores de 18 anos que representam 42% dos utilizadores de Ami.

Na abertura oficial da “La Maison Citroën” em Milão, a 19 de maio, uma estreia em Itália, o Ami foi a peça central do evento como objeto de mobilidade inovador em todos os aspetos, desde a sua descoberta e aquisição inteiramente online e o seu design adaptado às necessidades de micro mobilidade de hoje e do futuro. Um paraíso do relaxamento e capaz de oferecer uma série de experiências, este espaço está localizado dentro da Coin Shop, o templo de compras da cidade, num dos Lifestyle Hubs criado pela marca para oferecer aos seus clientes uma nova forma de compras, baseada em experimentar produtos ou serviços ligados a novos padrões de consumo. Os clientes estão imersos no mundo da Citroën e podem, com a ajuda de um consultor, explorar a marca ou um modelo à sua escolha, configurá-lo e selecionar a oferta mais indicada antes de fazer a compra online.

Espaçoso para transportar pequenos objectos — Source: Citroën

Um encontro com o Ami foi o suficiente para inspirar o designer milanês Massimo Alba a criar uma versão do Ami fiel à sua marca de roupa intemporal, subtil e de luxo. Pela primeira vez concordou em emprestar o seu estilo ao mundo da mobilidade, reinterpretando o vestuário do Ami como um monolito escultural em preto mate para realçar os seus volumes geométricos e dar-lhe um estilo urbano. Outro projeto criativo nasceu do encontro entre o Citroën Ami e o mundo do design, encarnado pela famosa proprietária da galeria de design Rossana Orlandi.

Para a abertura da Milan Design Week, cinco artistas da agência Orlandi transformaram cinco unidades do Ami em verdadeiras obras de arte que foram expostas no distrito de RO. A originalidade do quadriciclo elétrico e o seu design compacto, simétrico e inteligente, que sugerem imediatamente facilidade de utilização e praticidade, convenceram Rossana Orlandi a tornar-se sua embaixadora. Ela chama afetuosamente o seu de “mon Ami” (o meu amigo). Os cinco “RO Ami” usam uma criação que reflete o estilo e a filosofia de cada designer. Por exemplo, o Ami concebido pela japonesa Yukiko Nagai apresenta uma elegante decoração floral na carroçaria com um efeito de mosaico, característica da sua abordagem artística e refletindo as credenciais ambientais do veículo elétrico.

Simples em decorar com o logotipo do negócio — Source: Citroën

Recentemente, o Citroën Ami foi igualmente visto em Bruxelas nos International Youth Games, que tiveram lugar de 30 de maio a 4 de junho. O Ami tomou o seu legítimo lugar ao lado dos 400 participantes, com 16 e 17 anos, oriundos de 33 países, que todos os anos celebram os valores que a Citroën partilha com eles através do Ami: excelência, respeito, amizade, solidariedade e tolerância. Damien Martin-Cocher, Brand Director da Citroën na Bélgica e no Luxemburgo explica: «Com o Ami, a Citroën oferece uma resposta aos desafios da mobilidade urbana, desafios que estão mais do que nunca no centro das preocupações e expectativas dos habitantes das cidades. O Ami é uma solução de mobilidade individual que lhes permite deslocar-se num objeto seguro, elétrico e fechado que pode ser conduzido a partir dos 16 anos de idade na Bélgica. É particularmente popular entre a geração TikTok, que fez do Ami um fenómeno de “cultura pop”».

Para o interior de grandes indústrias — Source: Citroën

A relevância de uma solução aclamada pelos críticos

Desde o seu lançamento, o Ami recebeu múltiplos prémios pela sua ousadia e pelos valores que assume. A 18 de maio, o CEO da Citroën em Itália, Antonio Antonini, recebeu o prémio “CEOforLIFE” pela iniciativa “Gëneration Ami — Escola para a mobilidade elétrica”, uma campanha educacional sobre mobilidade e sustentabilidade ambiental destinada às escolas secundárias. Este projeto foi patrocinado pelo Ministério da Transição Ecológica e pelo Ministério das Infraestruturas e Mobilidade Sustentável e está de acordo com os objetivos da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Em Portugal, o Ami foi eleito “Produto do Ano” na categoria de veículos elétricos por 6.600 consumidores nos prémios anuais organizados pela ConsumerChoice e Netsonda. E foi também eleito o “Produto do Ano” na categoria de “Mobilidade Inteligente”, pela Exame Informática, o mais conceituado título nacional na área da Inovação, Ciência e Tecnologia.

Citroën AMI - Photo: Citroën
Muito confortável para duas pessoas — Source: Citroën

No Reino Unido, algumas semanas antes da data do seu pré-lançamento, o Ami recebeu um novo prémio, o “Innovation of the Year”, no evento inaugural Move Electric Award, que celebra as máquinas, empresas e indivíduos que estão a ajudar a moldar a mobilidade elétrica no Reino Unido. Segundo James Attwood, editor da Move Electric, «O Citroën Ami é um verdadeiro sucesso junto do público, com o seu ‘design’ extremamente apelativo, mas é também uma máquina incrivelmente inteligente e transformadora. Embora já tenham existido quadriciclos, a Citroën aperfeiçoou o “design” para criar um produto que realmente apela às pessoas e empresas que procuram transportes acessíveis para áreas urbanas e não só. A inovação estende-se aos elementos de “design” incrivelmente inteligentes do Ami, que ajudam a tornar mais sustentável a produção e mais rentável o seu funcionamento».

O Citroën Ami está prestes a tornar-se um fenómeno em todos os locais onde é comercializado. Atualmente, está disponível em onze países na Europa, África e Médio Oriente, e não vai, certamente, ficar por aí, bem como vai continuar a surpreender-nos.

Comentários