MISSÃO CUMPRIDA

MISSÃO CUMPRIDA

Este artigo está também disponível em: de en

Nuno NUNO

A MAN DEMONSTRA A VIABILIDADE DOS AUTOCARROS ELÉCTRICOS NO PERCURSO EUROPEU DE 2.500 KM

Dez dias eletrizantes depois. O MAN Lion’s City E 12 — pioneiro da estratégia de emissões zero da MAN — completou de forma fiável uma viagem de cerca de 2.500 km através de 8 países europeus. O seu destino foi a “ilha verde” da Irlanda. Aí, o autocarro urbano totalmente eléctrico vai participar no “International Bus Euro Test 2022” em Limerick.

Sem emissões e bem sucedido: o MAN Lion’s City 12 E demonstrou o desempenho de autocarros urbanos totalmente eléctricos com uma impressionante viagem através da Europa até Limerick, na Irlanda. Após o seu início na sede da MAN, o autocarro eléctrico, desenvolvido em Munique e fabricado em Starachowice, Polónia, chegou à Ilha Esmeralda da Irlanda a 8 de Maio.

O MAN Lion’s City E a passar por Innsbruck — Source: MAN Truck & Bus

Durante a “Electrifying Europe Tour”, o autocarro urbano de doze metros atravessou 8 países em 10 dias. Percorreu uma distância total de 2.448,8 km e consumiu um total de 1.763,7 kWh de energia — ou cerca de 0,72 kWh/km. Estes valores de pico foram alcançados graças à tecnologia eficiente do Lion’s City E e a uma notável taxa de recuperação de 20,8%. A energia para a exigente viagem foi fornecida por seis baterias de iões de lítio (capacidade 480 kWh) no tejadilho do eBus. A recarga foi efectuada após cada etapa diária; não foi necessária nenhuma carga intermédia.

Com elementos de design azul e amarelo baseados nas cores da bandeira da Ucrânia, o Lion’s City E também foi um símbolo para uma Europa pacífica durante a viagem e na sua chegada a Limerick, Irlanda — convenientemente no 77º aniversário do fim da segunda guerra mundial, a 8 de Maio.

O MAN Lion’s City E a passar pelo parque solar Rosiéres — Source: MAN Truck & Bus

Tecnologia de confiança, necessidade de recuperar o atraso em matéria de infra-estruturas de carregamento

«Com o passeio, o nosso autocarro eléctrico demonstra de forma impressionante que já é possível viajar por toda a Europa sem emissões, de forma fiável e adequada ao uso quotidiano. Para este fim, a nossa equipa visitou metrópoles urbanas, realizou muitas viagens terrestres com uma grande variedade de condições topográficas, e até atravessou uma passagem alpina», diz Rudi Kuchta, Chefe da Unidade de Negócios Autocarros da MAN Truck & Bus, acrescentando: «O nosso Lion’s City E foi sempre fiável e eficiente na estrada ao longo dos cerca de 2.500 km. Contudo, a viagem de longa distância, que é atípica para um autocarro urbano, também apresentou uma série de desafios, especialmente quando se tratou das infra-estruturas de carregamento».

O desenvolvimento de uma infra-estrutura de carregamento continua a ser um factor essencial para a transformação da indústria dos transportes. O apoio político é aqui essencial. O Grupo TRATON, a empresa-mãe da MAN Truck & Bus, também irá dar um contributo. A empresa de veículos comerciais internacionalmente activa quer ajudar a estabelecer uma rede de carregamento de alto desempenho na Europa como parte de uma empresa comum (Joint Venture Agreement High-Performance Charging Network | TRATON).

O MAN Lion’s City E a passar por St. Moritz — Source: MAN Truck & Bus

Diário de bordo: Novo território para um autocarro eléctrico

No silêncio através do sopé dos Alpes. Este foi o lema da primeira etapa a 28 de Abril, cobrindo 166 km desde Munique até Innsbruck. Uma rota que muitos entusiastas dos desportos de Inverno conhecem bem, mas que era um território completamente novo para um autocarro eléctrico. O trajecto levava o autocarro pelos lagos Kochelsee e Walchensee (800 m acima do nível do mar), passando por Mittenwald rodeado de picos de montanha, através do encantador Inn Valley e das pitorescas aldeias tirolesas até à metrópole dos desportos de Inverno com o famoso salto de esqui de Bergisel, tradicional paragem do Torneio Four Hills. Logo no primeiro dia, o MAN Lion’s City E 12 demonstrou repetidamente a sua extraordinária capacidade de recarregar a bateria através da recuperação da energia de travagem. A capacidade máxima de recuperação do autocarro é de cerca de 50%.

O segundo dia da excursão envolveu a escalada de 1.248 m de altitude. O destino da etapa de 208 km foi o nobre resort desportivo suíço de inverno de St. Moritz, que acolheu os Jogos Olímpicos de Inverno em 1928 e 1948 e atrai um quarto de milhão de veraneantes todos os anos. Grande parte do percurso percorreu o poderoso rio Inn, com 517 km de comprimento, cujas centrais hidroeléctricas geram vários milhares de milhões de kilowatts/hora de energia todos os anos.

O MAN Lion’s City E a passar por Julier Pass — Source: MAN Truck & Bus

Na passagem sobre os Alpes

O ponto alto da 3ª etapa de St. Moritz a Zurique foi a Passagem de Julier com a sua crista a 2.284 m acima do nível do mar. O MAN Lion’s City E também dominou a exigente estrada com uma diferença de altitude de 1.433 m, serpentinas, curvas de acentuadas e subidas rápidas com facilidade a menos 1 grau Celsius e ventos fortes. Não admira, uma vez que durante o seu desenvolvimento foi sujeita a vários testes de resistência a temperaturas extremas no Círculo Árctico e na Serra Nevada espanhola. No final da etapa, que também atravessou o Principado do Liechtenstein, que tem apenas 161 km2, ainda restavam 56,4% de capacidade da bateria após 274,6 km.

A programação do dia para a quarta etapa, de Zurique a Estrasburgo, através da pitoresca Alsácia, incluiu uma visita ao Parlamento Europeu. E por uma boa razão: É aqui que os objectivos climáticos na Europa são intensamente discutidos e decididos. A sustentabilidade é também um pilar importante da estratégia empresarial da MAN: até 2030, as emissões da frota de camiões, autocarros e carrinhas vendidas deverão ser reduzidas em 28%. Foi por isso que a MAN aderiu à iniciativa Science Based Targets em 2021, uma parceria entre o Carbon Disclosure Project, o United Nations Global Compact, o World Resources Institut e o World Wide Fund for Nature.

O MAN Lion’s City E a passar pela Alsácia — Source: MAN Truck & Bus

De Estrasburgo a Luxemburgo, foi no quinto dia. Atravessar as montanhas Vosges, um desvio cultural para a bela Metz e passando pelo gigantesco parque solar Rosières perto da cidade francesa de Rosières-en-Haye — estes foram os pontos altos durante a viagem do autocarro urbano inteiramente eléctrico. A central fotovoltaica de espaço aberto cobre 367 hectares e tem uma potência nominal de 115 megawatts. Anteriormente um aeródromo militar, o local abriga actualmente mais de 1,4 milhões de módulos solares. Nessa altura, o MAN Lion’s City 12 E já cobria 1.264,7 km e consumia exactamente 949,6 kw/h a uma velocidade média de 35,1 km/h.

Bruxelas: Uma antecipação do próximo “Busworld”

O sexto dia do “Electrifying Europe Tour” conduziu a Bruxelas e proporcionou um vislumbre do futuro. Após uma pausa de dois anos devido ao Corona Virus, a metrópole belga voltará a acolher a “Busworld”, a mais importante feira de autocarros do mundo, no Outono de 2023. Em 2019, o MAN Lion’s City E celebrou a sua estreia na feira comercial em Bruxelas. No próximo ano, a electromobilidade voltará a ser o centro das atenções. O percurso de 267,9 km até à capital belga passou pela impressionante barragem de Esch-sur-Sûre (Luxemburgo), um enorme parque eólico perto de Sainte-Ode (no lado belga no triângulo fronteiriço com o Luxemburgo e a França), e a cidade de Dinant na Bélgica com a sua imponente cidadela, entre outros locais. A cidade é o local de nascimento de Adolphe Sax, o inventor do saxofone.

O MAN Lion’s City E a passar por Bruxelas — Source: MAN Truck & Bus

Talvez o maior desafio os esperasse no sétimo dia da grande digressão europeia: mais de 400 km tiveram de ser percorridos no caminho de Bruxelas para Rouen em França, onde a lutadora pela liberdade Joana d’Arc foi queimada na fogueira em 1431. Uma característica bizarra: num ponto do Canal du Centre na Bélgica, com 20,9 km de extensão, a água corre sobre a estrada! A ponte do Sart Canal foi construída entre 1998 e 2002 com um custo de 248 milhões de euros, tem 498 metros de comprimento e pode transportar 80.000 toneladas de água. Também neste dia, o MAN Lion’s City E dominou todos os obstáculos: após 417,9 km, ainda restava 24% de capacidade da bateria.

É necessária uma equipa forte: Ferry em greve, infra-estruturas de carregamento ineficiente

Qualquer pessoa pode fazê-lo da maneira mais fácil, mas encontrar soluções espontaneamente não é para todos. Em vez de viajar num ferry-boat de carro, que foi cancelado a curto prazo, o autocarro eléctrico de dois eixos e 12 metros de comprimento da MAN partiu num ferry boat de carga de Cherbourg para Rosslare, na Irlanda, no oitavo dia. O resto da equipa fez um desvio de cerca de 500 km através da Bretanha e num ferry de substituição para Cork para apanhar novamente o eBus no dia seguinte. Mesmo as infra-estruturas de carregamento em Rouen não perturbaram a tripulação: houve um substituto numa estação pública de carregamento em frente a uma mercearia.

O MAN Lion’s City E a sair do ferry boat de carga em Rosslare — Source: MAN Truck & Bus

Conclusão após mais de 2.200 km: A tecnologia do veículo funciona de forma fiável, o autocarro continua a funcionar como um relógio. Apesar de muitos desafios topográficos, ou trechos mais longos de acelerador a 84 km/h na auto-estrada e de um alcance oficial declarado de 350 km, não foi necessário qualquer carregamento intermédio em qualquer viagem de um dia. As principais razões: a elevada capacidade da bateria no tejadilho do veículo, a tecnologia eficiente e os excelentes valores de recuperação da MAN Lion’s City E 12.

Em seguida, a Ilha Esmeralda foi alcançada. Após a grande reunião da equipa e do autocarro, incluindo o condutor no porto de Rosslare, a 9ª etapa foi um pequeno trecho com algumas paragens fotográficas e de filme para Wexford. E finalmente chegou a hora do MAN Lion’s City E: Limerick, aqui vamos nós! Através da deslumbrante beleza natural da Irlanda, um verdadeiro paraíso de viagem na estrada. Quase 2.500 km e numerosas aventuras ficaram para trás do autocarro eléctrico quando a sua bem sucedida digressão chegou ao fim em Limerick.

O MAN Lion’s City E a passar por debaixo da ponte do Canal Sart — Source: MAN Truck & Bus

Todos os relatórios diários, artigos técnicos e entrevistas sobre o tema da electromobilidade, assim como numerosas galerias de imagens e vídeos sobre o “Electrifying Europe Tour” podem ser encontrados no roadtrip.

Valores totais da MAN eBus Tour:

  • Distância total 2.448,8 km
  • Consumo total de energia 1.763,7 kWh
  • Velocidade média total 41.0 km/h
  • Taxa de recuperação total 20,8%

Daily values of the individual tour stages

Dia 1: Munich — Innsbruck

  • Distância 166 km
  • Consumo de energia 125;7 kWh
  • Velocidade média 31,4 km/h
  • Taxa de recuperação 26,3%
O MAN Lion’s City E a passar por Liechtenstein — Source: MAN Truck & Bus

Dia 2: Innsbruck — St. Moritz

  • Distância 207,9 km
  • Consumo de energia 236,0 kWh
  • Velocidade média 30,2 km/h
  • Taxa de recuperação 13,5%

Dia 3: St. Moritz — Zurich

  • Distância 274,6 km
  • Consumo de energia 162,5 kWh
  • Velocidade média 31,9 km/h
  • Taxa de recuperação 38,5%
A equipa do MAN Lion’s City E em St. Moritz — Source: MAN Truck & Bus

Dia 4: Zurich — Strasbourg

  • Distância 273,2 km
  • Consumo de energia 175,8 kWh
  • Velocidade média 26,4 km/h
  • Taxa de recuperação 14,0%

Dia 5: Strasbourg — Luxembourg

  • Distância 343,0 km
  • Consumo de energia 249,6 kWh
  • Velocidade média 49,4 km/h
  • Taxa de recuperação 16,8%
O MAN Lion’s City E a passar pela barragem Esch-sur-Sure — Source: MAN Truck & Bus

Dia 6: Luxembourg — Brussels

  • Distância 267,9 km
  • Consumo de energia 183,6 kWh
  • Velocidade média 43,5 km/h
  • Taxa de recuperação 30,7%

Dia 7: Brussels — Rouen

  • Distância 417,9 km
  • Consumo de energia 281,7 kWh
  • Velocidade média 42,7 km/h
  • Taxa de recuperação 15,2%

Dia 8: Rouen — Cherbourg

  • Distância 258,1 km
  • Consumo de energia 189,7 kWh
  • Velocidade média 67,8 km/h
  • Taxa de recuperação 14,0%
O MAN Lion’s City E a passar por Metz — Source: MAN Truck & Bus

Dia 9: Cherbourg — Wexford/New Ross

  • Distância 83,1 km
  • Consumo de energia 64,8 kWh
  • Velocidade média 27,2 km/h
  • Taxa de recuperação 21,4%

Dia 10: Wexford/New Ross — Limerick

  • Distância 157,1 km
  • Consumo de energia 94,3 kWh
  • Velocidade média 37,5 km/h
  • Taxa de recuperação 35,7%

Source: MAN Truck & Bus

Comentários