iF GOLD AWARD 2020

IF GOLD AWARD 2020

Nuno NUNO

DESIGN PREMIADO: O MAN LION’S CITY E VENCE O iF GOLD AWARD 2020

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

78 especialistas internacionais em design de mais de 20 países escolheram os vencedores do iF Design Award deste ano, de um total de 7.298 inscrições de 56 países. O painel de jurados também reconheceu realizações notáveis em design com um prémio particularmente especial: o iF Gold Award. Na categoria “Automóvel/Veículo/Bicicleta”, o excelente design do MAN Lion’s City E conquistou os especialistas para ganhar o cobiçado prémio. Os vencedores do prémio serão homenageados numa cerimónia em Berlim, no próximo dia 4 de maio. «Em comparação com o ano passado, o número de inscrições aumentou cerca de 1.000. Com isso em mente, podemos ter ainda mais orgulho por o MAN Lion’s City E ter ficado em primeiro lugar – e ganho o iF Gold Award», diz Rudi Kuchta, diretor da unidade de negócios de autocarros da MAN Truck & Bus, que acrescenta: «Mais uma vez, a nossa equipa de design fez uma mudança incrível. Com este mais recente êxito, aproximaram-nos ainda mais de nos tornarmos o principal fornecedor europeu no segmento de autocarros urbanos. Isso comprova o que muitos clientes dizem: que o autocarro urbano da MAN é o autocarro urbano mais bonito do mercado».

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

Um novo destaque na paisagem urbana graças ao design Smart Edge

Pode dizer-se que o MAN Lion’s City E totalmente elétrico pertence à nova família de veículos MAN Lion City, desde o primeiro momento em que o vimos. O design Smart Edge elegante e moderno confere-lhe um toque atraente ao percorrer a cidade. Além disso, elementos de design independentes enfatizam o recurso especial do veículo: a tecnologia de propulsão elétrica. O que é particularmente atraente é o design exterior e a estrutura do tejadilho elegante e bem proporcionada. Em termos de altura do veículo, este último torna o autocarro menos imponente, dando-lhe uma aparência dinâmica. Uma característica impressionante no interior do veículo é a otimizada área de estar na zona traseira, resultante da omissão da torre do motor. Os designers usaram a sua liberdade criativa para criar condições de luz mais atraentes e instalar até quatro assentos adicionais.

Os júris reconheceram o design ergonómico e esteticamente agradável do autocarro elétrico, que é claro e consistente até aos mínimos detalhes. A opinião oficial do painel de jurados de design do Fórum Internacional da iF declarou: «Em relação ao exterior do veículo, ficamos impressionados com a dianteira, com os faróis específicos da marca». Continuou afirmando: «O interior do veículo é caracterizado por materiais brilhantes de alta qualidade e um esquema de cores moderno que se reflete até nos mínimos detalhes».

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

No entanto, o MAN Lion’s City E, que foi apresentado ao público na Feira de Veículos Comerciais da IAA em 2018, tem muito mais a oferecer do que o design excelente. Graças ao seu conceito geral bem concebido, este autocarro elétrico, com sua tecnologia de células de bateria testada e comprovada, potencia as empresas de transporte a entrarem no mercado da mobilidade elétrica. A versão de 12 metros do Lion’s City E tem espaço para até 88 passageiros. A linha de transmissão totalmente elétrica produz entre 160 kW e um máximo de 240 kW. A energia para isso vem das baterias modulares com 480 kWh de capacidade instalada. A Lion’s City E atinge de forma fiável um alcance de 200 km durante toda a vida útil das baterias e até 270 km em condições favoráveis.

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

A MAN vence o iF Design Award pelo quinto ano consecutivo

O iF Design Award é concedido anualmente desde 1953, com base em critérios pré-definidos. Esses critérios incluem a aparência externa e o design do produto, o grau de inovação, ergonomia e funcionalidade, além de aspectos ambientais. A MAN estava entre os vencedores na primeira cerimónia de prémios em 1953 e, desde então, conquistou um total de 15 iF Design Awards; quatro dos quais sendo o cobiçado iF Gold Award. «Este prémio é um dos prémios de design mais prestigiados do mundo. O facto de a nossa equipa de design de autocarros, ter conquistado pelo quinto ano consecutivo este prémio deixa-nos extremamente felizes. É também uma demonstração impressionante de inovação e um excelente trabalho de design. Graças ao nível exímio de colaboração entre todos os nossos departamentos, conseguimos atingir o resultado ideal para os nossos clientes, motoristas e passageiros, mais uma vez», afirma Stephan Schönherr, o responsável pelo design de autocarros para as marcas MAN e NEOPLAN da MAN Truck & Bus. Em 2016, o iF Design Award foi para o MAN Lion’s Intercity, em 2017, para o NEOPLAN Tourliner, em 2018 para o MAN Lion’s Coach e em 2019 para a MAN Lion’s City. O MAN Lion’s City E totalmente elétrico, que entrará em produção no segundo semestre de 2020, é agora o quinto vencedor consecutivo.

MAN Lion's City E - Photo: MAN Truck & Bus
MAN Lion’s City E – Photo: MAN Truck & Bus

Comentários