IRIZAR E-MOBILITY NA FEIRA EUROPEAN MOBILITY EXPO DE PARIS

IRIZAR E-MOBILITY NA FEIRA EUROPEAN MOBILITY EXPO DE PARIS

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

SOLUÇÕES DE MOBILIDADE ZERO EMISSÕES PARA O MERCADO FRANCÊS

A Irizar e-mobility apresenta as suas soluções de mobilidade zero emissões e os seus avanços em inovação e tecnologia na feira European Mobility Expo que terá lugar em Paris nos dias 7, 8 e 9 de junho.

No stand Nº H9 do Hall 4, a Irizar expõe um dos seus veículos mais emblemáticos: o Irizar ie tram de 12 m de comprimento. Um veículo vanguardista e 100% elétrico, que permite aos passageiros desfrutar de uma viagem silenciosa, luminosa, agradável e segura.

Entre as suas características principais destacam-se o seu design, com atributos estéticos de um tram, as tampas das jantes, as câmaras que substituem os retrovisores, projetando a imagem captada em dois ecrãs situados no interior do veículo, de cada lado do condutor e o aro cromado que rodeia a totalidade do veículo, que serve de marco à grande superfície envidraçada dos lados do veículo.

Este veículo dispõe de 22 lugares sentados, 1 banco para o condutor, 2 zonas para cadeiras de rodas/carros de bebé e tem capacidade para um máximo de 80 passageiros. A alimentação é assegurada por baterias Irizar de 355 kWh de energia e a carga realiza-se mediante carga lenta na garagem.

O veículo exposto é propriedade de Orleans Métropole. Esta companhia celebrou um contrato com a Irizar e-mobility em abril do ano 2020 para o fornecimento de 29 autocarros zero emissões do modelo Irizar ie tram. Este contrato enquadra-se na estratégia de Orleans Métropole para levar a cabo a conversão energética da sua fronta de autocarros para um sistema de transporte público totalmente elétrico.

Estes autocarros já se encontram ao serviço nas ruas de Orleães desde janeiro de 2022.

Na zona dedicada à tecnologia, os visitantes poderão ver em primeira mão um motor elétrico de ímans permanentes, assim como um pack de baterias, ambos com tecnologia própria do Grupo Irizar.

Irizar ie tram 12 m — Source: Irizar e-mobility

Consolidação do mercado francês

A Irizar e-mobility continua a sua forte aposta estratégica na marca e nos projetos personalizados em França. Em 2016, a Irizar pôs em marcha a primeira linha 100% elétrica da cidade de Marselha, que incorporou seis autocarros elétricos Irizar e esta cidade voltou a confiar uma segunda vez na Irizar para renovar a sua frota de autocarros. Três anos mais tarde foi a vez do ambicioso projeto de Amiens, a maior frota BRT elétrica com carga ultrarrápida interoperável da Europa. Nesse mesmo ano, a Irizar colocou em operação outros dois projetos BRT nas cidades francesas de Aix-en-Provence e Baiona.

Além dos pedidos de Estrasburgo e Orleães, outro marco importante foi o acordo-marco assinado no mês de julho de 2021 com a RATP (Régie Autonome des Transports Parisiens) para o fornecimento de autocarros elétricos zero emissões. Trata-se de um dos maiores contratos a nível europeu de fornecimento de autocarros elétricos.

Últimas novidades

Há algumas semanas, a Irizar e-mobility celebrava com a EMT de Madrid um novo pedido de fornecimento de 90 autocarros elétricos. Com este pedido, a EMT de Madrid passará a contar na sua frota com um total de 175 autocarros zero emissões da marca Irizar.

Trata-se do maior pedido de fornecimento de autocarros elétricos adjudicado até agora pela Irizar e-mobility e do maior concurso de autocarros elétricos acordado pela EMT de Madrid até à data.

Estes veículos estarão equipados com baterias Irizar de última geração de mais de 430 kWh, assegurando uma ótima autonomia dos autocarros. O carregamento das baterias realizar-se-á através de um pantógrafo invertido ou de uma tomada de carregamento tipo Combo 2. A unidade motriz dos veículos será um motor central de 206 kW.

Comentários