AUTOCARROS IRIZAR ie BUS PARA MADRID

AUTOCARROS IRIZAR IE BUS PARA MADRID

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

NOVA ENCOMENDA DE 90 AUTOCARROS ELÉTRICOS IRIZAR PARA A EMT DE MADRID

A Empresa Municipal de Transportes de Madrid (EMT) está empenhada em manter o objetivo de eletrificar a sua frota e pela quinta vez, concretizou uma encomenda de 90 autocarros à Irizar e-mobility. Com esta última compra, a EMT Madrid passa a ter na sua frota, um total de 175 autocarros Irizar sem emissões.

Os veículos Irizar de zero emissões têm baterias de última geração com mais de 430 kWh de energia, o que garantirá aos autocarros uma excelente autonomia e podem ser carregados usando um pantógrafo invertido ou por carregamento lento (slow-charging in-depot).

Autocarros Irizar ie bus em Madrid — Source: Irizar e-mobility

Esta é a maior encomenda de autocarros elétricos atribuída à Irizar e-mobility até agora e é o maior concurso de autocarros elétricos da EMT de Madrid até à data.

Carlos Sierra, Diretor dos Serviços de Transporte da EMT Madrid, salienta que «A EMT tem vindo a eletrificar a sua frota há vários anos. A Irizar e-mobility esteve ao nosso lado durante o processo de transformação tecnológica e na nossa estratégia que permitirá ter 25% da nossa frota elétrica em 2025

«Estamos muito gratos à EMT Madrid por esta nova encomenda. Estamos muito orgulhosos por fazer parte deste enorme projeto da EMT Madrid, líder mundial na eletrificação do transporte público», acrescenta o Diretor Comercial da Irizar e-mobility, Txema Otero.

Autocarros Irizar ie bus em Madrid — Source: Irizar e-mobility

Para ajudar a decidir na compra dos veículos, a EMT Madrid levou a cabo vários testes para medir os requisitos de alcance e eficiência e a Irizar e-mobility obteve resultados recordes no teste, ultrapassando facilmente mais de 350 km.

Os veículos terão 12 metros de comprimento, com duas portas, 28 lugares para passageiros, um banco do motorista e duas áreas para cadeiras de rodas. Além dos benefícios ambientais de zero emissões de CO2 e baixos níveis de ruído, os autocarros também se destacam pelo seu design. A operadora optou por incluir na frota algumas características estéticas do Irizar, como o uso de câmaras em vez de espelhos retrovisores.

Comentários