A KIA APRESENTA O SEGMENTO PBV NO CES 2024

A KIA APRESENTA O SEGMENTO PBV NO CES 2024

Este artigo está também disponível em: en es it fr

Nuno NUNO

Source: Kia

KIA APRESENTA MODELOS PBV NO CES 2024, PARA IR “ALÉM DA MOBILIDADE” ELÉTRICA

A Kia vai revelar a sua estratégia futura para o segmento PBV (Platform Beyond Vehicle) na edição do Consumer Electronics Show 2024 (CES), que se realiza em Las Vegas entre 9 e 12 de janeiro. Um dos pontos altos desta participação é a estreia de 5 concepts PBV — PV7, PV1 e 3 variantes do PV5, modelo que iniciará produção em 2025.

Pierre-Martin Bos (Vice-Presidente e Diretor BDM), Ho Sung Song (Presidente e CEO) e Karim Habib (Vice-Presidente Executivo e Diretor da Kia Global) — Source: Kia
Pierre-Martin Bos (Vice-Presidente e Diretor BDM), Ho Sung Song (Presidente e CEO) e Karim Habib (Vice-Presidente Executivo e Diretor da Kia Global) — Source: Kia

O desenvolvimento do conceito PBV, que corporiza uma visão de futuro, baseia-se num plano multifaseado, que permitirá não só revolucionar a indústria da mobilidade, mas também contribuir para o cumprimento das ambições do Hyundai Motor Group (H. M. G.) em matéria de robótica, Mobilidade Aérea Avançada (AAM) e condução autónoma.

Os PBV da Kia constituem uma solução de mobilidade total, que conjuga veículos elétricos feitos por medida com soluções de software avançadas, baseadas na estratégia “software-to-everything”, ou SDx, do H. M. G..

Source: Kia
Source: Kia

Os modelos da Kia surgidos no âmbito do projeto PBV abrirão a porta a novas atividades comerciais e estilos de vida, através de uma redefinição do conceito de espaço, fruto dos seus interiores avançados e adaptados às necessidades do cliente, que fornecem novos níveis de liberdade e flexibilidade.

«O negócio PBV da Kia representa o nosso desejo de ir mais além do conceito tradicional de automóveis, ao satisfazer as necessidades de diversos clientes e comunidades através de modelos e serviços otimizados, que são direcionados para circunstâncias de mercado e de negócio específicas», explica Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Source: Kia
Source: Kia

«Os PBV da Kia serão um fator de favorecimento da inovação nos negócios, graças ao nosso sistema de gestão centrado no cliente e à nossa especialização na produção em série de EV, bem como à estratégia SDx do H.M.G., que se encontra em rápido crescimento, e aos negócios relacionados que surgirão no futuro. Queremos afirmar que estamos totalmente preparados para nos tornarmos no primeiro impulsionador do mercado global de PBV», acrescenta o responsável.

Concebidos para tornar a vida mais fácil

Utilizando a tecnologia “Easy Swap” para responder de forma flexível às diferentes necessidades dos clientes, um chassis de veículo único pode ser usado para satisfazer diversos requisitos de mobilidade.

Source: Kia
Source: Kia

Atrás de uma cabina fixada à estrutura (ou “zona do condutor”), é possível unir diversos tipos de carroçarias superiores (ou “módulos de vida”) ao veículo-base, através de uma tecnologia de acoplamento híbrida eletromagnética e mecânica, o que permite transformar o PBV num táxi durante o dia, numa carrinha de entregas à noite e numa viatura de lazer aos fins de semana.

A possibilidade de modularização é ainda reforçada pela montagem da estrutura da carroçaria sem recurso a soldadura (método “híbrido dinâmico”), que possibilita o ajuste flexível do comprimento dos pilares amovíveis de acordo com a finalidade de utilização do veículo.

Source: Kia
Source: Kia

Com uma composição de aço tubular de alta resistência e polímeros transformados, as peças típicas são reduzidas em 55%, sem que tal implique concessões em matéria de rigidez. Apresentada num formato de conjunto padronizado e cómodo, a tecnologia híbrida dinâmica permitirá a transformação rápida e simples de um Kia PV5 no terreno.

O design dos PBV da Kia é inspirado por ferramentas robustas, simples e bem pensadas, que vão muito além da simples estética. O objetivo é garantir que os PBV da Kia são simples e intuitivos de conduzir e de operar, independentemente de onde, quando e como forem utilizados.

Source: Kia
Source: Kia

Quer a finalidade seja transportar pessoas, deslocar mercadorias ou satisfazer necessidades de mobilidade de carácter logístico ou pessoal, todos os PBV partilham uma qualidade de design consistente, que reflete a sua natureza sólida e robusta, bem como uma atitude fiável e capaz. Não existem adereços desnecessários, sendo todos os elementos concebidos para servir uma função útil, que torna a vida do cliente mais fácil, tal como claramente demonstram os protótipos exibidos no CES.

A combinação de uma linguagem de superfície simples, mas robusta, com imagens expressivas, une harmoniosamente as variantes do PV5, apesar das suas naturezas diversas. Em todos os veículos, as portas amplas abrem-se para revelar um acesso extremamente cómodo para entradas e saídas, sem estrutura de pilares.

Source: Kia
Source: Kia

No habitáculo, a grande distância entre eixos e a plataforma elétrica asseguram espaços amplos e desafogados, que oferecem possibilidades de arrumação e utilização quase ilimitadas. A experiência do condutor também surge melhorada, dado que o cockpit proporciona uma superfície semelhante a uma secretária e o volante pode ser recolhido e servir de candeeiro, criando assim um ambiente semelhante ao de um escritório.

A sustentabilidade está no centro da estratégia de design dos PBV da Kia. A ampla utilização de materiais como o bioplástico, o plástico PCM (Post Consumer Material) e a tinta biológica, assim como os tecidos, feltros e fios em PET reciclado e a espuma bio-PU, não só limita o impacto ambiental atual e futuro destes veículos, como também proporciona um apelo visual e tátil único, que leva à criação de novos valores estéticos.

Source: Kia
Source: Kia

Inspiração torna-se realidade

Ao mesmo tempo que garante a consistência de design em todos os veículos, a Kia irá criar um ecossistema que favorece a interação entre os PBV. Oferecendo uma ampla modularidade, incluindo a capacidade de partilhar equipamentos entre todos os veículos, a nova plataforma reforçará a versatilidade, abrindo possibilidades ilimitadas para satisfazer as necessidades, quer de empresas, quer de particulares.

Durante a Fase Um, serão disponibilizadas diversas versões do PV5, nomeadamente Basic, Van, High Roof e Chassis Cab. Para o futuro, a Kia planeia também introduzir um modelo Robotaxi desenvolvido com a Motional — joint-venture entre o H. M. G. e a Aptiv —, cujo objetivo é proporcionar aos utilizadores uma experiência de transporte individual de passageiros autónomo e inovador.

Source: Kia
Source: Kia

Na Fase Dois, a simbiose do ecossistema PBV será complementada por mais 2 modelos (o PV7 e o PV1), que utilizam sistemas de cabina e estrutura para melhorar a interação e a conectividade entre veículos baseados no conceito modular.

  • PV7: o maior modelo da gama, definido por mais espaço interior, maior autonomia e funcionalidades melhoradas;
  • PV1: o veículo mais pequeno da gama, otimizado para o transporte de logística ágil e de curta distância, recorrendo a módulos de condução para diminuir o diâmetro de viragem, até mesmo em espaços exíguos;
  • Modularidade PBV: um sistema de calhas integrado no teto, piso e painéis laterais, assim como no exterior, permite uma fácil personalização do veículo, para fazê-lo corresponder a necessidades individuais. Este sistema possibilita a transferência fácil de produtos e objetos entre veículos, usando cabinas e estruturas. As calhas deste ecossistema simplificam o movimento de embalagens de um veículo para outro, ao mesmo tempo que o design modular e os acessórios funcionais, tais como os altifalantes e as prateleiras, oferecem uma flexibilidade ilimitada para um vasto leque de cenários.
Source: Kia
Source: Kia

«Os PBV da Kia vão inaugurar uma nova era de soluções harmoniosas nos campos das atividades comerciais quotidianas e do estilo de vida. Esperamos facilitar e melhorar a vida dos nossos clientes, quer estes estejam parados ou em movimento, oferecendo-lhes níveis de flexibilidade, personalização e modularização excecionais», esclarece Karim Habib, vice-presidente executivo e responsável de Global Design da Kia.

«Libertos de lugares fixos e das tradicionais restrições de espaço, os PBV da Kia oferecem aos utilizadores uma tela em branco para reinventarem os seus estilos de vida e de trabalho», acrescenta Karim Habib.