A IVECO BUS APRESENTOU NA BUSWORLD EUROPE SOLUÇÕES EMISSÕES ZERO

A IVECO BUS APRESENTOU NA BUSWORLD EUROPE SOLUÇÕES EMISSÕES ZERO

Este artigo está também disponível em: en de

Nuno NUNO

Source: IVECO BUS

A IVECO BUS APRESENTOU NA BUSWORLD EUROPE SOLUÇÕES EM ENERGIAS ALTERNATIVAS E AS SUAS CAPACIDADES DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA PARA APOIAR E ACELERAR A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A IVECO BUS apresentou o seu portfólio abrangente de soluções de mobilidade sustentável, oferecendo uma escolha de fontes de energia, serviços dedicados e inovações tecnológicas essenciais para a implantação da mobilidade coletiva sustentável à escala global, afirmando a sua experiência e liderança neste domínio.

Stand da IVECO BUS com soluções emissões zero — Source: Busworld
Stand da IVECO BUS com soluções emissões zero — Source: Busworld

A IVECO BUS conduz a estrada da mudança durante a realização da feira internacional Busworld Europe, como líder em transportes públicos sustentáveis na Europa. A marca demonstrou a sua experiência em energias alternativas e as suas capacidades de inovação tecnológica para apoiar e acelerar a transição energética.

A sua abordagem multi-gama e multi-energia, baseada nas tecnologias do biometano, das baterias elétricas e da célula de combustível, permite-lhe oferecer soluções de mobilidade integral chave-na-mão para cobrir todas as missões de transporte de passageiros, urbano, interurbano, de média e longa distância.

Stand da IVECO BUS com soluções emissões zero — Source: Busworld
Stand da IVECO BUS com soluções emissões zero — Source: Busworld

«Estamos, aqui na Busworld, a afirmar claramente a nossa ambição de liderar o mercado das emissões zero. Estamos a apoiar as nossas palavras com factos tangíveis, começando com a nossa oferta completa de soluções de condução alternativas e a única gama completa de eletromobilidade no mercado que cobre todas as missões e que está associada a um ecossistema completo de eletromobilidade.

«Estamos a demonstrar a nossa capacidade de fornecer soluções completas e prontas a utilizar para todas as missões com a nossa estratégia multi-energética em todas as gamas, liderando a transição energética», afirmou Domenico Nucera, Presidente da Unidade de Negócios de Autocarros do Iveco Group.

E-WAY Hydrogen — Source: IVECO BUS
E-WAY Hydrogen — Source: IVECO BUS

Com um stand isento de carbono que ocupa uma área de 1.500 m2, a IVECO BUS apresentou 6 veículos de última geração, desenvolvidos para apoiar os operadores de transportes no seu processo de implementação da mobilidade elétrica:

  • Novo E-WAY H2 12 m: estreia mundial do novo autocarro elétrico a célula de combustível desenvolvido em parceria com a Hyundai Motor Company;
  • Nova geração E-WAY 12 m: autocarro urbano elétrico a baterias com desempenhos melhorados para responder às necessidades das missões mais exigentes;
  • Streetway ELEC: autocarro urbano elétrico de 12 m completa a gama para responder às normas específicas dos mercados europeus e não europeus;
  • Crossway LE ELEC 13 m: veículo LowEntry elétrico para apoiar os projetos de mobilidade sustentável em zonas suburbanas;
  • e-Daily minibus: uma solução complementar de mobilidade elétrica que contribui para a descarbonização dos transportes;
  • e-Daily chassis: uma base de eletromobilidade premium para os construtores de carroçarias.
E-WAY — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
E-WAY — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O stand da IVECO BUS acolheu, também, espaços dedicados à tecnologia e aos serviços especializados: Soluções de Mobilidade Energética, IVECO ON, IC.IDO (o novo software de criação virtual de protótipos utilizado pela IVECO BUS para inovar no processo de desenvolvimento dos seus veículos) e Componentes de empresas Parceiras, com destaque para o sistema exclusivo de baterias elétricas desenvolvido pela FPT Industrial e a célula de combustível a hidrogénio da Hyundai Motor Company.

Na área exterior encontraram-se 6 modelos de tração alternativa IVECO BUS, de elétricos, a gás natural e a biometano, até aos híbridos, e em conformidade com as exigências da transição energética, disponíveis para apresentações estáticas e test-drives: Urbanway hybrid CNG 18, Crossway Low Entry CNG Hybrid, Crossway LD, Evadys e E-WAY 12 m e 9,5 m.

Crossway LE ELEC — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Crossway LE ELEC — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Novas funções ADAS e novo estilo

Em estreia mundial, a IVECO BUS desvendou a sua nova identidade, que simboliza a capacidade de inovação e renovação desta marca pioneira. O novo logotipo mantém a forte personalidade da marca original, nascida em 1975, agora reinterpretada num design mais aberto e dinâmico com o novo flash de cor “energy blue” na letra “E”.

A energia da nova identidade reflete-se, também, no redesenho da secção dianteira dos veículos, passando a integrar faróis 100% LED, uma proteção da bateria no tejadilho para as versões elétricas e a assinatura da marca com o novo logotipo IVECO.

Crossway LE ELEC — Source: IVECO BUS
Crossway LE ELEC — Source: IVECO BUS

O novo design da secção dianteira também apresenta a integração inteligente dos novos dispositivos ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que cumprem com a regulamentação GSR (General Safety Regulation), antes da sua entrada em vigor em julho de 2024.

Os alertas visuais e sonoros relacionados com as novas funcionalidades ADAS estão integrados no painel de bordo, que apresenta uma nova interface que facilita a navegação no menu. Os novos dispositivos ADAS nos veículos IVECO BUS incluem: MOIS (Moving Off Info System), ISA (Intelligent Speed Assist), BSIS (Blind Spot Info System), TPMS (Tyre Pressure Monitoring), REV (Reversing Detection), ESS (Emergency Stop Signal), DDAW (Driver Drowsiness Attention Warning), ALC (Alcohol Interlock Preparation) e Cibersegurança.

Crossway LE ELEC — Source: IVECO BUS
Crossway LE ELEC — Source: IVECO BUS

Os dispositivos específicos ADAS estarão disponíveis em todas as unidades entregues a partir do primeiro trimestre de 2024.

A IVECO BUS apresentou o novo Crossway LE ELEC numa versão de 13 m

Com o Crossway LE ELEC, a gama interurbana da IVECO BUS oferece agora uma versão integralmente elétrica. Está disponível nas versões de 12 m e 13 m de comprimento na sua variante urbana (Classe I), oferta que será também alargada com uma versão interurbana (Classe II).

eDaily — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
eDaily — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Está equipado com um motor elétrico central (310 kW de potência para um binário máximo de 3.000 Nm) alimentado por um conjunto de baterias de lítio NMC montado pela FPT Industrial. Este conceito de bateria modular de última geração oferece uma excelente densidade energética e capacidade de carga.

Os packs de 5, 6 ou 7 baterias, distribuídos entre o tejadilho e o compartimento traseiro, fornecem, respetivamente, 346 kWh, 416 kWh e 485 kWh na versão Classe I, e 416 kWh e 485 kWh na versão Classe II.

Motor H2 — Source: IVECO BUS
Motor H2 — Source: IVECO BUS

O Crossway LE ELEC pode ser recarregado em apenas algumas horas no depósito de recolha, utilizando uma tomada individual COMBO CCS2, e está também disponível com carregamento opcional por pantógrafo ascendente ou descendente. Oferece um elevado desempenho com uma autonomia de cerca de 400 km, suficiente para assegurar plenamente missões para além dos limites da cidade, sem emissões locais.

Desenvolvimento de veículos com simulações virtuais IC.IDO

Pioneira em soluções de mobilidade sustentável na vanguarda da inovação, a IVECO BUS apresentou na Busworld a utilização do IC.IDO, software de engenharia de realidade virtual desenvolvido pelo Grupo ESI, no seu processo de desenvolvimento de produto. Os benefícios deste software de desenvolvimento de protótipos virtuais vão desde melhorias na montagem, operação e manutenção dos veículos, até à rápida avaliação da viabilidade dos pedidos de personalização dos clientes.

Chassis eDaily — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Chassis eDaily — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Os benefícios deste tipo de software para todos os intervenientes — do fabricante ao concessionário e ao cliente — são claros: eficiência e fiabilidade, capacidade de resposta e economia de tempo, e otimização dos custos de conceção e de personalização, contribuindo simultaneamente para a redução da pegada de carbono.

Os Serviços Digitais IVECO ON para Autocarros Pesados conquistam os Prémios Digitais Busworld na categoria Excelência Operacional Digital

Os serviços telemáticos IVECO ON da IVECO BUS foram distinguidos com o galardão Busworld Digital Award na categoria ‘Digital Operational Excellence’. Este prémio reconhece, pela primeira vez, a capacidade do construtor em oferecer serviços conectados especializados que respondem às exigências das autoridades e operadores de transportes públicos em termos de gestão e desempenho das suas frotas.

IVECO ON premeado — Source: IVECO BUS
IVECO ON premeado — Source: IVECO BUS

«Estamos particularmente orgulhosos por receber este prémio, o qual recompensa o esforço da equipa que construiu uma solução de serviços digitais que vai além do fornecimento do nosso veículo. Os serviços de conetividade IVECO ON, centrados nas necessidades das autoridades e operadores de transportes públicos, foram concebidos para os ajudar a otimizar o funcionamento e a gestão das suas frotas de autocarros com motor de combustão interna e de veículos com emissões zero.

«Para estes últimos, criámos um conjunto completo de relatórios inovadores para facilitar aos nossos clientes uma gestão eficaz das nossas unidades elétricas e das baterias», declarou Marco Franza, Diretor do Serviço de Apoio ao Cliente IVECO BUS e de Soluções de Mobilidade Energética.

Mais de 3.000 veículos já beneficiam dos serviços digitais IVECO ON na Europa.