HYUNDAI VAI FORNECER AO IVECO GROUP UM VEÍCULO COMERCIAL LIGEIRO ELÉTRICO NA EUROPA

HYUNDAI VAI FORNECER AO IVECO GROUP UM VEÍCULO COMERCIAL LIGEIRO ELÉTRICO NA EUROPA

Este artigo está também disponível em: fr es

Nuno NUNO

Source: IVECO GROUP

A HYUNDAI MOTOR COMPANY VAI FORNECER AO IVECO GROUP, NA EUROPA, UM VEÍCULO COMERCIAL LIGEIRO ELÉTRICO DA SUA PLATAFORMA GLOBAL ELCV

A Hyundai Motor Company e o IVECO Group anunciaram a assinatura de um acordo para o fornecimento de um veículo comercial ligeiro (VCL) elétrico com a marca IVECO para o mercado europeu, com base na plataforma Global eLCV da Hyundai. O novo veículo juntar-se-á à linha de veículos comerciais ligeiros elétricos do IVECO Group, reforçando o portfólio de VCL do Grupo, juntamente com a icónica IVECO Daily.

A cerimónia de assinatura do acordo de fornecimento, que teve lugar na sede da Hyundai Motor Company em Seul, na Coreia do Sul, contou com a presença de Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company, Ken Ramírez, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company, Gerrit Marx, CEO do IVECO Group, e Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do IVECO Group.

A Hyundai Motor e o IVECO Group iniciaram a sua parceria em março de 2022 e, desde então, têm apresentado resultados concretos relacionados com veículos comerciais movidos a hidrogénio, incluindo o desenvolvimento conjunto da eDaily FCEV e o lançamento do autocarro urbano E-WAY FCEV.

IVECO E-WAY FCEV e o motor elétrico em parceria com a Hyundai Motor Company — Source: IVECO BUS
IVECO E-WAY FCEV e o motor elétrico em parceria com a Hyundai Motor Company — Source: IVECO BUS

O novo acordo não só significa uma extensão da parceria entre ambas as empresas para abranger uma gama mais ampla de gamas de veículos ecológicos, como também realça o compromisso comum de ambas as empresas para acelerara transição para uma mobilidade e transportes neutros em termos de carbono.

O veículo com a marca IVECO será o primeiro modelo de exportação a aplicar a nova Plataforma Global de Veículos Comerciais Ligeiros Elétricos (eLCV) da Hyundai, uma plataforma global de VE dedicada, especificamente concebida para veículos comerciais com um peso bruto entre 2,5 e 3,5 toneladas.

Esta inovadora plataforma apresenta a mais recente tecnologia da Hyundai para a nova geração de VEB (Veículos Elétricos a Bateria), com uma conceção de piso rebaixado que permite uma maior facilidade de utilização na colocação e transporte de carga, desenvolvida para se adaptar às necessidades emergentes dos futuros modelos eletrificados de Veículos Construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles) disponíveis no mercado. 

No âmbito da parceria, a Hyundai irá fabricar e fornecer o chassis-cabina com a marca IVECO para o mercado europeu e o IVECO Group irá adaptar e comercializar localmente os veículos completos exclusivamente através dos seus canais de vendas.

IVECO eDaily FCEV em parceria com a Hyundai Motor Company — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
IVECO eDaily FCEV em parceria com a Hyundai Motor Company — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O novo produto do IVECO Group, baseado na plataforma Global eLCV da Hyundai, será lançado na edição deste ano do Salão Internacional de Veículos Comerciais “IAA Transportation 2024”, que se realizará de 16 a 22 de setembro de 2024, em Hannover, na Alemanha.  

Luca Sra, Presidente da Unidade de Negócios de Camiões do IVECO Group, afirmou: «A parceria ímpar entre o IVECO Group e a Hyundai Motor Company deu mais um passo significativo. A introdução deste novo veículo elétrico é particularmente interessante para o mercado europeu, onde os serviços de distribuição e entregas urbanas e suburbanas são missões cruciais para os operadores logísticos.

«Acreditamos firmemente que este acordo não só reforçará a nossa oferta de produtos, como também aprofundará a nossa relação com a Hyundai, abrindo caminho para projetos de colaboração contínuos que promovam uma sociedade mais sustentável».

«Estamos muito satisfeitos por expandir ainda mais o portfólio de produtos da nossa parceria, alavancando a nossa nova plataforma de veículos comerciais ligeiros elétricos», afirmou Ken Ramírez, Vice-Presidente Executivo e Diretor do Negócio Global de Veículos Comerciais e Hidrogénio da Hyundai Motor Company.

«Acreditamos que a nossa plataforma Global eLCV, em conjunto com a experiência do IVECO Group no mercado europeu, será uma força transformadora no mercado dos VCL, contribuindo para a aceleração de um futuro neutro em termos de carbono na Europa».