A IRIZAR APRESENTA O I6S EFFICIENT H2 NA BUSWORLD EUROPE

A IRIZAR APRESENTA O I6S EFFICIENT H2 NA BUSWORLD EUROPE

Este artigo está também disponível em: it fr es en de

Nuno NUNO

Source: Irizar

A IRIZAR APRESENTOU EM EXCLUSIVO NA BUSWORLD EUROPE O I6S EFFICIENT HYDROGEN

Uma vez mais, o Grupo Irizar mostrou na Busworld Europe a sua grande capacidade tecnológica e de inovação, apresentando a sua nova gama Efficient de veículos sustentáveis e muitas outras novidades tecnológicas, que serão vitais para o futuro da mobilidade e para a descarbonização.

No stand 602 do Hall 6, com uma área de 1.710 m2, a Irizar e a Irizar e-mobility apresentaram 4 veículos de última geração: uma unidade Irizar i8, uma unidade Irizar i6S Efficient, uma unidade do Irizar ie tram e o novo Irizar i6S Efficient H2. Todos os veículos expostos apresentam importantes inovações em relação aos modelos atuais, em matéria de tecnologia, sustentabilidade e redução de consumos.

i6S efficient Hydrogen — Source: Busworld
i6S efficient Hydrogen — Source: Busworld

Irizar i6S Efficient a Hidrogénio

A Irizar apresentou em exclusivo o 1º protótipo do Irizar i6S Efficient a Hidrogénio, o 1º autocarro a hidrogénio europeu. Trata-se de um projeto pioneiro e de uma firme aposta da Irizar por oferecer uma completa gama de veículos zero emissões, de curta e longa distância, que representa um marco no nosso caminho para a descarbonização da nossa gama completa de veículos.

Este veículo a hidrogénio foi desenvolvido exclusivamente pela Irizar, em colaboração com empresas e centros tecnológicos de relevo. O veículo encontra-se atualmente em fase de testes, de diferentes tipologias. A acumulação de experiência e conhecimento com esta tecnologia será decisiva para o desenvolvimento da gama de hidrogénio do futuro.

i6S efficient Hydrogen — Source: Irizar
i6S efficient Hydrogen — Source: Irizar

O Irizar i6S Efficient a Hidrogénio oferece uma autonomia de até 1.000 km, com tempos de recarga mínimos, de aproximadamente 20 minutos. Assim, a forma de operar dos nossos clientes não se verá alterada permitindo-lhes manter as suas rotas e horários habituais. Além disso, o veículo tem a capacidade de circular em modo 100% elétrico.

A futura gama de veículos a hidrogénio, que inclui atualmente os modelos Irizar i6S Efficient e Irizar i4, apresentará melhorias substanciais em relação à primeira versão apresentada na Busworld, entre as quais se destacam uma maior capacidade da bagageira e de passageiros, uma maior autonomia e um peso mais reduzido.

Stand da Irizar — Source: Busworld
Stand da Irizar — Source: Busworld

Destaque também para a eficiência e para a alta durabilidade dos componentes principais do veículo. As baterias acompanharão o veículo durante toda a sua vida útil, e a pilha de combustível apenas requer manutenção, sem substituição de componentes, a cada 30.000 horas de operação, dependendo do tipo de rotas e de utilização do veículo. 

Com este novo lançamento, a Irizar volta a posicionar-se na vanguarda tecnológica, a caminho da mobilidade sustentável do futuro. Uma mobilidade inteligente, conectada, zero emissões e multitecnológica.

Irizar i6s Efficient, o autocarro mais eficiente da história da Irizar

Desde o seu lançamento, em maio do ano passado, o Irizar i6S Efficient converteu-se no autocarro mais eficiente da história da Irizar, com uma redução de consumos e emissões de até 13%, uma redução de peso de até 950 kg e uma melhoria do coeficiente aerodinâmico de cerca de 30%.

i6S efficient — Source: Irizar
i6S efficient — Source: Irizar

Hoje, apresentamos uma nova geração de veículos Efficient, com uma redução adicional de consumos de até 5%, uma melhoria na otimização dos pesos e que cumpre também com todas as novas normativas de GSR e cibersegurança.

Uma gama de veículos melhorada, com um novo posto de condução que inclui um novo volante, teclas atualizadas e uma nova versão do painel de instrumentos, com um design atualizado e opção de selecionar o modo de condução noturna. Adicionalmente, o sistema de câmaras digitais disponível para esta gama oferece uma melhor visibilidade em quaisquer condições climatéricas.

Além da versão a hidrogénio, o Irizar i6S Efficient está disponível atualmente nas versões com propulsão a diesel, biodiesel, gás natural e biogás.

Irizar i8

O Irizar i8, o veículo insignia da marca, continua a ser uma referência em matéria de conforto, design e inovação. A versão europeia da nova geração deste modelo já inclui algumas das atualizações da gama Efficient, como, por exemplo, o sistema de câmaras digitais.

i8 — Source: Irizar
i8 — Source: Irizar

Hoje em dia, do total de veículos Irizar i8 em circulação pelas estradas de todo o mundo, destaca-se em especial o México, onde o Irizar i8 é o veículo de referência nos trajetos de longa distância para serviços Vip. É por isso que o novo Irizar i8 Efficient será lançado a nível mundial na feira Expo Foro, que se realizará na Cidade do México no final do mês de fevereiro.

A nova versão incorporará todas as melhorias da gama Efficient, oferecendo uma importante redução de consumos e emissões, fazendo do Irizar i8 um veículo ainda mais sustentável. Esta versão melhorada será lançada posteriormente nos diferentes mercados europeus.

ie tram — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
ie tram — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Irizar ie tram 100% elétrico zero emissões

Na Irizar e-mobility somamos mais de 10 anos de experiência na eletrificação das cidades, implementando projetos completos personalizados. Continuamos a ser líderes no mercado espanhol e a apostar decididamente pelo reforço da nossa presença no exterior. Estamos presentes em 11 países europeus onde, no início de 2024, serão já mais de 1.000 os veículos Irizar em circulação.

Com uma carteira de encomendas praticamente cheia para 2024 e captando já os primeiros pedidos para 2025, estamos já a trabalhar na nova geração de veículos elétricos, com início da entrega previsto para finais do próximo ano.

ie tram — Source: Irizar
ie tram — Source: Irizar

Esta nova geração de autocarros apresenta melhorias em matéria de segurança, cumprindo com a nova normativa GSR2 ADAS, que contempla a cibersegurança do veículo. Além disso, esta nova geração de autocarros contará com uma renovada geração de baterias, com menores consumos e mais autonomia, melhorando em 30% a energia disponível em BOL e EOL.

Uma aposta que nos permitirá continuar a adaptar-nos às necessidades do mercado, ampliando a nossa oferta de baterias. O novo sistema trator, com um design mais leve e mais compacto, permite reduzir até 26% o seu peso, incorporando, além disso, um novo HMI digital, que permite uma personalização total.