eVITO TOURER - A SOLUÇÃO IDEAL — 2ª PARTE — ESPECIAL TEST-DRIVE

EVITO TOURER - A SOLUÇÃO IDEAL — 2ª PARTE — ESPECIAL TEST-DRIVE

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

No verão de 2020, a Mercedes-Benz introduziu no mercado o novo eVito Tourer, com mais potência e mais autonomia, comparativamente ao seu antecessor.
Cada vez mais cidades estão limitando o acesso e a circulação a veículos a combustão interna. Isso condiciona fortemente a mobilidade e o negócio de muitos profissionais e empresas que lidam com o sector do turismo e do transporte de pessoas, nomeadamente hotéis e taxistas, entre outros. Rapidamente, o Mercedes-Benz eVito Tourer tornou-se uma referência no segmento premium do transporte de pessoas com veículos “mid-size” a propulsão eléctrica, graças às suas dimensões, flexibilidade de utilização, boa manobrabilidade, grande autonomia, mas também pela função de carregamento rápido.

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

O sucesso do eVito, é baseado na história do seu irmão, o Vito com motor a combustão interna. Os factos falam por si: desde a introdução da 3ª geração do Vito em 2014, foram vendidos mais de 500.000 exemplares e mais de 70% destes veículos estão em uso por pequenas e médias empresas com um parque viaturas de 1 até 5 veículos.

O eVito tem todas as características para se tornar a futura escolha preferencial, destas pequenas e médias empresas.

Para os mais tradicionalistas, o aspecto físico exterior e interior, o conforto, o espaço de carga e a manobrabilidade, não mudam, comparativamente ao Vito a combustão interna. Portanto, para os que temem a diferença e a dificuldade em se adaptar, podem ficar seguros que não notarão nenhuma diferença, excepto o fantástico silêncio que proporciona o novo eVito Tourer.

Mesmo que o eVito Tourer possa parecer um veículo familiar de grandes dimensões, de facto, o Mercedes-Benz eVito Tourer é um veículo comercial ligeiro, que todavia, pode também representar a solução ideal para uma família numerosa. O eVito Tourer pode até ser utilizado como veículo de trabalho em determinados horários ou durante a semana e para a família ou lazer no fim de semana ou nos outros momentos livres.

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

O EXTERIOR

O novo Mercedes-Benz eVito Tourer está disponível em duas versões: eVito Tourer Standard e eVito Tourer Longo, com um comprimento de 5.140 mm e 5.370 mm respectivamente.
Esteticamente, o novo Mercedes-Benz eVito Tourer é muito parecido com o Vito tradicional, equipado com motor a combustão. A diferença reside nos badges colocados nos guarda-lamas com a escrita “eLECTRIC” e no portão posterior com a escrita “eVITO TOURER”, além da típica portinha, situada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro, que permite o acesso à tomada de carga da bateria.

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

O INTERIOR E O CONFORTO

Com o bloco da bateria alojado por baixo do piso, o interior do veículo não sofre de limitações de espaço e continua a proporcionar a mesma habitabilidade, conforto e capacidade de volume de carga na bagageira.

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

O eVito Tourer permite acomodar até 9 passageiros, incluindo o condutor. A configuração dos lugares é extremamente flexível e fácil de ajustar em função das necessidades do utilizador e do tipo de serviço que o eVito tem que desempenhar. A distância entre os bancos pode ser rapidamente aumentada ou diminuída, ajustando-a a favor do conforto dos passageiros ou ao aumento de espaço para a zona das malas.

A configuração dos bancos traseiros pode ser rapidamente modificada, podendo retirar uma fila, em caso de necessidade ou escolher entre o layout tradicional do tipo pullman ou do tipo vis-à-vis, com os passageiros sentados frente-a-frente.

Na configuração tradicional, com 9 lugares e bancos à distância convencional, a capacidade da bagageira é de 999 litros no eVito Tourer Standard (de 5.140 mm) e de 1.390 litros no eVito Tourer Longo (de 5.370 mm).

Mercedes-Benz eVito Tourer — Source: Mercedes-Benz

O SISTEMA DE PROPULSÃO, BATERIA E AUTONOMIA

A principal diferença, todavia, fica por baixo do capot e por baixo do piso do eVito Tourer.

Ao lugar do tradicional motor a combustão, com um peso e de cerca 125 kg, está colocado o bloco eATS, composto pelo motor eléctrico, caixa de transmissão com relação fixa, sistema de arrefecimento e unidades de comando electrónicas integradas. Este potente grupo de propulsão eATS tem uma potência máxima (pico) de 150 kW/204 CV e de 70 kW/95 CV permanente com um binário de 362 Nm. A tracção é no eixo dianteiro.

Mercedes-Benz eVito Tourer, vão do motor — Source: Mercedes-Benz

O motor eléctrico trifásico de 6 polos, é um motor assíncrono de indução de rotação, tendo a dupla função de gerar energia mecânica para a propulsão do veículo, bem como produzir energia eléctrica para carregar a bateria, na fase de regeneração. Um sistema de refrigeração a circuito fechado, com água e glicol, garante a manutenção ideal da temperatura do estator, evitando o sobreaquecimento do motor e dos seus vários componentes.

Por motivos de eficiência energética, o eVito Tourer está limitado a uma velocidade operacional máxima de 140 km/h, todavia, opcionalmente, com uma configuração especial, a velocidade máxima pode ser aumentada até aos 160 km/h.

A bateria de alta-tensão de iões de lítio tem uma capacidade de 100 kW (90 kW úteis), está colocada por baixo do piso do eVito Tourer e tem um peso de aproximadamente 700 kg, incluindo toda a sua estrutura de protecção em caso de colisão. O seu posicionamento, baixo e central, garante também uma boa estabilidade ao veiculo. A bateria tem uma garantia total de 8 anos ou de 160.000 km.

Com a carga da bateria a 100%, o eVito oferece uma autonomia de cerca de 360 km, sempre dependendo da forma de condução, peso, condições ambientais, morfologia do terreno, tipo de percurso e velocidade.

O consumo (WLTP) declarado pela Mercedes-Benz é de 27,9 a 28,1 kWh/100 km.

SISTEMA DE RECARGA RÁPIDA DA BATERIA E RECUPERAÇÃO

O eVito Tourer é equipado de série com um AC OBC (Alternating Current On-Board Charger – carregador interno a corrente alternada) arrefecido a água, com uma potência de 11 kW. Isto significa que está preparado para ser carregado com corrente alternada (AC) em casa (por exemplo: a Mercedes-Benz Wallbox Home) ou em qualquer estação de carregamento pública. Utilizando a conexão AC trifásica com uma potência de 11 kW, o tempo necessário para carregar a bateria de 0% a 100% é de cerca de 10 horas; no caso se utilize uma corrente monofásica de até 7,4 kW, o tempo de carregamento é de cerca de 15 horas.

Mercedes-Benz eVito Tourer, acesso às fichas de conexão AC e CCS — Source: Mercedes-Benz

O carregamento da bateria do eVito pode ser efectuado utilizando a conexão Type 2 (AC – Alternating Current, corrente alternada com tomada de carga com 3 fases) ou Combo 2 (CCS – Combined Charging System), que se encontram no interior da tampa localizada no lado esquerdo do pára-choques dianteiro.
Com a tomada de carga CCS permite o carregamento com corrente contínua (DC – Direct Current). Nesta modalidade, o eVito está preparado, de série, para suportar uma potência máxima de carga de até 50 kW o que permite carregar a bateria de 10% a 80% em cerca de 80 minutos. Opcionalmente, está disponível o equipamento que permite suportar uma potência máxima de carga de até 110 kW, o que consente carregar a bateria de 10% a 80% em menos de 45 minutos.

Graças ao inteligente sistema de gestão operacional, o eVito Tourer carrega a bateria também durante a marcha, denominada “recuperação”. Isto acontece quando o veículo se encontra numa descida ou em fase de abrandamento, como também durante as travagens. O condutor tem uma enorme influência sobre o nível e a eficiência da recuperação, dependendo da forma como conduz e da utilização do modo de recuperação utilizado “DAuto” ou manual. O condutor tem ainda à sua disposição 3 diferentes programas de condução que visam a eficiência energética, seleccionáveis através dos específicos botões situados na consola central: o modo Comfort, Economy e Economy Plus. A cada arranque, o programa pré-definido é automaticamente o Economy.

O CONFORTO

O condutor do eVito Tourer pode beneficiar das soluções de conectividade oferecidas pelo “Mercedes PRO connect”, o qual engloba dois serviços: “Connectivity Package” e “Digital eVan Management”. Destacamos uma das vantagens oferecidas pelo serviço “Remote eCharging”, através da “Mercedes PRO connect App”, a qual permite programar previamente a temperatura no interior do habitáculo do eVito Tourer, proporcionando um ambiente confortavelmente climatizado antes de retirar o cabo da tomada de carga e iniciar a viagem — isto sem prejudicar o nível de carga da bateria, pois, o sistema utiliza a corrente da rede e não da bateria.

Mercedes-Benz eVito Tourer, suspensão pneumática AIRMATIC — Source: Mercedes-Benz

O extremo conforto para os ocupantes do eVito Tourer, durante a viagem, é garantido também pelo novo sistema de suspensão pneumática AIRMATIC.

Não importa se o piso da estrada estiver cheio de irregularidades, o AIRMATIC garante que os passageiros tenham sempre o máximo conforto e não sejam incomodados pelas irregularidades do piso da estrada. Excelente nas juntas de dilatação das pontes, nas lombas de redução de velocidade e até nas estradas de paralelos.


Related Posts

  • Porquê e quando escolher um BEV.
  • O que necessito para ter o melhor aproveitamento de um BEV.
  • Sistemas de carregamento.

Comentários