O VOLVO FH ELECTRIC CONQUISTA O PRÉMIO

O VOLVO FH ELECTRIC CONQUISTA O PRÉMIO "TRUCK OF THE YEAR 2024”

Este artigo está também disponível em: fr es it en de

Nuno NUNO

Source: Volvo Trucks

A VOLVO TRUCKS CONQUISTA O PRÉMIO “TRUCK OF THE YEAR 2024” PARA O VOLVO FH ELECTRIC

A Volvo Trucks conquistou o prestigiado prémio da indústria, o “Truck of the Year 2024”, para o seu Volvo FH Electric, sendo a 1ª vez que um camião pesado elétrico ganha o este prémio.

Ao explicar a sua decisão, o júri elogiou o desempenho do camião FH Electric, destacando qualidades como a aceleração contínua, o silêncio e o comportamento sem vibrações.

Gianenrico Griffini e Roger Alm — Source: Volvo Trucks
Gianenrico Griffini e Roger Alm — Source: Volvo Trucks

«Com a introdução do FH Electric, a Volvo Trucks apresentou uma gama de veículos elétricos a bateria de última geração, adequada a uma vasta gama de operações de transporte. É a prova de que a transição energética está a ganhar força, mesmo no ambiente empresarial desafiante dos dias de hoje», afirmou Gianenrico Griffini, Presidente do International Truck of the Year.

«Estou muito orgulhoso por o nosso FH Electric ter ganho este prémio altamente respeitado. Pela primeira vez na história, a indústria dos transportes escolheu um veículo elétrico como Camião do Ano», comentou Roger Alm, Presidente da Volvo Trucks que recebeu o prestigiado prémio, durante a cerimónia de entrega de prémios que decorreu na Exposição de Transportes Solutrans, em Lyon, França.

«O FH Electric representa uma nova era nos camiões e ganhar este prémio mostra claramente que a mudança para o transporte com emissões zero está a acontecer aqui e agora. Quero agradecer sinceramente a todos os que contribuíram para este sucesso.

«Baseia-se num excelente trabalho de equipa entre os nossos colegas do Grupo Volvo e numa estreita cooperação com os nossos estimados clientes, parceiros e fornecedores», acrescentou Roger Alm.

FH Electric_Truck of the Year 2024 — Source: Volvo Trucks
FH Electric_Truck of the Year 2024 — Source: Volvo Trucks

Vencer pela quarta vez

É importante reforçar que esta é a 4ª vez que o icónico modelo FH da Volvo é nomeado Camião do Ano. O FH é um dos modelos de maior sucesso de sempre da indústria, com quase 1,4 milhões de camiões vendidos em todo o mundo.

O FH Electric pode operar com um total de 44 toneladas. A produção do FH Electric começou em 2022 na fábrica da Volvo em Gotemburgo, Suécia, e a produção na fábrica em Ghent, Bélgica, começou em 2023.

Um programa completo de camiões elétricos

A Volvo Trucks foi o 1º fabricante global a iniciar a produção em série de camiões elétricos já em 2019, e hoje tem uma ampla linha elétrica com um total de 6 camiões elétricos concebidos para lidar com uma grande variedade de tarefas de transporte. A Volvo Trucks lidera o mercado de camiões pesados na Europa com uma quota de mercado de 49%.