VOLVO TRUCKS INICIA PRODUÇÃO EM SÉRIE DE CAMIÕES PESADOS ELÉTRICOS

VOLVO TRUCKS INICIA PRODUÇÃO EM SÉRIE DE CAMIÕES PESADOS ELÉTRICOS

Este artigo está também disponível em: it en fr es

Nuno NUNO

Source: Volvo Trucks

A Volvo Trucks inicia a produção em série das versões elétricas da linha de produtos mais importante da empresa, os camiões pesados: Volvo FH, Volvo FM e Volvo FMX. Estes camiões podem operar com um peso total de 44 toneladas e os três modelos representam cerca de dois terços das vendas da empresa.

Com estes novos modelos, a Volvo Trucks fica agora com seis modelos de camiões elétricos em produção em série — a mais ampla linha de camiões elétricos do setor.

«Este é um marco e a prova que estamos a liderar a transformação na indústria. Faz menos de dois anos que lançámos os nossos primeiros modelos de camiões elétricos pesados. Agora estamos a aumentar o volume de produção e a entregar estes fantásticos camiões aos nossos clientes por toda a Europa, e mais tarde também a clientes na Ásia, Austrália e América Latina», diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.

Gama de camiões eléctricos pesados — Source: Volvo Trucks

A produção em série dos camiões elétricos mais pesados da Volvo começará na fábrica de Tuve em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano na fábrica de Ghent, na Bélgica. A Volvo produz os camiões elétricos na mesma linha de produção dos camiões convencionais, o que confere alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova fábrica de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

A procura por camiões elétricos está a aumentar rapidamente em muitos mercados, é notória a necessidade que existe dentro do setor, fazendo com que os transportadores transitem para veículos livres de combustíveis fósseis atingindo assim as suas metas de sustentabilidade. O portfólio de viaturas elétricas da Volvo Trucks pode abranger cerca de 45% de todas as mercadorias transportadas na Europa atualmente (de acordo com as estatísticas do Eurostat “Transporte rodoviário de mercadorias por distância”, 2018, 45% de todas as mercadorias transportadas por estrada na Europa percorrem uma distância inferior a 300 km).

Produção de camiões eléctricos pesados — Source: Volvo Trucks

«Vendemos cerca de 1.000 unidades de camiões elétricos pesados e mais de 2.600 de camiões elétricos no total. Esperamos que as vendas aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos camiões que vendemos globalmente devem ser elétricos», comenta Roger Alm.

A linha elétrica de seis modelos de camiões da Volvo Trucks abrange uma ampla gama de aplicações, como distribuição urbana e tratamento de resíduos urbanos, transporte regional e trabalhos de construção.

Comentários