PRIMEIRO ETGM A ROLAR SILENCIOSAMENTE POR LISBOA

PRIMEIRO ETGM A ROLAR SILENCIOSAMENTE POR LISBOA

Nuno NUNO

Source: MAN Truck & Bus

O PRIMEIRO CAMIÃO ZERO EMISSÕES MAN ETGM DA TJA – TRANSPORTES J. AMARAL, S.A, JÁ ESTÁ NA ESTRADA AO SERVIÇO DO ALDI

Foi no passado mês de Maio que o totalmente elétrico, silencioso e altamente eficiente MAN eTGM, deu inicio à sua primeira viagem pelas estradas na zona da Grande Lisboa.

Completou de forma eficiente um percurso de 92 km, consumiu um total de 96,2 kW de energia, ou cerca de 1,04 kW/km, regressando no final às instalações do Aldi, na Moita, ainda com 48% de bateria disponível.

O novo MAN e-TGM da TJA ao serviço do Aldi — Source: MAN Truck & Bus

Estes valores foram alcançados graças à tecnologia eficiente do MAN eTGM e a uma notável taxa de recuperação de energia. A energia para a viagem foi fornecida por 12 baterias de iões de lítio NMC altamente eficientes com 185 kWh de capacidade montadas de forma a poupar espaço e não foi necessário nenhum carregamento intermédio.

Sendo o MAN eTGM um veículo com um peso bruto total de 26 toneladas, assegura uma autonomia fiável de 190 km e funções de carregamento rápido, que satisfaz todos os requisitos de utilização prática.

Este impressionante e flexível camião zero emissões está ainda equipado com uma caixa de frio do parceiro Costa & Reis, Lda, cujo pavimento é de material topo de gama da marca Lamberet, eliminando todos os ruídos consequentes das cargas e descargas.

O novo MAN e-TGM da TJA ao serviço do Aldi — Source: MAN Truck & Bus

Tem ainda, um motor de frio 100% eléctrico da Carrier e uma plataforma elevatória da Dhollandia também 100% eléctrica. Todo este equipamento de última geração, funciona graças a um conjunto de baterias desenvolvido pela empresa Addvolt.

Este conjunto de requisitos e soluções inovadoras tornam o MAN eTGM, a escolha de eleição da TJA e do Aldi que apostam, cada vez mais, na inovação e em estratégias de sustentabilidade e diminuição do impacto ambiental das suas atividades.

Comentários