NOVA DAF XD EM PORTUGAL

NOVA DAF XD EM PORTUGAL

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

APRESENTADA A NOVA GERAÇÃO DAF XD EM PORTUGAL

Após dois meses em que a DAF andou a percorrer toda a Espanha, no dia 17 de maio de 2023 o evento chegou a Portugal, no Concessionário ACRV, que recebeu a Nova Geração da DAF XD.

Na primeira parte da Digressão DAF XD Ibéria, o evento marcou presença cidades de Barcelona, Logronho, Lugo, Albacete, Sevilha, Toledo, Valência e Granada.

DAF XD — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
DAF XD — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

A segunda parte desta digressão teve início em Lisboa, no Concessionário ARCV, num evento em ambiente descontraído e de convívio para os clientes convidados e alguma imprensa nacional, no qual o Jornal Strada também esteve presente.

A apresentação foi iniciada por Carla Garcia, Diretora Administradora Financeira e Desenvolvimento, onde salientou que este ano foi feito de grandes alterações, realizações e progressos e que é isto que os permite oferecer uma prestação de serviços de maior qualidade, mais rápida e mais eficiente.

De seguida, Marisa Simões, representante da família Simões, fez um breve discurso sobre a empresa onde salientou que a ACRV é uma empresa de fortes valores, respeito e transparência.

DAF XFC e XD — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
DAF XFC e XD — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

A explicação da Nova Geração DAF XD ficou a cargo de Nuno Mendes, Fleet Sales Area Manager da DAF Portugal, que iniciou a apresentação, relatando o início da história da empresa DAF e como têm vindo a evoluir cada vez mais ao ponto de a Nova Geração se tornar o ponto de referência para os camiões do futuro, sendo distinguida com Prémio “Truck of Year”.

Nuno Mendes salientou ainda todo o trabalho da DAF, onde por vários anos consecutivos é a marca que mais camiões vende na Europa, retendo 20,4% da quota do mercado, em 2022, o que reflete não só a qualidade e eficiência do produto, mas que também a confiança, respeito e fidelidade que os clientes têm pela empresa.

DAF XFC — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
DAF XFC — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

À Nova Geração de camiões XF, XG, XG+ foi atribuído o Prémio “Truck of the Year 2022”, devido à sua inovação e eficiência. Uma gama onde a DAF investiu bastante para encontrar soluções para um mundo que se encontra em constante mudança e a urgência de cuidar do meio ambiente é cada vez maior. Em 2020, a Comissão Europeia criou uma legislação que permitia às empresas desenvolver produtos diferentes, assim os veículos podiam ser completamente reconfigurados, desde que respeitassem as normas e tivessem como objetivo a redução da emissão de CO2, do consumo de combustível e também um maior conforto para os condutores,

Carla Garcia (ACRV) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Carla Garcia (ACRV) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Surgiu assim uma nova geração DAF e por fim o DAF XD, um camião que pode ser de construção ou distribuição, que tem como objetivo assentar em três pilares: a segurança, a eficiência do veículo e conforto.

Marisa Simões (ACRV) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Marisa Simões (ACRV) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Para o DAF XD foi desenvolvida uma cabine nova, com um conceito modular, onde cresce longitudinalmente e em altura, porém a estrutura base da cabina é a mesma, e isto permite um aumento significativo da segurança dos utilizadores do veículo. Caso haja um impacto frontal, isto permite que se desloque, saia do chassis e recue até 40 cm para trás. Isto faz com que, em caso de acidente, a cabina pode deformar, mas o condutor não sofre qualquer dano. Caso haja um impacto traseiro, a cabina também se encontra preparada para proteger o condutor e o passageiro na colisão.

Nuno Mendes (ACRV) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Nuno Mendes (DAF Portugal) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

A empresa também investiu fortemente na segurança ativa, com um pára-brisas que é 33% maior que a última geração DAF, permite uma visibilidade direta maior e pode ser complementado com uma janela de visão lateral, com um sistema de substituição dos espelhos por câmaras, o DAF Corner View e Visão Digital DAF. Sendo assim, neste momento o DAF XD é o veículo com maior visão direta no mercado.

A prioridade no desenvolvimento do camião DAF XD é “Olhos na estrada, mãos no volante”, por isso todas as funções principais encontram-se no volante e as secundárias num painel à direita.

Como o desenvolvimento deste veículo também se foca no pilar da eficiência, o pára-brisas além de oferecer uma grande visão direta, a DAF também investiu na área da dinâmica no desenvolvimento desta cabina e melhoraram em 22% o seu coeficiente aerodinâmico, em comparação com a última geração.

Jesús Gonzáles (DAF) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Jesús Gonzáles (DAF) — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Também diminuíram significativamente as entradas de ar, portanto dentro do motor só passa o ar necessário para o funcionamento do veículo. Para reduzir o turbilhão aerodinâmico por debaixo do chassis, há uma placa inferior que é transversal a qualquer veículo desta gama, à exceção o de construção, e permite reduzir o consumo de combustível.

A DAF também investiu nos motores, na cadeia cinemática, nas unidades do tratamento de gases de escape, na integração com as caixas de velocidades automática e controlo do sistema de injeção. O DAF XD está equipado com um motor de 12 litros, com novos injetores e o aumento da pressão de injeção, novo bloco de cilindros, pistões redesenhados com novas coberturas, um compressor de 2 cilindros e uma bomba de óleo com controlo de fluxo, permitindo uma maior eficiência em termos de consumo energético do próprio veículo.

Janela de proximidade — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Janela de proximidade — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Foi integrado o sistema multi-binário, o que permite que o camião na última velocidade possa ter mais de 250 mil metros de dinâmica disponível, assim o camião consegue circular a velocidades mais altas e reduzir o consumo de combustível.

Todas estas alterações, modificações e inovações permitem assegurar que o consumo de combustível é até menos 10%, o que resulta menos emissões de CO2.

Câmaras exteriores — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Câmaras exteriores — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Por fim, no que diz respeito ao pilar do conforto, foi referido que houve uma grande preocupação relativamente aos motoristas e diversos condutores da Europa contribuíram para que fosse possível formular uma cabina com o conforto necessário.

A cabina tem três níveis, o túnel do motor baixou 32 cm e ganhou volumetria interna, maior espaço, o que permite maior mobilidade para o condutor. O facto de que a cabina é aerodinâmica também contribui para mais espaço à frente e cerca de 15 cm a mais de espaço atrás, em comparação com as antecessoras. A nova geração DAF XD pode ser equipada com Day Cab, Sleeper Cab ou Sleeper High Cab, numa gama completa de configurações com 2, 3 e 4 eixos, para tratores ou rígidos.

Visão Digital (da Câmara esquerda — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)
Visão Digital (da Câmara esquerda — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Para finalizar esta breve apresentação sobre este novo camião inovador, Jesus Gonzalez, o responsável pelo departamento de engenharia de vendas da DAF em Portugal, salientou o compromisso da DAF em reduzir o consumo de combustível, reduções de CO2 e o objetivo de desenvolverem camiões com motores mais eficientes.

Interior da cabina com destaque para a janela de proximidade e DAF Corner View — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Interior da cabina com destaque para a janela de proximidade e DAF Corner View — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

Este evento contou ainda com a presença dos responsáveis da marca a nível ibérico, e de todo o apoio do staff do departamento de Engenharia de Vendas da DAF e da sua Equipa Comercial, da rede de concessionários DAF, tais como Juno Cesário, responsável pelo departamento de peças da DAF e Pedro Inácio, responsável pelo departamento pós-venda da DAF em Portugal.

Equipa da ACRV/DAF — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)
Equipa da ACRV/DAF — Source: Nuno Almeida (Jornal Strada)

As características da Nova Geração DAF XD respondem às grandes exigências dos veículos de distribuição na circulação entre cidades, onde é necessário serem silenciosos, limpos, salvaguardar os utentes vulneráveis da estrada, corresponder aos novos padrões de segurança, eficiência e também conforto para o condutor, o que oferece um excelente ambiente para conduzir, trabalhar e descansar e permite que este camião seja considerado o futuro da distribuição e transporte profissional.

A Nova Geração DAF XD, que partilha o ADN das séries DAF XF, XG e XG+, foi nomeado Camião Internacional do Ano 2023 (Truck of the Year 2023).