IAA TRANSPORTATION 2022

IAA TRANSPORTATION 2022

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

Table of Contents

UMA FEIRA REINVENTADA

Na IAA TRANSPORTATION 2022 em Hannover, os fabricantes de camiões revelaram várias inovações importantes. O jornalstrada esteve presente e apresentamos aqui o resumo de algumas das novidades presentes na Feira.

Uma das entradas para a IAA — Source: IAA/VDA

IVECO

A IVECO revelou o seu novo Daily elétrico, com um motor elétrico com potência máxima de 190 cv, binário de 400 Nm e velocidade máxima de 120 km/h. O modo One Pedal Drive converte a energia cinética dos travões em eletricidade enquanto reduz o desgaste das pastilhas. As baterias têm configuração modular (o cliente pode escolher quantos packs quer instalar, máximo até 3) para uma autonomia até 400 km.

O novo IVECO eDaily — Source: IVECO

A IVECO anunciou também a assinatura de um acordo com a Petit Forestier para o fornecimento de 2.000 eDaily.

O FCEV Daily de 90 kW movido a hidrogénio com um motor elétrico Hyundai de 140 kW é uma versão futurista com a colaboração da Hyundai Motor Company. A autonomia prevista, neste caso, é de cerca de 350 km num “abastecimento” de 15 minutos.

O recém-apresentado NIKOLA TRE 6×2 H2 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

O stand da IVECO na IAA TRANSPORTATION foi partilhado com o seu parceiro Nikola. O fabricante de camiões BEV e FCEV apresentou alguns exemplos do Nikola Tre: o 4×2 para o mercado europeu em versão totalmente elétrica e o 6×2 — também para o mercado europeu — com células de combustível (o último caso é um protótipo).

NIKOLA TRE 4×2 — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

DAF

A DAF, apresentou o camião de distribuição XD que completa a linha da nova geração e está pronto para os combustíveis alternativos. O camião XD, foi galardoado com o prémio “Truck of the Year 2023”.

A entrega do “Truck of the Year” à DAF pelo DAF XD — Source: IAA/VDA

De cabina rebaixada, pára-brisas estendido, luzes LED standard e Corner View e aerodinâmica aprimorada foram algumas das principais características do veículo equipado com um motor diesel otimizado Paccar MX- 11.

O galardoado DAF XD — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

As versões totalmente elétricas do XD e XF estarão em produção a partir do início de 2023. Os modelos XD e XF da DAF também foram lançados com a adição de um “C” para off-road adequado ao uso da atividade de construção.

MERCEDES-BENZ

A Daimler Truck também apresentou a evolução do FUSO Canter eletrificado, o eCanter, também modular em número de baterias e autonomia até 200 km.

O novo FUSO Canter eléctrico — Source: Daimler Trucks

O camião Mercedes-Benz eActros LongHaul, foi galardoado com o prémio “Truck of the Year 2023”, na categoria “Truck Innovation Award”.

O galardoado eActros — Source: Daimler Trucks

MAN

A MAN exibiu pela primeira vez o protótipo de camião elétrico revelado há alguns meses e demonstra claramente a sua visão para a transição energética. O camião elétrico MAN de médio e longo curso, promete uma autonomia de 600 a 800 km e que em breve irá beneficiar de uma nova fábrica de produção de baterias anunciada para Nuremberg.

O stand da MAN Truck & Bus — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

FORD TRUCKS

A Ford Trucks apresentou o seu primeiro camião elétrico protótipo, que é um veículo com um design futurista para recolha de lixo, com baterias de 392 kWh e capacidade de carga até 26 toneladas. As baterias são fornecidas pela Akasol e os primeiros camiões serão produzidos na Turquia a partir de 2024. A Ford Trucks também anunciou planos para atingir 50% das suas vendas na Europa apenas com camiões elétricos até ao final desta década.

O stand da FORD Trucks — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

QUANTRON

A IAA TRANSPORTATION 2022 foi uma oportunidade de ouro para a Quantron, a fabricante alemã que tem vindo a desenvolver os seus camiões elétricos. A Quantron apresentou em Hannover um camião leve (o QLI) com peso bruto entre as 3,5 e as 7,2 toneladas, disponível nas versões totalmente elétrica e FCEV. A Quantron prometeu disponibilidade do veículo — com de 44 toneladas para a maioria dos mercados e carga útil ainda maior para os mercados escandinavos, até ao próximo ano. A autonomia entre 600 e 700 km na versão FCEV equipada com a última geração de células de combustível Ballard, bem como o eixo eletrificado eGen Power 130 D da Allison. O tanque integrado no chassis pode conter até 54 kg de hidrogénio. O camião na mesma configuração também está disponível numa versão menor de 27 toneladas.

O stand da QUANTRON — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

VOLVO TRUCKS

A Volvo Trucks, que já conta com um portfólio bastante grande de camiões elétricos (a produção em massa dos pesados começou recentemente), sendo que o próximo caminho levará ao uso do hidrogénio, com os primeiros testes em clientes programados já para 2025. A marca sueca também apresentou um eixo eletrificado destinado aos camiões BEV e FCEV que permitirá maior liberdade de design e, mais importante, mais espaço para abrigar as baterias, o que resultará em maior autonomia do veículo.

O stand da Volvo Trucks — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

VOLTA TRUCKS e TEVVA

A IAA também contou com a estreia da Volta Trucks, que apresentou o Volta Zero tendo a empresa anunciado o início da produção em massa do camião elétrico em Steyr, na Áustria, assim como também o fabricante de camiões elétricos (e hidrogénio), a Tevva. Os britânicos trouxeram para o evento, um veiculo de 7,5 toneladas com várias configurações, bem como o protótipo do novo camião a hidrogénio de 19 toneladas, com autonomia prevista de cerca de 500 km e recarga possível em apenas 10 minutos. A Tevva iniciou a produção do camião de 7,5 toneladas no Reino Unido e tem o seu grande foco não só na Europa mas também nos Estados Unidos.

O stand da TEVVA — Source: Giancarlo Terrassan (Jornal Strada)

Comentários