700 IVECO S-WAY LNG NO GRUPO EDEKA

700 IVECO S-WAY LNG NO GRUPO EDEKA

Nuno NUNO

Source: IVECO

ATÉ 2025, A CADEIA DE SUPERMERCADOS ALEMÃ EDEKA VAI CONVERTER A SUA FROTA DE 700 VEÍCULOS COM CAMIÕES IVECO S-WAY LNG, PARA BAIXAR AS EMISSÕES DE CO2

A IVECO, líder em veículos comerciais com propulsões alternativas, vai apoiar a cadeia de supermercados alemã EDEKA Minden-Hannover por via do fornecimento de um total de 700 camiões IVECO S-WAY LNG para a conversão, até 2025, de toda a frota da empresa de motores a gasóleo para propulsores a LNG (Liquid Natural Gas).

No seu trajeto rumo a uma cadeia de abastecimento sustentável, a EDEKA já tinha encomendado os primeiros 275 camiões IVECO S-WAY LNG em 2022 e 2023, para os juntar aos 80 camiões IVECO a LNG que operam na sua frota ecológica, alavancando o seu primeiro posto de abastecimento de Bio-LNG nas instalações do centro logístico da EDEKA em Lauenau, Alemanha.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO
IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

«Até 2025, pretendemos converter toda a nossa frota de camiões — cerca de 700 veículos — em camiões IVECO LNG e fazer uma utilização 100% a bio-LNG», declarou Mark Rosenkranz, porta-voz do Conselho de Administração da EDEKA Minden-Hannover.

«A nossa frota de camiões é a espinha dorsal de todas as nossas operações logísticas e, por conseguinte, a espinha dorsal do abastecimento de bens alimentares na nossa área de distribuição. A mudança para o Bio-LNG é uma alavanca fundamental para reduzir a nossa pegada de CO2.

«Desta forma, cumprimos a nossa responsabilidade social em termos de uma maior proteção do clima. Isto é extremamente importante porque os nossos veículos fazem muitos quilómetros, percorrendo, muitas vezes, centros urbanos altamente congestionados. Ao utilizar o bio-LNG, estamos a contribuir para reduzir significativamente os níveis de emissões em áreas urbanas. Além disso, os camiões movidos a gás são muito mais silenciosos do que os veículos a diesel convencionais».

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO
IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

Giandomenico Fioretti, Diretor de Propulsões Alternativas da Unidade de Negócio de Camiões IVECO, comentou: «O Bio-LNG é o único combustível renovável atualmente disponível em larga escala. Com os nossos S-WAY LNG, o transporte rodoviário de mercadorias sem emissões é, agora, uma realidade para a EDEKA Minden-Hannover, graças à tecnologia avançada dos nossos veículos, a qual contribui para a redução das emissões de CO2 e da poluição sonora.

«O seu plano para a substituição de toda a sua frota de 700 veículos pelos nossos camiões a LNG é também um claro voto de confiança na experiência da marca IVECO no domínio do gás natural, o que motiva os nossos sinceros agradecimentos».

Já encomendados: Chassis S-WAY LNG com caixa isotérmica e tratores S-WAY LNG

Dos 275 veículos encomendados em 2022 e 2023, 220 são chassis S-WAY LNG de 3 eixos com caixa isotérmica. Apresentam um chassis standard 6×2 com suspensão 100% pneumática, com um peso bruto tecnicamente admissível de 26 toneladas, uma ampla cabina Active Space, um terceiro eixo elevável e direcional e um motor a gás Cursor 13 de 460 cv, compatível com as normas de emissões Euro VI E.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO
IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

O depósito de LNG de 540 litros, instalado no lado esquerdo, tem capacidade para armazenar um mínimo de 195 kg de biogás líquido, permitindo uma autonomia de até 800 km.

Os restantes 55 camiões encomendados são unidades de tração (tratores) S-WAY LNG. Estes veículos 4×2 apenas diferem das unidades de chassis pelo seu peso bruto total tecnicamente admissível de 44 toneladas, com o motor e o depósito de gás dimensionados em conformidade.

Graças aos S-WAY LNG, a EDEKA Minden-Hannover conseguirá reduzir significativamente as emissões de dióxido de azoto e de partículas, bem como diminuir as emissões médias de CO2 em 95%, dependendo das matérias-primas, comparativamente aos camiões a gasóleo que vão substituir na sua frota.

Para além do baixo consumo, os veículos IVECO LNG da EDEKA Minden-Hannover têm, também, a vantagem do baixo ruído de uma motorização a gás, mostrando-se, por isso, como soluções perfeitas para zonas com limites ambientais e de trânsito e para entregas noturnas, diretamente nos estabelecimentos comerciais.

IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO
IVECO S-WAY LNG — Source: IVECO

O potencial de redução de gases com efeito de estufa é enorme: durante a realização de um teste, a EDEKA Minden-Hannover conseguiu reabastecer três IVECO S-WAY LNG com 20.583 kg de bio-LNG puro. Só isto, permitiu a este grupo de empresas, organizadas sob a forma de cooperativa, reduzir a sua pegada de CO2 em 81 toneladas, numa base well-to-wheel, ou seja, aproximadamente 84% de redução das emissões de CO2 em comparação com o gasóleo.

Camiões da EDEKA Minden-Hannover com equipamento personalizado para uma vida a bordo de alta qualidade

Para oferecer aos motoristas um ambiente de trabalho ideal, os novos S-WAY LNG estão equipados com uma vasta gama de comodidades a pedido da EDEKA Minden-Hannover. Para além do ar condicionado totalmente automático e do aquecimento auxiliar, os bancos Hi-Comfort com apoio lombar e uma função de arrefecimento e aquecimento de três níveis, asseguram também a temperatura perfeita um bom ambiente a bordo da cabina.

O volante multifunções revestido a couro, as cortinas pára-sol nos vidros laterais, a caixa de isolamento térmico, o sistema de infotainment, compartimentos de arrumação/bagagem de grandes dimensões e o beliche elevado com rede de segurança contribuem, igualmente, para a excelente qualidade de vida a bordo.