PNEUS PARA AUTOCARROS ELÉTRICOS

PNEUS PARA AUTOCARROS ELÉTRICOS

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

MICHELIN X INCITY EV Z, O PNEU ESPECIALMENTE CONCEBIDO PARA AUTOCARROS URBANOS ELÉTRICOS

O MICHELIN X Incity EV Z é uma gama de pneus que combina segurança, durabilidade e respeito pelo meio ambiente, oferecendo uma maior capacidade de carga. Disponível na medida 275/70 R 22.5, a mais standard montada nos autocarros urbanos, foi especialmente concebido para equipar veículos elétricos e, graças às suas excecionais prestações adapta-se, também, aos veículos convencionais, com motores de combustão interna.

Atualmente, circulam na Europa cerca de 5.000 autocarros elétricos, e a previsão é de que este número seja multiplicado por dez em somente cinco anos. Com esta nova gama, a Michelin apoia a transição para soluções de mobilidade elétrica mais limpas, eficientes e com maior autonomia. Um argumento decisivo para contribuir para o alcançar de cidades mais sustentáveis.

Michelin X Incity EV Z — Source: Michelin

Para adaptar-se ao incremento de peso registado pelos autocarros elétricos, devido às baterias, sem reduzir o número de passageiros transportados, o pneu MICHELIN X Incity EV Z conta com uma superior capacidade de carga, que alcança até 8 toneladas por eixo em montagem simples.

O MICHELIN X Incity EV Z proporciona uma duração melhorada em 10%, graças às tecnologias INFINICOIL e DURACOIL utilizadas na sua estrutura, e ao seu composto de borracha FORCION. Ao mesmo tempo, foi dispensada especial atenção à proteção das paredes laterais contra os toques com as bermas e passeios.

O desenho de escultura evolutivo, com tecnologia MICHELIN REGENION, garante um elevado nível de aderência e motricidade durante toda a vida útil do pneu, e permite-lhe dispor da certificação 3PMSF, para a mobilidade no inverno sobre a neve.

A resistência ao rolamento melhorada em 13%, graças à tecnologia POWERCOIL, permite que o MICHELIN X Incity EV Z aumente a autonomia nos veículos elétricos, e reduza o consumo de combustível nos veículos convencionais.

A medida MICHELIN 275/70 R 22.5 X Incity EV Z 152/149J está disponível a partir de 1 de maio.

Michelin X Incity EV Z — Source: Michelin

A performance global do pneu MICHELIN X Incity EV Z resulta da combinação de cinco tecnologias inovadoras e patenteadas:

  • ESTRUTURA MICHELIN INFINICOIL: Pneu envolto por um cabo de aço enrolado em contínuo (até 400 m de comprimento), que reforça e confere mais estabilidade e resistência à carcaça durante toda a sua vida útil. Um pneu com INFINICOIL dura mais, é mais seguro e admite maior carga.
  • ESTRUTURA MICHELIN DURACOIL: Talão reforçado com uma capa de nylon de alta resistência, que envolve o aro metálico. Permite uma maior resistência à fadiga da carcaça na zona do talão, e garante uma maior taxa de recauchutagem.
  • ESTRUTURA MICHELIN POWERCOIL: Nova geração de cabos de aço mais resistentes proporciona uma melhor resistência à oxidação e um maior poder de flexão. Aquecem menos quando da flexão e reduzem a resistência ao rolamento.
  • COMPOSTO MICHELIN FORCION: Novo componente de reforço que torna o composto de goma mais coesivo, e mais resistente às agressões, aos cortes e aos arrancamentos, o que permite aumentar o rendimento quilométrico.
  • ESCULTURA MICHELIN REGENION: Escultura evolutiva que permite a regeneração com o uso. Os canais vão-se abrindo a medida do desgaste, para manter um elevado nível de aderência.

Comentários