O NOVO OPEL VIVARO

O NOVO OPEL VIVARO

Nuno NUNO

Source: Opel

A OPEL APRESENTOU O NOVO OPEL VIVARO, MAIS ELEGANTE, POLIVALENTE E SUSTENTÁVEL

Um veículo polivalente com uma aparência elegante: eis o novo Opel Vivaro, apresentado pela marca alemã. As empresas podem contar com as virtudes comprovadas deste versátil veículo comercial e também beneficiar de muitas novas caraterísticas e funcionalidades.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Pela primeira vez, o Vivaro — tal como os outros modelos Opel — apresenta o inconfundível design dianteiro Opel Vizor, que se alonga até aos faróis LED opcionais. Para além disso, o novo Vivaro facilita as atividades profissionais: com um total de 18 sistemas de assistência de última geração, incluindo o Dynamic Surround Vision, todas as deslocações tornam-se mais seguras e agradáveis.

Com o novo Vivaro, a Opel continua a sua ofensiva de eletrificação, tornando-se mais moderno, mais sustentável e, acima de tudo, com maior autonomia. O novo Vivaro Electric oferece até 350 km de autonomia de condução (de acordo com o WLTP). Também única neste segmento é a “e-Power Take-off Unit” (Unidade e-Tomada de Energia), que pode ser utilizada para alimentar outros dispositivos eléctricos com energia da bateria de tração.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

O novo Vivaro também está disponível como um veículo de transporte a pilha de combustível de hidrogénio, agora num nível mais avançado. Por conseguinte, cada empresa pode optar pelo tipo de propulsão que preferir.

O novo Vivaro já está disponível para encomenda: no caso da nova versão Vivaro Electric, os preços começam nos 36.543,35 euros (sem IVA); na versão furgão, generosamente equipada, com um eficiente motor Diesel, os preços começam nos 31.895 euros (IVA incluído).

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Florian Huettl, CEO da Opel afirma: «O nosso campeão de vendas, o Opel Vivaro, está agora ainda mais moderno, prático e sustentável. Com um novo cockpit digital, uma autonomia eléctrica ainda mais alargada e a inovadora opção HYDROGEN, este versátil veículo é o coração da nossa ofensiva nos VCL. Isto significa que cada empresa pode encontrar o Vivaro mais adequado às suas necessidades».

Elegante, eletrificado e prático: o novo Vivaro combina caraterísticas de automóvel e de VCL

Versátil e prático na utilização quotidiana, o novo Vivaro é também esteticamente atraente. O bestseller dos VCL da Opel — tal como o seu irmão mais pequeno, o Opel Combo — introduz pela primeira vez o caraterístico design Opel Vizor no segmento dos VCL. O Vizor estende-se harmoniosamente pela frente do veículo, integrando os faróis e o emblema Opel Blitz ao centro.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

O novo Vivaro Electric está disponível com uma bateria de 50 kWh ou 75 kWh. Com a bateria de 75 kWh, mais desenvolvida, é possível uma autonomia de até 350 km (WLTP) sem paragens para carregamento, ou seja, mais 20 km do que anteriormente.

Para garantir uma condução particularmente eficiente em termos energéticos, o Vivaro Electric dispõe de um sistema de travagem regenerativa que pode ser ajustado em 3 níveis de recuperação utilizando as patilhas de passagem de caixa atrás do volante. O veículo elétrico pode ser carregado rapidamente com o carregador de bordo de 11 kW, montado de série.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Numa estação de carregamento rápido de 100 kW DC, é necessária uma curta paragem de cerca de 38 minutos para a bateria de 50 kWh, e uma paragem de 45 minutos para a bateria de 75 kWh, de forma a carregar entre 5 a 80% da capacidade da bateria.

O novo Vivaro Electric é alimentado por um motor elétrico de 100 kW/136 cv. O binário máximo de 260 Nm está disponível desde o primeiro toque no acelerador, permitindo que o furgão acelere rapidamente até uma velocidade máxima de 130 km/h. Dependendo das suas preferências, os condutores podem escolher entre 3 modos de condução: Normal, Eco e Power.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Uma novidade absoluta é a possibilidade de utilizar a bateria de tração como fonte de energia para outros dispositivos elétricos. Isto funciona através da “e Power Take-off Unit” (inicialmente com 400 V), que pode ser ligada ao veículo. Desta forma, não são necessárias baterias ou geradores adicionais.

Além disso, com uma altura de cerca de 190 cm, o Vivaro Electric adequa-se ao estacionamento subterrâneo e, graças à prática conceção da bateria sob o piso, oferece uma versatilidade total em termos de utilização do espaço e de volume de carga.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Para os que pretendem uma condução zero emissões e um “reabastecimento” ainda mais rápido, a Opel irá oferecer, no futuro, o Vivaro HYDROGEN, mais desenvolvido. O veículo a pilha de combustível tem uma autonomia de mais de 400 km (WLTP) e pode ser reabastecido com hidrogénio em apenas alguns minutos. Motores diesel altamente eficientes com potências entre 88 kW/120 cv e 130 kW/177 cv completam a gama.

A gama de variantes de carroçaria é tão ampla como a de grupos propulsores: o novo Vivaro está disponível em dois comprimentos (4,98 m e 5,33 m), nas versões furgão de caixa fechada, crew cab (cabine dupla) e chassis-plataforma para adaptação a diversos formatos de carroçaria. Consoante a versão, o novo Vivaro oferece até 6,6 m3 de volume de carga e 1,4 toneladas de carga útil.

novo Opel Vivaro — Source: Opel
novo Opel Vivaro — Source: Opel

Como num automóvel: Vivaro com novo cockpit digital

O habitáculo do novo Vivaro acolhe o condutor e os passageiros com níveis de ergonomia, conforto e estilo semelhantes aos de um automóvel. Os novos sistemas de infoentretenimento e navegação, com um centro de informação ao condutor digital de 10 polegadas e um touchscreen de 10 polegadas, utilizam — pela primeira vez nos veículos comerciais ligeiros Opel — a plataforma integrada Snapdragon Cockpit da Qualcomm Technologies e permitem, entre outras funções, capacidades gráficas, multimédia e de visão computacional de última geração.

Os smartphones compatíveis podem ser carregados e conectados em modo wireless aos sistemas de infoentretenimento multimédia através dos protocolos Apple CarPlay e Android Auto.

18 avançados sistemas de assistência ao condutor tornam as deslocações de trabalho e as manobras mais fáceis e seguras. O novo sistema Dynamic Surround Vision é particularmente vantajoso, especialmente num furgão. O dispositivo é composto por duas câmaras, uma localizada por cima das portas traseiras e outra por baixo do espelho retrovisor exterior do lado do passageiro.