A NOVA GERAÇÃO DE VEÍCULOS COMERCIAIS LIGEIROS (LCV) DA OPEL TERÁ SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR (ADAS) DE SÉRIE
Os veículos comerciais ligeiros (LCV) são utilizados por pessoas com muito trabalho numa vasta gama de domínios. Quer se trate de aceder a estaleiros de construção, transportar encomendas ou equipamento de grandes dimensões, os LCV são veículos de trabalho flexíveis e modernos.
Os condutores dos novos Combo Electric, Vivaro Electric e Movano Electric (LCV), bem como dos seus irmãos com motor de combustão, irão apreciar a multiplicidade de Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor (ADAS) disponíveis que aliviam o stress e tornam a vida profissional mais segura.
As manobras em espaços confinados são um requisito frequente para os LCV. Nessas situações, os condutores querem saber exatamente o que se passa atrás e ao lado do seu veículo — para sua própria segurança e a dos outros. Para proporcionar aos condutores uma melhor visão do que os rodeia, os novos Combo e Vivaro estão disponíveis com Dynamic Surround Vision.
Dynamic Surround Vision: Câmaras exteriores e espelho retrovisor de alta-definição
O Dynamic Surround Vision combina duas câmaras — uma localizada por cima das portas traseiras e outra por baixo do espelho exterior do lado do passageiro — com um espelho retrovisor de alta-definição.
As duas imagens (da traseira do veículo — quando ativada pelo indicador de direção — a do ângulo morto lateral) são exibidas no espelho retrovisor. Os condutores do novo Combo e do Vivaro podem assim manobrar e fazer curvas com maior segurança e com um risco significativamente reduzido de não verem outros veículos, ciclistas ou peões.
A visão melhorada a toda a volta é apenas um dos benefícios líderes na sua classe proporcionados pelos ADAS para os novos Combo e Vivaro. A lista de até 18 assistentes eletrónicos (muitos de série) para ambos os modelos inclui também o Assistente Inteligente de Velocidade, o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, a Travagem de Emergência Avançada e o Alerta de Atenção ao Condutor. O Controlo Adaptativo da Velocidade de Cruzeiro (ACC), opcional, torna as viagens mais longas ainda mais relaxantes.
Aliviar o stress do trânsito lento: Novo Movano com condução autónoma de nível 2
O Controlo Adaptativo da Velocidade de Cruzeiro é também um dos 21 dispositivos ADAS que fazem do novo Movano o líder no seu segmento. Além disso, a sua combinação com o Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem, o Assistente de Congestionamento e a direção assistida elétrica fazem do novo Movano um dos primeiros veículos da sua classe a atingir o nível 2 de condução autónoma.
A condução autónoma de nível 2 significa que o veículo comercial ligeiro da Opel pode travar, acelerar e controlar a direção sozinho a velocidades até 30 km/h — desde que as mãos do condutor permaneçam sempre no volante. Por conseguinte, o condutor não precisa de acionar o acelerador ou os travões durante o trânsito lento, mantendo-se sempre alerta e pronto para assumir o controlo quando necessário.
O Alerta de Sonolência do novo Movano ajuda o condutor a manter-se sempre atento. O sistema avisa o condutor para fazer uma pausa após longos períodos ao volante. A lista abrangente de ADAS do novo Movano é completada por equipamento adicional, como o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Alerta de Colisão Frontal com Travagem de Emergência e o Assistente de Estacionamento.
Os utilizadores dos LCV têm sempre muito para fazer. A Opel sabe disso e age em conformidade. A nova geração de LCV da marca com o Blitz possui uma gama excecionalmente vasta de ADAS que aliviam o stress de um trabalho já de si exigente e o tornam também mais seguro.