FORD E-TRANSIT A HIDROGÉNIO EM TESTES

FORD E-TRANSIT A HIDROGÉNIO EM TESTES

Nuno NUNO

Source: Ford

A FORD VAI TESTES DURANTE 3 ANOS UNIDADES E-TRANSIT A CÉLULAS DE COMBUSTÍVEL A HIDROGÉNIO

A Ford lidera uma investigação sobre o potencial do hidrogénio como fonte de energia a bordo do seu aclamado veículo comercial 100% elétrico E-Transit.

O projeto baseado no Reino Unido irá esclarecer se a tecnologia de células de combustível de hidrogénio poderá ajudar a proporcionar aos clientes da E-Transit uma melhor autonomia de condução com zero emissões, com cenários de utilização intensiva de energia.

Parcialmente financiado pelo Advanced Propulsion Centre (APC), o consórcio da Ford formado por 6 líderes em tecnologia automóvel e parceiros operadores de frotas, irá, também, ajudar a determinar a necessária infraestrutura de apoio para o reabastecimento do hidrogénio.

A Ford Pro, a divisão de Veículos Comerciais (VC) e de serviços da companhia, irá utilizar o projeto-piloto para expandir a sua experiência em conversões, apoiando-se nos engenheiros locais e nos especialistas da E-Transit das instalações de Dagenham e do Centro Técnico de Dunton, no condado de Essex, no Reino Unido.

Tim Slatter, Presidente da Ford Grã-Bretanha, afirmou: «A Ford acredita que a principal aplicação das células de combustível poderá ser feita nos seus VC maiores e mais pesados, de forma a garantir que se mantêm isentos de emissões, satisfazendo, ao mesmo tempo, as elevadas necessidades diárias de energia que os nossos clientes exigem. A Ford tem uma história inigualável no sector dos VC graças à inimitável Transit, pelo que estamos fortemente motivados na exploração de novas formas de tornar os serviços de entregas limpos uma realidade, inclusivamente para os nossos veículos mais utilizados na estrada».

Ford E-Transit a hidrogénio para testes — Source: Ford
Ford E-Transit a hidrogénio para testes — Source: Ford

Integrar tecnologia automóvel de carbono zero

O projeto da Ford com o APC para a E-Transit a célula de combustível de hidrogénio validará a realidade comercial do veículo, unindo os conhecimentos especializados da Ford como líder há 57 anos do mercado de furgões no Reino Unido, com os peritos em células de combustível e operadores de frotas, incluindo a Ocado Retail.

Outros parceiros no projeto são a BP, na captação e utilização de hidrogénio e requisitos de infraestrutura; a Cambustion, responsável pelos testes do sistema de célula de combustível; a Viritech, na conceção de sistemas de armazenamento de hidrogénio; e a Cygnet Texkimp, como fornecedora das ferramentas em fibra de carbono dos tanques pressurizados.

As células de combustível de hidrogénio produzem eletricidade através da combinação de hidrogénio, existente num depósito a bordo, e oxigénio, tendo a água como única emissão daí resultante. Essencialmente, o sistema utiliza o tanque de hidrogénio como uma “bateria a gás” para incrementar a autonomia e fornecer um carregamento mais rápido do que o proporcionado pelas baterias sólidas e pelos carregadores ligados à rede, utilizados pelos Veículos Elétricos (VE).

Isto poderá beneficiar os operadores em casos de utilização mais intensa, incluindo transportes de longa distância, cargas máximas, equipamentos auxiliares (como caixas frigoríficas), ou utilizadores com oportunidades limitadas de carregamento durante os turnos de operação.

Desde os anos 90 que a Ford tem vido a investigar a tecnologia de células de combustível, tendo desenvolvido diversos protótipos e aperfeiçoado veículos de teste em frotas diversas, em parceria com clientes, tendo, em 2021, feito a demonstração de uma unidade E-Transit a célula de combustível no CENEX Low Carbon Vehicle Show.

Interior da Ford E-Transit — Source: Ford
Interior da Ford E-Transit — Source: Ford

A nível europeu, a Ford está, também, envolvida numa série de projetos financiados por entidades públicas, dedicados a explorar as possibilidades de utilização das tecnologias de hidrogénio, tanto para utilização em veículos movidos a motores de combustão interna como a células de combustível.

Uma frota de testes, composta por 8 unidades Ford E-Transit a células de combustível de hidrogénio, será utilizada em períodos de 6 meses, ao longo do projeto a 3 anos, até 2025. Os dados da frota de testes irão fornecer informações sobre os custos totais de propriedade e de operação de um furgão de grandes dimensões, com autonomia alargada e zero emissões, e um tempo operacional correspondente a um modelo equivalente equipado com um motor Diesel.

As unidades protótipo da Ford E-Transit estarão equipadas com uma pilha de combustível de elevada potência, em conjunto com uma significativa capacidade de armazenamento de hidrogénio, otimizada em termos de segurança, capacidade, custo e peso. Um elemento importante do projeto permitirá avaliar a reciclagem eficiente e viável dos componentes em fim de vida útil.

“Road to better”

O projeto E-Transit H2 é um pilar do empenho ambiental “Road to Better” da Ford, colocando em evidência o modo como as operações da companhia na Europa estão alinhadas, com o objetivo de gerar a primeira região neutra em carbono, em 2035. A Ford reduziu as emissões das suas instalações fabris a nível global em 40% desde 2017.