A FORD PRO PRONTA PARA ELETRIFICAR A E-TRANSIT

A FORD PRO PRONTA PARA ELETRIFICAR A E-TRANSIT

Este artigo está também disponível em: fr en de

Nuno NUNO

FORD PRO PRONTA PARA ELETRIFICAR A PRODUTIVIDADE DOS NEGÓCIOS NA EUROPA COM AS PRIMEIRAS UNIDADES E-TRANSIT A SAIR DA LINHA DE PRODUÇÃO

A Ford Pro encontra-se agora a embarcar, a partir da fábrica Ford Otosan, em Kocaeli, na Turquia, as primeiras unidades já produzidas do seu furgão E-Transit, para entrega a clientes de toda a Europa.

Este momento-chave foi celebrado hoje na fábrica de Gölcük, numa cerimónia que envolveu representantes do governo turco, investidores, funcionários e meios de comunicação social.

Fruto da enorme procura antecipada registada pela E-Transit por parte de empresas europeias – mais de 5.000 encomendas asseguradas, antes mesmo dos veículos saírem da linha de montagem – a Ford Otosan está, agora, a avançar para uma produção em massa.

«A fábrica de Kocaeli, da Ford Otosan, representa o centro de produção do modelo Transit na Europa, pelo que esta celebração da produção da E-Transit marca o início de um próximo capítulo eletrificado da nossa já forte parceria», afirmou Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro, Europe. «Este é o primeiro passo de um processo de transformação de Kocaeli, visando tornar-se num importante centro de fabrico de veículos comerciais elétricos na Europa

A E-Transit é a versão 100% elétrica do furgão de carga mais vendido do mundo, numa nova proposta que lidera o lançamento da assinatura Ford Pro na região, novo negócio que oferece aos clientes um abrangente conjunto de soluções de software, carregamento, manutenção e financiamento, totalmente integradas num portfólio de veículos eletrificados e com motores a combustão interna de classe mundial, para ajudar a melhorar a produtividade e o tempo útil de utilização, gerar custos mais baixos e facilitar o acesso a tudo o que os diferentes operadores necessitam, numa plataforma construída para uma era elétrica e digital.

Ford E-Transit — Source: Ford

«A produção de E-Transit na nossa fábrica de Kocaeli, onde a eletricidade é fornecida com recurso a 100% de energias renováveis, é uma fonte de orgulho para nós e outro ponto de viragem no nosso papel crescente na estratégia de eletrificação da Ford», referiu Güven Özyurt, Diretor-Geral da Ford Otosan. «Acreditamos que a eletrificação do lendário modelo Transit representa um grande desenvolvimento e um passo importante para fazer da Ford Otosan a base de produção de veículos comerciais eletrificados da Ford

Uma aposta total na eletrificação de veículos comerciais

Para ir ao encontro dos níveis de procura de futuros modelos Ford eletrificados, a Ford Otosan está a investir dois mil milhões de euros e a aumentar o número de empregos em cerca de 3.000 vagas, para aumentar a capacidade de produção de veículos, incluindo a futura geração do modelo Transit Custom.

A mudança da Ford rumo a um futuro totalmente elétrico na Europa também foi destacada pelo recente anúncio de que a Ford, SK On Co., Ltd. e a Koç Holding assinaram um Memorando de Entendimento não vinculativo para a criação, na Turquia, de uma nova joint-venture, líder no setor. Sujeita à execução de um acordo final, os três parceiros planeiam criar uma das maiores instalações de baterias para veículos elétricos na região europeia, estando a produção aprazada para se iniciar já em meados da década, com uma capacidade anual suscetível de atingir a faixa entre os 30 a 45 Gigawatt/horas.

Reafirmando a sua posição de liderança como a marca de veículos comerciais mais vendida da Europa, a Ford continuará a eletrificar os seus icónicos modelos Transit de acordo com as diferentes necessidades dos clientes. Até 2024, a E-Transit ver-se-á acompanhada por mais quatro novos modelos totalmente elétricos na família Transit, à medida que a Ford avança para o seu objetivo de emissões zero em todas as vendas de veículos na Europa e para uma neutralidade carbónica, ao longo de toda a sua estrutura europeia em termos de instalações, logística e fornecedores, a alcançar até ao ano de 2035.

Ford E-Transit — Source: Ford

Beneficiando os clientes na era elétrica

Apostando numa elevada competitividade em termos de gama, de carga útil, de potência e escolha de carroçarias, a ETransit foi concebida para permitir a eletrificação das frotas dos operadores, ao mesmo tempo que acelera a sua produtividade através das soluções de carregamento, telemática e manutenção da Ford Pro.

A Ford Pro já provou a durabilidade da E-Transit em exigentes testes realizados em instalações de elevado teor tecnológico espalhadas pelo mundo. A companhia passou, entretanto, a implementar um programa mais abrangente com clientes-piloto que, ao volante de um total de 60 unidades E-Transit de pré-produção, incluindo unidades convertidas, operam no seu quotidiano típico em países como França, Alemanha, Itália, Holanda, Noruega e Reino Unido, ajudando a Ford Pro a otimizar os seus produtos e serviços de apoio sempre disponíveis, de modo a gerar uma otimização de eficiência e produtividade para as empresas.

Source: Ford

Comentários