TESTES DE TORTURA AO E-TRANSIT

TESTES DE TORTURA AO E-TRANSIT

Este artigo está também disponível em: fr en es

Nuno NUNO

TEVE UM DIA DE TRABALHO EXIGENTE? OS TESTES DE TORTURA AO FORD E-TRANSIT SIMULAM UMA VIDA DE TRABALHO INTENSO

Seja durante os últimos preparativos para umas férias há muito esperadas, a enfrentar um grande projeto ou na fase inicial de um stressante período de exames, muitos de nós já passámos por uma fase exigente no trabalho, em casa ou nos estudos. Agora imagine-se a tentar completar 10 anos de trabalho árduo em apenas 12 semanas.

Este foi o desafio enfrentado pelo novo Ford E-Transit – a versão totalmente elétrica do furgão de mercadorias mais vendido do mundo – durante um regime de testes exigentes, concebidos para recriar os efeitos de uma vida inteira de uso intensivo por parte de um cliente. Tudo isto, antes de iniciar oficialmente a sua carreira comercial no início do próximo ano.

Ford e-Transit in a rainy and muddy environment — Source: Ford

O mais recente vídeo da Ford mostra o clima extremo e os testes de durabilidade que o protótipo E-Transit, das versões furgão e chassis cabina, enfrentaram nas modernas instalações de testes da Ford na Europa e nos EUA. Nestes testes, o E-Transit totalmente elétrico enfrentou as desafiantes condições de condução do inverno do estado norte-americano do Michigan; foi submetido a calor extremo, frio e altitude na Câmara de Testes Ambientais da Ford em Colónia, Alemanha; e ultrapassou os buracos enormes e os pisos irregulares e acidentados das estradas do Centro de Testes de Lommel, na Bélgica.

«Testamos todos os nossos furgões em condições acima e além de tudo o que possam vir a enfrentar nas mãos dos nossos clientes. O E-Transit não é diferente e, testado ao limite nos nossos ambientes de teste controlados, podemos confiar que irá servir de forma fiável os nossos clientes à medida que decidam transitar nos seus negócios para energia totalmente elétrica», disse Andrew Mottram, Diretor de Engenharia do Projeto E-Transit, Veículos Comerciais, Ford Europa.

Ford e-Transit in a rainy and salty environment — Source: Ford

No acampamento para veículos da Ford

A Ford “castigou” o E-Transit numa série rigorosa de testes que visam assegurar que este novo veículo é tão durável como as versões idênticas equipadas com motorização Diesel. A abordagem, sem compromissos, recria os efeitos de mais de 240.000 quilómetros de condução – equivalentes a uma década de trabalho árduo – completados por clientes que operam nas condições mais exigentes.

A Câmara de Testes Ambientais da Ford pode recriar condições tão díspares como as do deserto do Sahara ou as temperaturas baixas da Sibéria. Os engenheiros aperfeiçoaram o propulsor totalmente elétrico e o ambiente a bordo do habitáculo para um desempenho superior e eficiência, sujeitando durante duas semanas o E-Transit a temperaturas superiores a 40ºC – mais quente do que a temperatura média no deserto. Para realizar este teste foram utilizados 28 holofotes com lâmpadas de 4.000W. O conjunto de baterias do E-Transit dispõe de tecnologia de arrefecimento por líquido para um desempenho ótimo em condições meteorológicas extremas.

O novo furgão teve igualmente de provar que seria capaz de trabalhar completamente carregado a 35ºC negativos – uma temperatura mais baixa do que a de um típico inverno siberiano –, fazendo uma punitiva subida a 2.500 metros, uma altitude tão alta como a da estrada Grossglockner nos Alpes Austríacos, uma das mais altas estradas pavimentadas da Europa.

Ford e-Transit in a mountainous environment — Source: Ford

Milhares de passagens por caminhos especialmente concebidos para o efeito, com lombas, buracos e pararelo, foram realizadas nas instalações da Ford em Lommel, simulando a circulação em calçada, estradas secundárias acidentadas e caminhos irregulares e desafiantes de todo o mundo.

A durabilidade do conjunto de baterias do E-Transit, do motor elétrico e da suspensão traseira específica foram testados conduzindo repetidamente o novo modelo através de zonas cheias de lama e sal. Estes testes foram recriados com recurso a pulverizadores de água salgada, simulando as condições encontradas nas estradas durante o Inverno, bem como testando a resistência à corrosão dos componentes. A fiabilidade do motor elétrico foi comprovada através do seu funcionamento contínuo durante 125 dias.

Ford e-Transit in a mountainous environment — Source: Ford

A eletrificação da liderança Ford nos veículos comerciais

A disponibilidade imediata do E-Transit para o trabalho será ainda testada através de um conjunto de extensos testes a realizar no final deste ano com clientes dos setores dos supermercados, serviços públicos e distribuição do tipo último quilómetro. Estas experiências irão ajudar a Ford a melhorar ainda mais a experiência de utilização do E-Transit pelos seus clientes, furgão que oferece características que beneficiarão o aumento da produtividade, incluindo um propulsor elétrico de baixa manutenção e tecnologia de conectividade de veículos de futura geração.

O E-Transit faz parte de um importante investimento de 30 mil milhões de dólares da Ford em veículos eletrificados a realizar até 2025. A companhia afirmou que, até 2024, a sua gama europeia de veículos comerciais será 100% composta por modelos com capacidade de zero emissões, totalmente elétricos ou híbridos plug-in, prevendo-se que, até 2030, dois terços das vendas de veículos comerciais sejam totalmente elétricos ou híbridos plug-in.

Author: Ford

Comentários