APRESENTADO O NOVO LANCIA YPSILON

APRESENTADO O NOVO LANCIA YPSILON

Este artigo está também disponível em: it es fr en de

Nuno NUNO

Source: Lancia

AINDA NO PROCESSO DE RELANÇAMENTO DA MARCA, A LANCIA APRESENTA O NOVO YPSILON

«Com o novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da nova era da Marca, estamos a relançar-nos, uma vez mais a partir de Itália. O seu design é inspirado no passado glorioso da Marca, agora reinterpretado de uma forma moderna.

«O modelo representa a expressão máxima do conforto e do design a bordo, caracterizado pela tecnologia e conectividade líderes na categoria, mas sempre simples e intuitiva, no perfeito estilo Lancia. Este resultado foi, também, possível graças à colaboração com a Cassina, que, juntamente com o nosso Centro Stile em Turim, concebeu uma verdadeira sala de estar, inspirada nas acolhedoras casas italianas», afirmou Luca Napolitano, CEO da Lancia.

Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia

Novo Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina

O novo Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — disponíveis em Itália 1.906 unidades, certificadas e numeradas, em homenagem ao ano de fundação da Lancia — consolida a ligação entre duas marcas de referência nos seus respetivos sectores: automóvel e design de interiores.

Representa as etapas seguintes de um percurso iniciado com os interiores do concept car Lancia Pu+Ra HPE: as duas marcas estão ligadas por valores comuns, como a vocação para com a investigação e a inovação, o respeito pelo passado e pela tradição, bem como a atenção às questões ambientais.

Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia

Combinando tradição e inovação, em linha com a linguagem de design puro e radical da Marca, o novo Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina é o 1º automóvel inspirado no mundo do mobiliário italiano. É o epítome do design, do conforto e do bem-estar a bordo.

O modelo reflete a máxima atenção a cada detalhe estilístico, desde a seleção dos materiais até à escolha das cores: o azul é utilizado como a tonalidade icónica da tradição Lancia, surgindo tanto no interior como no exterior do modelo.

Luca Napolitano (Lancia Brand CEO) — Source: Lancia
Luca Napolitano (Lancia Brand CEO) — Source: Lancia

Um suave veludo azul em fio 100% reciclado envolve os bancos com um padrão “cannelloni” e pespontos duplos, com esta mesma cor a surgir nos detalhes dos painéis das portas e do tablier, criando um espaço interior elegante e coordenado.

O azul Lancia também está presente na carroçaria única, elegante e contemporânea do modelo, fundindo-se com o preto das jantes de liga leve e com o seu revestimento escuro, resultando num impacto visual requintado e uniforme, sem cromados.

Luca Fuso (Cassina CEO) e Luca Napolitano (Lancia Brand CEO) — Source: Lancia
Luca Fuso (Cassina CEO) e Luca Napolitano (Lancia Brand CEO) — Source: Lancia

Outro dos grandes elementos marcantes do novo Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina é o “tavolino” multifuncional Cassina, um novo elemento de design concebido em plástico de base biológica, que enfatiza a experiência de fabrico da Marca.

É o primeiro “tavolino” visto no interior de um automóvel, utilizado pela Lancia para criar um espaço acolhedor e hospitaleiro, em linha com os seus valores históricos. O habitáculo torna-se, assim, numa autêntica “sala de estar”, para garantir o conforto típico das casas italianas: um espaço harmonioso e elegante.

Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia

O espírito, conforto e reinterpretação da tradição italianas estão entre os valores que guiaram as duas marcas neste percurso de colaboração, onde reinterpretar a tradição significa redesenhar a tradição Lancia recorrendo a materiais inovadores reciclados e recicláveis, como nos principais componentes da recriação de uma “sala de estar”.

Um exemplo é a nova utilização de um material histórico e icónico como o “Panno” Lancia, agora com uma nova identidade através de um material contemporâneo: o veludo, utilizado nos bancos e respetivos encostos, com um padrão “cannelloni”. A restante estrutura é feita de PVC reciclado. Os bancos elétricos, com massagem e aquecidos fazem deles verdadeiros cadeirões para maximizar o bem-estar no automóvel, algo também assegurado pelo grande conforto acústico.

Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia
Lancia Ypsilon Edizione Limitata Cassina — Source: Lancia

Alimentado por um motor elétrico, o modelo oferece uma autonomia de até 403 km no ciclo combinado WLTP, com carregamento rápido para aumentar o nível da bateria do automóvel de 20 para 80% em apenas 24 minutos, ou o suficiente para 100 km em 10 minutos.

O novo Lancia Ypsilon é apoiado pelo Free2move Charge, um ecossistema completo e integrado a 360° que visa proporcionar um carregamento em permanência do automóvel e a gestão da energia, para satisfazer todas as necessidades dos clientes em casa ou na estrada.

O novo Lancia Ypsilon reinterpreta, com um toque moderno, a histórica grelha frontal, agora revisitada com 3 raios de luz. Destaca, ainda, o lettering Lancia de todos os futuros modelos, os icónicos farolins traseiros redondos em LED, inspirados no lendário Lancia Stratos, o inovador sistema de infotainment S.A.L.A. (Sound Air Light Augmentation), pilar da tecnologia sem esforço da Lancia, juntamente com a condução autónoma de Nível 2, para viajar para fora das cidades de uma forma mais segura e com uma experiência simplificada a bordo.

Lancia Board — Source: Lancia
Lancia Board — Source: Lancia

O novo Lancia Ypsilon é um automóvel citadino inteligente. O sistema de assistência ao estacionamento facilita a condução e as manobras em cidade, graças às câmaras e aos sensores dianteiros e traseiros que facilitam o estacionamento. Os dois ecrãs de 10,25″ (cluster de instrumentação e rádio digital) apresentam, claramente, as informações ao condutor e podem ser personalizados em termos de disposição e cores.

As especificações técnicas são completadas pelo sistema de entrada e arranque sem chave e, para aqueles que não conseguem afastar-se do seu dispositivo pessoal, um carregador de telemóvel sem fios e Bluetooth Android Auto/Apple CarPlay.

O novo Lancia Ypsilon representa a primeira etapa do renascimento da Marca, cuja estratégia de eletrificação, clara e ambiciosa, está em linha com o plano estratégico “Dare Forward” da Stellantis.