30 ANOS CITROËN JUMPER

30 ANOS CITROËN JUMPER

Este artigo está também disponível em: it fr en de

Nuno NUNO

Source: Citroën

30 ANOS DE EVOLUÇÃO PARA OS PROFISSIONAIS COM O CITROËN JUMPER

Há quase 100 anos que a Citroën acompanha os profissionais com uma gama de veículos comerciais robustos, inovadores e adaptados às necessidades específicas de cada profissão.

Citroën Jumper em 1995 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 1995 — Source: Citroën

É o caso, designadamente, do segmento dos furgões, com modelos emblemáticos como o TUB, verdadeiro pioneiro dos veículos comerciais modernos, o célebre Type H, o reputado C25 e o Jumper, modelo que celebra 30 anos e aproveita a ocasião para se renovar com mais estilo e mais conectividade, mantendo-se sempre muito prático.

Eis a excecional saga do Jumper, proposta que permitiu à Citroën estar ao lado de todas as empresas durante 30 anos, processo que continua com o lançamento de um novo Jumper, mais inovador do que nunca.

Citroën Jumper em 1995 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 1995 — Source: Citroën

1994: o Jumper traz uma nova modernidade ao mercado dos furgões

Quando foi apresentado em janeiro de 1994, o Jumper causou uma impressão duradoura, ao introduzir no mercado dos furgões um design, um conforto, uma ergonomia e um prazer de condução inspirados nos automóveis de passageiros da época.

Particularmente atenta às necessidades dos profissionais que passam longas horas nos seus veículos, a Citroën teve o cuidado de garantir que o interior fosse tão ergonómico como o de uma berlina, com um melhor isolamento acústico e equipamentos nunca antes aplicados num furgão, como os vidros elétricos e o ar condicionado.

Citroën Jumper em 2000 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 2000 — Source: Citroën

Naturalmente, o Jumper não se esqueceu de responder às necessidades essenciais de todos os profissionais, apresentando-se com uma vasta gama de motores (gasolina e diesel, incluindo o novo Diesel 2,5 litros atmosférico e o novo Turbo Diesel com 3 válvulas por cilindro, cujo binário elevado se adapta muito bem a cargas mais pesadas), bem como estilos de carroçaria que, no seu conjunto, permitem à Marca propor uma gama de 58 diferentes configurações Jumper.

2002: motores e equipamentos inéditos

No início da década 2000, o Jumper evolui com um novo design e, sobretudo, com a adoção de duas motorizações que estavam na vanguarda da tecnologia da época: o motor 2.2 HDi turbodiesel de injeção direta e o motor 2.0i bi-fuel, a gasolina/GPL.

Citroën Jumper em 2006 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 2006 — Source: Citroën

O Jumper também inovou em termos de equipamento, tornando-se no primeiro modelo do seu segmento a oferecer um banco do condutor com amortecimento variável, uma câmara e radares traseiros.

2006: um Jumper totalmente novo que responde ainda melhor às necessidades do seu tempo

Com base no sucesso da 1ª geração, a Citroën lança um Jumper totalmente novo, respondendo ainda melhor às necessidades dos profissionais. O design alia modernidade e praticidade, com degraus integrados no pára-choques para facilitar a limpeza do pára-brisas.

Citroën Jumper em 2006 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 2006 — Source: Citroën

A gama de volumes úteis viu-se alargada para 17 m3, contra os anteriores 14 m3, com o novo Jumper a ser um dos únicos modelos de tração dianteira do seu segmento a permitir um peso bruto superior a 3,5 toneladas. A gama de motores diesel HDi também foi alargada, com 3 propostas de potências: 100, 120 e 157 cv.

2014: um Jumper de vanguarda com os primeiros sistemas de assistência ao condutor

Sempre na vanguarda, o Jumper viu-se, então, equipado com todos os equipamentos modernos existentes em meados da década de 2010: luzes diurnas LED, ecrã tátil com sistema de navegação integrado, Connecting Box com kit mãos livres Bluetooth e tomada USB, aviso de saída da faixa de rodagem, para além de integrar um sistema Stop&Start nas motorizações e-HDi que, em cidade, reduziam os consumos de combustível em 0,5 litros/100 km.

Citroën Jumper em 2014 — Source: Citroën
Citroën Jumper em 2014 — Source: Citroën

2024: o Jumper e o ë-Jumper entram numa nova era

Este ano e 30 anos volvidos, o Jumper assume uma dimensão inédita, respondendo à evolução das restrições, necessidades e desejos dos profissionais, com a Citroën a comercializar  um novo Jumper e um novo ë-Jumper.

Para um maior conforto de condução, o Jumper está equipado, pela primeira vez, com uma caixa de velocidades automática, associada a duas das três novas motorizações BlueHDi (140 e 180 cv; o motor de 120 cv conta com uma caixa manual de 6 velocidades).

Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën
Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën

Para os profissionais que desejam adotar uma mobilidade sustentável e reduzir os seus custos no quotidiano, o novo ë-Jumper recebe um novo motor elétrico, com uma potência de 200 kW / 270 cv e uma autonomia de 420 km, que são referências no segmento. As baterias do novo ë-Jumper podem ser recarregadas de 0 a 80% em apenas 55 minutos num ponto de carregamento rápido de 150 kW.

Pioneiro do seu segmento em matéria de emissões zero, o Jumper estará também  disponível, mais tarde, com um novo motor a pilha de combustível a hidrogénio, proposta que deverá oferecer uma autonomia na ordem dos 500 km.

Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën
Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën

Atingindo a fasquia dos 30 anos, o novo Jumper marca, também, um importante passo em frente em termos de conectividade. As versões no coração de gama dispõem de um ecrã de 5 polegadas que permite visualizar os meios de comunicação (rádio, telefone via Bluetooth, etc.). As versões topo de gama dispõem de um grande ecrã tátil de 10 polegadas, com navegação integrada e uma interface Apple CarPlay e Android Auto sem fios.

O conforto e a segurança de condução foram otimizados. Para oferecer aos utilizadores as melhores condições de trabalho, o novo Jumper está equipado com várias novidades, nomeadamente um travão de estacionamento elétrico, mais confortável de utilizar do que um dispositivo manual, um espelho retrovisor interior digital, que é uma verdadeira garantia de segurança, um sistema de acesso e arranque “mãos livres”, etc.

Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën
Citroën Jumper para 2024 — Source: Citroën

Foram também introduzidas novas ajudas à condução, como o alerta de fadiga do condutor e a travagem automática de emergência com deteção de peões e ciclistas.

Com estas novas qualidades e um design mais assertivo do que nunca, em linha com a nova identidade da Citroën, o Jumper tem tudo para inaugurar uma 4ª década de sucessos no segmento dos furgões.