MAN LION'S CITY E É BUS OF THE YEAR 2023

MAN LION'S CITY E É BUS OF THE YEAR 2023

Este artigo está também disponível em: en de es fr

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A ELECTRIFCIZAR A EUROPA E AGORA COROADO COMO O MELHOR AUTOCARRRO

O Lion’s City E da MAN Truck & Bus recebeu o prestigiado prémio Autocarro do Ano 2023 na IAA TRANSPORTATION 2022, em Hannover.

O MAN Lion’s City 12 E, um autocarro urbano 100% elétrico foi testado no “Bus Euro Test” em Limerick, Irlanda, e impressionou o juri, numa a viagem de cerca de 2.500 km, da Alemanha à Irlanda.

MAN Lion’s City 12 E Bus of the Year 2023 — Source: MAN Truck & Bus

Após uma semana intensiva de testes com numerosas experiências de condutores e longas discussões técnicas, o veredicto foi claramente a favor do MAN Lion’s City 12 E como o novo “Autocarro do Ano 2023”, que pontua pelo seu alcance, fiabilidade, conforto e, acima de tudo, sustentabilidade.

«O novo MAN Lion’s City 12 E tem um design inovador, elevado grau de conforto e uma área interior muito tranquila. A cabina do motorista é uma das melhores do mercado e com elevado grau de segurança. A MAN concentrou-se na mobilidade elétrica desde o primeiro esboço até ao produto real. Desta forma, tudo se encaixa e não é um “autocarro diesel convertido em elétrico», disse Tom Terjesen, o presidente do júri.

Tom Terjesen a entregar o prémio a Rudi Kuchta — Source: MAN Truck & Bus

O prémio “Autocarro do Ano” é atribuído há três décadas. É considerado o prémio internacional mais importante na indústria dos autocarros. «Estamos muito orgulhosos de o nosso MAN Lion’s City E ter sido tão bem recebido pelo júri especializado e de estarmos agora a receber este prestigiado prémio», diz Kuchta, acrescentando: «O prémio demonstra de forma impressionante o trabalho notável realizado por toda a equipa MAN. Ao mesmo tempo, é mais um capítulo notável na história de sucesso do nosso MAN Lion’s City E».

Tudo começou em 2020, quando o autocarro eléctrico urbano entrou em produção em série. Está agora na estrada dia após dia em muitos países europeus e os peritos da MAN Truck & Bus estão continuamente a trabalhar no desenvolvimento e melhoramento do City E.

Tom Terjesen e Rudi Kuchta — Source: MAN Truck & Bus

O objectivo é utilizar tecnologia sofisticada para melhorar o autocarro e fornecer aos operadores de transportes públicos o melhor apoio possível no seu trabalho diário com tecnologia sofisticada e soluções individuais.

A MAN também oferece aos seus clientes uma série de alternativas em termos de dimensão. Por exemplo, o Lion’s City E está agora também disponível como uma versão curta de minibus com 10,5m, que tem uma das maiores capacidades de bateria do segmento. Graças ao seu círculo de viragem recorde e dimensões compactas, é a solução ideal para centros urbanos estreitos e zonas pedonais. O minibus completa assim a gama de autocarros eléctricos da MAN, que agora consiste em veículos de 10,5m, 12,2m, e 18,1m.

Comentários