NOVO E-EXPERT HYDROGEN

NOVO E-EXPERT HYDROGEN

Este artigo está também disponível em: fr en it es de

Nuno NUNO

A PEUGEOT INICIA A PRODUÇÃO EM SÉRIE DE VEÍCULOS A HIDROGÉNIO

Aumentando, cada vez mais, o seu grau de exigência para reduzir, drasticamente, as emissões dos seus veículos, a Peugeot torna-se num dos primeiros fabricantes a propor, de série, a partir de 2021, uma versão elétrica alimentada a célula de combustível a hidrogénio no segmento dos furgões compactos.

Proposto como mais uma alternativa relativamente às versões térmicas e elétricas alimentadas a bateria, o novo e-EXPERT Hydrogen é o mais recente símbolo da estratégia “Extended Power of Choice” da marca, que permite a cada cliente escolher, entre uma vasta gama de motores, aquele que melhor se adequa às suas necessidades.

Peugeot e-EXPERT Hydrogen — Source: PEUGEOT

A versão elétrica com célula de combustível a hidrogénio confirma a rápida implementação da oferta eletrificada da gama Peugeot EXPERT, depois da apresentação, em 2020, do modelo e-EXPERT a bateria, nomeado International Van of the Year in early 2021, o sexto veículo da Peugeot a ser distinguido com este prestigiado prémio, desde 1992.

O novo e-EXPERT Hydrogen inova com um sistema “mid-power” elétrico  plug-in, com célula de combustível a hidrogénio, específico da STELLANTIS, e que consiste em:

  • Uma célula de combustível que produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo graças ao hidrogénio armazenado no sistema de reservatórios do veículo;
  • Uma bateria de alta tensão de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh, recarregável a partir da rede elétrica e que também alimenta o motor em certas fases da condução.

O novo PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen distingue-se por:

  • Capacidade de cobrir todas as distâncias sem emissões locais de CO2;
  • Capacidade de se abastecer em 3 minutos de hidrogénio para uma autonomia superior a 400 km em ciclo de homologação WLTP (em fase de homologação);
  • Uma tomada de carregamento para a bateria de alta tensão;
  • 2 comprimentos disponíveis (Standard e Longo), com as mesmas características de volume de carga, quer das versões com motor Diesel, quer das elétricas alimentadas a bateria;
  • Volume de carga máximo de 6,1 m3;
  • Carga útil máxima de 1.100 kg;
  • Capacidade de reboque máxima de 1.000 kg.
Peugeot e-EXPERT Hydrogen — Source: PEUGEOT

Com uma imagem forte e permitindo um acesso silencioso aos centros urbanos, sem emissões de CO2 e sem quaisquer cedências em termos de utilização, o novo e-EXPERT Hydrogen é uma oferta de mobilidade adicional, capaz de satisfazer as necessidades dos clientes profissionais, bem como de muitas comunidades urbanas preocupadas com a preservação da qualidade de vida dos seus habitantes.

O novo e-EXPERT Hydrogen vai estar disponível, numa primeira fase, para clientes profissionais (venda direta) em França e na Alemanha, com as primeiras unidades a serem entregues no final de 2021. Será produzido em França, em Valenciennes, sendo posteriormente transformado no centro de competência da STELLANTIS em Rüsselsheim, na Alemanha, as instalações do Grupo dedicadas à tecnologia do hidrogénio.

O mercado e os clientes

O mercado dos furgões compactos representa, na Europa, mais de 750.000 veículos por ano. O PEUGEOT Expert aumenta a sua quota de mercado todos os anos, desde o seu lançamento em 2016.

Peugeot e-EXPERT Hydrogen — Source: PEUGEOT

Combinando a propulsão elétrica com a capacidade de abastecimento de hidrogénio em três minutos para uma autonomia superior a 400 km (WLTP – Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedures; veículo em processo de homologação), a tecnologia da célula de combustível a hidrogénio é a resposta ao número cada vez maior de necessidades e utilizações complexas dos profissionais, garantindo, igualmente, uma maior liberdade no exercício das suas atividades. Permite:

  • Uma autonomia superior, crucial, uma vez que a grande maioria dos furgões compactos operam em zonas suburbanas e centros urbanos densamente povoados, onde a necessidade de soluções com zero emissões é cada vez mais importante;
  • A preservação de uma das funções essenciais dos veículos comerciais ligeiros: o transporte de objetos volumosos e pesados;
  • Flexibilidade logística e utilização otimizada sem precedentes.

O e-EXPERT Hydrogen foi desenvolvido em torno de uma solução elétrica “mid-power” plug-in, com célula de combustível a hidrogénio, que combina as vantagens do hidrogénio, da tecnologia das baterias e da propulsão elétrica.

PEUGEOT e-EXPERT Hydrogen — Source: PEUGEOT

O hidrogénio armazenado no reservatório alimenta a célula de combustível que, por sua vez, produz a eletricidade necessária para a propulsão do veículo nas longas distâncias, enquanto a bateria de alta tensão fornece, entre outras, a energia necessária para garantir o desempenho dinâmico. Todo o sistema está integrado no veículo de forma a não impor qualquer cedência em termos de volume ou de carga útil.

O hidrogénio está a tornar-se um pilar de grande importância na transição energética com o anúncio de inúmeros projetos internacionais. Na Europa, em particular, o ecossistema está a desenvolver-se e a European Clean Hydrogen Alliance está, igualmente, a investir cerca de 60 mil milhões de euros para promover esta solução.

Graças a estes planos governamentais, o número de estações de hidrogénio na Europa está em crescimento constante e a Peugeot está a trabalhar diretamente com os fornecedores de energia para propor ofertas conjuntas.

Author: Peugeot

Comentários