MAN EMOBILITY CENTER

MAN EMOBILITY CENTER

Este artigo está também disponível em: en es de

Nuno NUNO

Source: MAN Truck & Bus

PRIMEIRO ANO DE SUCESSO NA PREPARAÇÃO PARA A PRODUÇÃO EM SÉRIE DO CAMIÃO ELÉCTRICO

Os preparativos para a produção em grande escala de camiões eléctricos em Munique estão no bom caminho: nos primeiros 12 meses desde que o inovador eMobility Center foi fundado na fábrica principal, a MAN Truck & Bus lançou 20 protótipos do próximo eTruck para serviços pesados, testando a futura produção em série mista com camiões convencionais em condições reais. O novo eTruck fez as suas primeiras viagens em Berlim, no final de Maio. Em Munique, 1.700 empregados até agora, receberam formação na tecnologia sem CO2 do futuro.

Quando o MAN eMobility Center foi inaugurado em meados de Junho de 2021, já era claro que o futuro estava a ser criado aqui: era um claro sinal de partida para a modernização do local como parte da transformação e também para a próxima produção em série de camiões eléctricos na fábrica principal em Munique.

MAN eMobility Center — Source: MAN Truck & Bus

«A MAN está a preparar-se para o futuro da mobilidade eléctrica e a impulsionar a sua transformação como um fornecedor de soluções de transporte sustentáveis para o transporte rodoviário de mercadorias ecológicas. O nosso eTruck para serviços pesados está programado para sair da linha de produção em Munique no início de 2024. Para tal, estamos agora a formar funcionários em tecnologia de alta tensão e a tornar a produção na nossa fábrica principal em Munique mais flexível», diz Alexander Vlaskamp, CEO da MAN Truck & Bus, no aniversário de um ano do eMobility Center em Munique.

Os camiões eléctricos trazem novas exigências em termos de processos e competências

A produção de camiões eléctricos em grandes quantidades industriais requer novos processos de produção. Em comparação com o camião convencional, o camião eléctrico difere em termos de novos componentes, tais como a bateria eléctrica e o motor, bem como de componentes e cabos de alta tensão. Além disso, os camiões convencionais e a bateria serão produzidos na mesma linha de produção no futuro para assegurar a melhor utilização possível das instalações de produção em Munique.

eMobility sobre rodas — Source: MAN Truck & Bus

Este é um grande desafio para as máquinas e tecnologia, mas também para os empregados, como Thorsten Campehl, gestor da fábrica em Munique: «Temos de conquistar as pessoas para a mudança e apoiá-las no processo destas mudanças fundamentais. Uma visão clara para a fábrica e a formação e desenvolvimento das pessoas são a chave para o conseguir».

Mais de 1.700 empregados já completaram a formação de sensibilização em alta tensão, e até ao final do ano este número terá aumentado para 2.000. Até ao final de 2023, todos os profissionais relevantes na produção de camiões em Munique deverão estar qualificados para a produção em série de camiões eléctricos. «É a combinação intensiva de teoria e prática que torna o conceito do eMobility Center verdadeiramente único», continuou Campehl.

Testes e desenvolvimento para a produção mista

Para a complexa produção mista, o objectivo é desde o início desenvolver componentes modulares, particularmente para o chassis e a cablagem, que possam ser utilizados por ambos os conceitos de motorização para permitir quer a instalação do motor de combustão convencional e da transmissão, quer a montagem dos módulos de bateria e do motor eléctrico numa única linha de montagem. O conceito inovador do MAN eMobilty Center visa desenvolver os processos necessários para a futura produção em série directamente durante o fabrico dos primeiros protótipos de veículos e, ao mesmo tempo, formar e qualificar os trabalhadores na utilização das novas tecnologias.

Atenção “Alta Voltagem”! — Source: MAN Truck & Bus

Ao mesmo tempo, os requisitos para a produção subsequente em série também podem ser incorporados no desenvolvimento de veículos desde o início. Especialistas do eMobility Center, montagem em série, e da Academia MAN, bem como especialistas em arranque, designers, e planeadores de processos, trabalham em conjunto de forma multifuncional para levar os novos camiões à maturidade em série o mais rapidamente possível com conhecimentos comprovados e conceitos inovadores, e para os colocar na estrada com a mais alta qualidade e valor acrescentado para o utilizador

Para este fim, os fluxos de trabalho individuais e as etapas do processo são mapeados com precisão e quaisquer ajustamentos necessários são tomados e implementados directamente pelos técnicos de desenvolvimento de veículos. Os resultados são claros: o planeamento e os testes pré-série já se tornaram muito mais eficientes. A primeira pequena série do camião eléctrico deverá ser produzida na linha de produção normal já no final de 2023, com o objectivo de entrar em uso prático com clientes piloto seleccionados a partir de 2024.

Empregados da MAN — Source: MAN Truck & Bus

Camiões eléctricos para o transporte de longo curso

A MAN deu uma antevisão do novo camião eléctrico produzido em série, que fará a sua estreia oficial no mercado em 2024, em Maio, em Berlim. No local do antigo Aeroporto Berlim Tempelhof, a MAN levou um dos primeiros protótipos já construídos no eMobility Center para um passeio público, pela primeira vez, na presença de Volker Wissing, Ministro Alemão do Digital e dos Transportes.

Uma característica técnica especial do pioneiro leão eléctrico é a sua preparação para o futuro carregamento de megawatts: as elevadas capacidades de carregamento com tempos de carregamento curtos tornam o camião eléctrico adequado para o transporte pesado de longa distância com alcances diários entre 600 e 800 km. Juntamente com baixos custos operacionais e o melhor balanço energético, os veículos eléctricos a bateria oferecem assim a tecnologia mais adequada para as futuras frotas de veículos comerciais isentos de CO2.

Comentários