IVECO S-WAY LNG

IVECO S-WAY LNG

Este artigo está também disponível em: it en fr es de

Nuno NUNO

IVECO E GRUBER LOGISTICS APRESENTAM O IVECO S-WAY LNG PARA O TRANSPORTE EXCEPCIONAL ATÉ 50 TONELADAS

No âmbito do seu acordo de parceria de sustentabilidade, a IVECO e a Gruber Logistics apresentam o primeiro veículo de transporte movido a combustível alternativo para cargas excepcionais até 50 toneladas, o IVECO S-WAY LNG, o qual proporciona eficiência operacional e ambiental. A utilização de soluções alternativas de transporte de combustível para o transporte de cargas excepcionais é um marco importante no caminho para alcançar a descarbonização do sector.

O transporte excepcional refere-se ao transporte rodoviário de mercadorias que excedem o peso, dimensão e/ou limites de segurança prescritos pelo Código da Estrada e que requerem autorizações especiais para serem transportadas. O desempenho dos veículos pesados de mercadorias movidos a metano líquido (cargas normais até 24 toneladas) é comparável ao dos veículos movidos a gasóleo. No entanto, subsiste uma diferença na potência do motor, que pode ter um impacto no desempenho dos veículos em subidas particularmente difíceis ou quando transportam cargas que excedem os limites de peso.

Graças ao empenho da Gruber Logistics, este obstáculo foi ultrapassado criando as condições logísticas necessárias para introduzir combustíveis alternativos no sector de cargas excecionais. De facto, após um período inicial de testes, os veículos movidos a metano líquido estão agora em utilização nas rotas entre a Alemanha e o Reino Unido, partindo da região de Kreuztal, uma das principais instalações da Gruber Logistics na Alemanha. As cargas transportadas têm um peso que varia entre 30 e 50 toneladas.

100 IVECO S-WAY a Gruber Logistics — Source: IVECO
IVECO S-WAY LNG para a Gruber Logistics — Source: IVECO

Michael Gruber, Diretor da divisão XTL da Gruber Logistics, confirma: «Temos frequentemente tendência para ver apenas os problemas em vez das soluções. A ampla utilização do LNG e, posteriormente, do Bio-LNG, será uma realidade no sector das cargas excepcionais, mas para que isso aconteça temos de mudar os nossos métodos de trabalho, mudar as rotas, mudar a forma como conduzimos, etc. Estas e outras questões devem ser abordadas a fim de implementar com sucesso ECO inovações em grande escala, mesmo em áreas que nunca antes imaginámos serem possíveis

Fabrizio Buffa, Diretor do Mercado de Propulsões Alternativas da IVECO Itália, refere: «Juntamente com a Gruber Logistics, o nosso IVECO S-WAY LNG está no caminho que conduz à descarbonização do universo dos transportes, que passa agora a incluir também o transporte de cargas excecionais, representando um marco importante para o sector. A utilização de gás natural, particularmente na sua versão biológica, é essencial para alcançar resultados imediatos e eficientes; como ficou comprovado por um estudo recente do Conselho Nacional de Investigação Italiano (CNR): um veículo pesado de mercadorias movido a Bio-LNG pode reduzir as emissões de CO2 até 121% em comparação com um equivalente a diesel

Source: IVECO

Comentários