CITROËN AMI — 100% ELÉCTRICO

CITROËN AMI — 100% ELÉCTRICO

Nuno NUNO

VENCEDOR DO “DISRUPTOR AWARD”

Citroën AMI - Photo: Citroën
Citroën AMI – Photo: Citroën

Poucas semanas após a sua revelação em Paris, no final de fevereiro, o Citroën Ami — 100% eléctrico — foi distinguido com o “The Disruptor Award” nos The Electric Awards 2020 da revista BBC Top Gear. O Ami impressionou o painel de jurados pela sua abordagem singular e inovadora do futuro da mobilidade elétrica em meio urbano.

Derivado do AMI ONE Concept, que foi mostrado pela 1ª vez no Salão de Genebra, em março de 2019, a versão de produção do Ami é uma resposta compacta e acessível às necessidades de mobilidade em constante evolução, nas cidades e centros urbanos. Este objeto de mobilidade de zero emissões está equipado com uma bateria de 5,5 kWh, com uma autonomia máxima de 70 km, que pode ser totalmente carregada em apenas 3H, a partir de uma tomada elétrica doméstica padrão.

Citroën AMI - Photo: Citroën
Citroën AMI – Photo: Citroën

Com uma velocidade máxima de 45 km/h, o Ami pode ser conduzido por qualquer pessoa a partir dos 16 anos de idade, sem carta de condução nalguns países europeus (14 anos em França), ajudando uma geração mais jovem a facilmente ter acesso a uma mobilidade elétrica em áreas urbanas.

Os jurados da BBC Top Gear também ficaram impressionados com o design do Ami e com o seu visual moderno. Com portas de abertura assimétrica e com espaço para 2 passageiros no seu interior, o Ami pode ser personalizado através de 6 packs coloridos de acessórios. O Ami tem 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura, e dispõe de um ângulo de viragem ágil, o que o torna ideal para as ruas mais estreitas das cidades e para os lugares de estacionamento mais apertados.

Citroën AMI - Photo: Citroën
Citroën AMI – Photo: Citroën

Com foco na crescente adesão ao e-commerce, o Ami pode ser adquirido integralmente online e entregue diretamente em casa do cliente. Com um baixo preço de aquisição, o Ami também está disponível em aluguer de curta duração, através de carsharing, tal como o Free2Move, ou em opções de aluguer de longa duração.

Citroën AMI - Photo: Citroën
Citroën AMI – Photo: Citroën

Arnaud Belloni, Diretor Global de Marketing & Comunicação da Citroën, afirmou: «O Ami dá continuidade a uma longa tradição de veículos Citroën que sacudiram o mercado e introduziram uma nova maneira de pensar, pelo que conquistar o Disruptor Award da BBC Top Gear é um grande testemunho do trabalho que fazemos para inovar e apresentar aos clientes soluções de mobilidade novas e entusiasmantes. Com o Ami, tornámos a mobilidade urbana mais fácil e acessível, sem exigência de carta de condução. Com esta solução 100% elétrica, compacta e protetora, dirigimo-nos a uma nova geração de compradores de veículos elétricos».

Citroën AMI - Photo: Citroën
Citroën AMI – Photo: Citroën

Comentários