NOVO PIAGGIO PORTER NP6

NOVO PIAGGIO PORTER NP6

Nuno NUNO

Source: Piaggio

A NOVA GERAÇÃO DO CAMIÃO CITADINO

A Piaggio Commercial tem disponível no mercado português o novo Porter NP6, um veículo comercial ligeiro vocacionado para uma utilização citadina ou para o transporte de carga em trajetos de curta ou média distância. Com um amplo leque de versões e configurações adaptáveis às mais diversas necessidades profissionais, o Porter NP6 destaca-se pela sua versatilidade, dimensões compactas e agilidade, conjugadas com motorizações ecológicas e baixo consumo de combustível.

Passados quase trinta anos desde o seu lançamento, em 1992, aquele que foi designado como o “trabalhador robusto de pequena dimensão” surge agora totalmente remodelado, mantendo, no entanto, o princípio que esteve na sua génese: um modelo capaz de combinar dimensões compactas com uma extraordinária capacidade de carga.

Produzido na fábrica italiana de Pontedera (Toscana) do Grupo Piaggio, o novo modelo está disponível nas variantes de chassis curto, destinado sobretudo à utilização em cenários urbanos, e de chassis longo, com maior autonomia e uma capacidade de carga superior. Combinando as diversas versões e composições disponíveis, o Porter NP6 oferece cerca de 1.400 possibilidades de configuração, adaptando-se a praticamente qualquer necessidade ou preferência pessoal do utilizador final.

A rede de vendas e assistência da Piaggio Comercial está presente de norte a sul do território continental, nomeadamente Lisboa, Porto e Algarve.

A gama Piaggio Porter NP6 — Source: Piaggio

Motor potente e económico, com sistema de alimentação combinada de última geração

No capítulo da motorização, a unidade de quatro cilindros e 1.498 cm3 que equipa o Porter NP6 pode incluir um de dois tipos de alimentação combinada, sistema designado pela marca como “CombiFuel” — Gasolina/LPG ou Gasolina/CNG, em qualquer dos casos cumprindo a norma de emissões Euro 6D Final. 

Este motor é construído em alumínio e tem distribuição por corrente, o que contribui para os custos de manutenção reduzidos. Quando alimentado a gasolina, a potência máxima é de 106 cv e o binário máximo atinge 136 Nm às 4.500 rpm, o que representa um acréscimo de cerca de 30% face aos valores da anterior geração.

A possibilidade de dispor de duas relações finais de transmissão (padrão e reduzida), nas versões de equipamento HD e HD Top, permitem adequar o binário transmitido às rodas consoante as situações de condução, otimizando por exemplo o consumo de combustível ou permitindo lidar com maior facilidade com cargas pesadas em declives acentuados.

Dependendo da versão, o sistema de combustível utiliza um ou mais depósitos de alta pressão localizados sob a plataforma de carga, solução que não afeta a capacidade de transporte de carga do Porter NP6. Estes depósitos encontram-se firmemente acoplados à estrutura e são fabricados em aço temperado de alta resistência.

O modelo foi concebido para funcionar no modo de gás por predefinição, exceto na fase de arranque do motor, que ocorre no modo de gasolina. Assim que o motor atinge a sua temperatura normal de funcionamento, o sistema de alimentação transita automaticamente para o modo de gás.

Caso o condutor pretenda alternar entre os dois modos basta acionar um interruptor no lado direito do volante. Este botão possui quatro LED, que indicam o nível do gás presente no depósito, existindo igualmente uma luz indicadora que se acende quando o veículo se encontra a funcionar a gás.

Relação dimensões/capacidade referencial

O Piaggio Porter NP6 foi concebido não só para maximizar a capacidade de carga sem comprometer as dimensões compactas e a agilidade (características sempre procuradas nos ambientes urbanos com tráfego congestionado) mas também para aumentar simultaneamente a segurança e o conforto a bordo.

Em comparação com a geração anterior, o comprimento da cabina aumentou apenas 245 mm, para os 1.640 mm, valor ainda assim 500 mm inferior ao da média dos veículos comerciais ligeiros.

O recurso a uma cabina compacta semi-avançada possibilitou ainda uma otimização dos espaços, aumentando assim a capacidade de carga. Todos estes fatores resultam numa relação dimensões/capacidade de carga referencial no segmento: na versão mais compacta, o Piaggio Porter NP6 tem uma pegada no solo de apenas 6,9 m², assegurando uma capacidade de carga de 200 kg por cada m² ocupado.

Em comparação com a versão anterior, regista-se igualmente um aumento da capacidade de carga efetiva de quase 30%, com um limite máximo de peso sobre a estrutura de 1.275 kg na versão de eixo traseiro de rodas individuais e de 1.610 kg na versão de rodas duplas, para um peso bruto que não ultrapassa os 2.800 kg. O Porter NP6 é assim capaz de transportar carga com pesos superiores ao seu.

O interior do Piaggio Porter NP6 — Source: Piaggio

Pequeno nas dimensões, grande em prestações

As elevadas prestações deste modelo em termos de capacidade de carga efetiva, que se encontra no topo da sua classe, são possíveis graças a uma típica configuração de camião-estrutura construída com longarinas de aço de alta resistência com secção tubular, soldadas e integradas na estrutura da cabina, solução que garante robustez e um peso reduzido.

A suspensão dianteira tipo McPherson e o eixo traseiro rígido (com suspensão de molas parabólicas de lâmina dupla) permitem uma capacidade de carga de 1.000 kg à frente e de até 2.020 kg atrás.

Graças à tração traseira, o peso da carga aumenta a aderência das rodas motrizes, permitindo uma elevada capacidade de tração em todos os tipos de piso. Outro fator importante neste contexto são os modernos sistemas de assistência à condução, designadamente o controlo eletrónico de estabilidade (Electronic Stability Control, ESC), o controlo de tração (Anti Slip- Regulation, ASR), o sistema anti-bloqueio de travagem (Anti-Blocking System, ABS) e a distribuição eletrónica da força de travagem (Electronic Brake-force Distribution, EBD), que aumentam significativamente a segurança ativa.

Mais segurança e conforto a bordo

O posto de condução do novo Porter NP6 foi desenhado de modo a proporcionar uma ampla visibilidade e controlo em todas as situações de condução, sobretudo em virtude da bem projetada altura dos bancos e das dimensões reduzidas do volante. O painel de instrumentos é de leitura fácil e rápida, enquanto os restantes comandos (incluindo o da plataforma basculante, na versão Tipper), estão facilmente alcançáveis à esquerda do volante.

O novo modelo está disponível com quatro níveis de equipamento: Plus, Top, HD e HD Top.

O equipamento de série inclui, em qualquer das versões, direção com assistência elétrica, sistema de assistência em subidas (Hill Holder), fecho centralizado com comando à distância, vidros elétricos, tomada de 12V, entrada USB, entre outros. Consoante os níveis de equipamento, estão disponíveis sistema de áudio com ligação bluetooth para ligação de telemóveis, ar condicionado e espelhos retrovisores exteriores rebatíveis com regulação elétrica.

No capítulo da segurança, o equipamento de série inclui airbag do condutor, sistema de chamada automática de emergência (eCall), sensor de chuva e faróis dianteiros com ajuste elétrico. Como equipamento opcional, e consoante as versões, os clientes podem ainda contar com o airbag para o passageiro e luzes de nevoeiro.

Um Porter NP6 para cada tipo de necessidade

A possibilidade de combinar versões de distância entre eixos curta (L1) ou longa (L2) com eixos traseiros de roda individual (Single Wheel, SW) ou dupla (Twin Wheels, TW), bem como a disponibilidade de duas configurações prontas a utilizar (com plataforma fixa ou basculante), tornam a gama do Porter NP6 extremamente versátil.

Para as empresas carroçadoras foi criada uma secção específica no website da Piaggio Comercial, na qual é possível consultar toda a informação necessária para instalação do equipamento, bem como obter fichas técnicas, desenhos técnicos, documentos de homologação, diretivas para carroçadores, solicitar autorizações e utilizar as ferramentas de cálculo dedicadas.

Versão com plataforma fixa

O Porter NP6 Fixed Deck é a versão ideal para quem procura uma plataforma de carga plana, muito simples de utilizar e com grande facilidade de acesso. A plataforma situa-se a 800 mm do solo e os taipais laterais e traseiro, produzidos em liga de alumínio, permitem abri-la nas três laterais. A plataforma de carga está disponível com dois comprimentos (normal ou extra), oferecendo em ambos os casos espaço para quatro europaletes.

Versão com plataforma basculante

O Porter NP6 Tipper Deck conjuga as vantagens da variante de plataforma fixa com os benefícios de um sistema basculante eletrohidráulico, cujo ângulo máximo de inclinação atinge os 45°. Ideal para transportar e descarregar cargas soltas e materiais pesados, esta é a versão que melhor responde às necessidades das pequenas e médias empresas, nomeadamente no ramo da construção. A plataforma de carga é fornecida de série com uma proteção de cabina e taipais de alumínio, que podem ser abertos pelos três lados.

Versão chassis

Desprovida de caixa de carga, a versão Chassis foi concebida para ser o ponto de partida para transformações que se adequam às mais diversas atividades. Logística urbana, distribuição de alimentos, jardinagem, manutenção de espaços, oficinas móveis, construção, publicidade ou obras públicas são alguns exemplos de tarefas a que a Porter NP6 se pode adaptar. Igualmente possível é a instalação de tomadas de força, até 16 kW de potência, montadas junto ao motor e na parte inferior da transmissão, tornando mais fácil a ligação dos equipamentos colocados por detrás da cabina. O Porter NP6 está disponível em cinco cores exteriores: azul, laranja, vermelho, cinzento ou branco.

Comentários