Crescimento e sustentabilidade na Mealhada

CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE NA MEALHADA

Giancarlo Terrassan GIANCARLO TERRASSAN

Crescimento e sustentabilidade na Mealhada, foi o tema da conferência organizada, em parceria, pelo Grupo Editorial “A Vida Económica e a Câmara Municipal da Mealhada, no dia 5 de abril, no Grande Hotel de Luso. Um tema que reflete o objetivo de António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, e do seu executivo municipal.

Um encontro que pretendeu reunir vários agentes económicos, para partilharem a própria visão e experiências relacionadas com a realidade, entre eles e a autarquia, procurando encontrar soluções e esboçar estratégias, que permitam facilitar e fortalecer o desenvolvimento de atividades empresariais, comerciais e turísticas, como também a instalação de novas, a favor de toda a comunidade do município, numa região de importância estratégica no domínio do turismo histórico, religioso, ambiental, dos eventos e gastronómico sob o lema “água, pão, vinho e leitão”.

O evento iniciou com uma introdução efetuada pelo moderador da conferência, João Luís Peixoto de Sousa, administrador do Grupo Editorial “A Vida Económica”, e com a intervenção de abertura do presidente da Câmara da Mealhada, António Jorge Franco, com o tema “Os desafios de desenvolvimento da região da Mealhada”.

Terminada esta primeira sessão, Pedro Machado, presidente do Turismo do Centro, em videoconferência, directamente de São Paulo, no Brasil, onde ía estar presente na Feira Internacional do Turismo, falou sobre “O potencial do turismo na região da Mealhada”.
Bernardo Campos, secretário técnico do Centro 2020 CCDR-C, esclareceu sobre “As oportunidades de expansão e o crescimento sustentável da Mealhada no contexto regional”.
Eduardo Feio, administrador do Conselho de Administração do Porto de Aveiro e do Porto da Figueira da Foz, ilustrou sobre “O potencial da Logística no âmbito do desenvolvimento estratégico do concelho”.

Crescimento e sustentabilidade na Mealhada: “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Água, Pão, Vinho, Leitão”.   Source: cm-mealhada.pt
As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Água, Pão, Vinho, Leitão”. Source: cm-mealhada.pt

Crescimento e sustentabilidade na Mealhada — Mesa-redonda

Após as três apresentações iniciais, teve lugar uma mesa-redonda com o tema “O crescimento sustentável e o papel das empresas para o desenvolvimento económico na Cidade da Mealhada”, onde representantes de associações empresariais e de instituições expuseram várias perspectivas e problemáticas, que consentiriam melhorar o desenvolvimento local e regional, não só para toda a actividade económica, mas também para toda a população do Concelho em geral. Mesa-redonda que contou com a presença de: Rogério Hilário, vice-presidente do CEC/CCIC; Cláudio Mato, vice-presidente da ACIBA (Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira) e vice-presidente do CERC (Conselho Empresarial da Região de Coimbra); João Diniz, administrador Termas do Luso; José Vigário, administrador Messias, Ferreira Baptista Caves Messias – Vinhos de Portugal; Nuno Pinto Magalhães, presidente da Fundação Luso; Nuno Saraiva, diretor da SEW – Eurodrive Portugal, Lda., moderada por João Luís Peixoto de Sousa – administrador do Grupo Editorial “A Vida Económica”.
Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada, finalizou a conferência com o tema “O Turismo e a dinamização da economia local”, onde frisou «Pretendemos que os nossos empresários tenham uma visão do que são as nossas estratégias de desenvolvimento local, bem como as de desenvolvimento regional e nacional de forma a que possam alinhar os seus projetos de desenvolvimento aproveitando as oportunidades disponíveis».
A conferência terminou com uma degustação dos produtos regionais sob o lema “As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada: Água, Pão, Vinho, Leitão”.

Jornal Strada