AUTOCARRO CITADINO AUTÓNOMO STANDARD

AUTOCARRO CITADINO AUTÓNOMO STANDARD

Este artigo está também disponível em: fr en es de

Nuno NUNO

IVECO BUS E EASYMILE DÃO MAIS UM PASSO NA CONCEPÇÃO DE UM AUTOCARRO CITADINO AUTÓNOMO STANDARD

A IVECO BUS, juntamente com o fornecedor de tecnologia de condução autónoma EasyMile e outros parceiros, concluíram os testes do protótipo de autocarro standard 100% autónomo, capaz de operar em condições reais.

Este avanço sucede após testes bem-sucedidos no âmbito do programa multiparceiros STAR (Rapid Autonomous Transport System, ou Sistema de Transporte Autónomo Rápido). O autocarro provou ser viável para operações autónomas nas faixas de trânsito rápido de autocarros (BRT), bem como em locais privados.

Representa também um marco crucial para o progresso dos transportes autónomos na Europa. Os sistemas de transporte conectados e automatizados são considerados “fundamentais se a indústria europeia relacionada com os transportes quiser preservar e consolidar a sua competitividade global”.

Com 12 metros de comprimento, o autocarro pode transportar até 100 passageiros, confortavelmente e em segurança. As tecnologias integradas no autocarro incluem controlos de segurança e software de navegação. A EasyMile também contribui para aquela que é uma das soluções mais avançadas de gestão de frotas e uma das primeiras totalmente dedicada a veículos autónomos.

O veículo desenvolvido conjuntamente pela EasyMile e pela IVECO BUS foi submetido a testes e desenvolvimentos rigorosos nas pistas de testes da Transpolis, bem como nas instalações de testes da IVECO BUS e da EasyMile. Foi conduzido em diferentes estações do ano e condições meteorológicas, atingindo o máximo desempenho nesta fase.

IVECO BUS & Easy Mile — Source: IVECO

Isto inclui a incorporação do sistema de condução autónoma (ADS) no autocarro, permitindo-lhe estacionar repetidamente em estações com menos de 10 cm. Isto é particularmente importante uma vez que melhora a acessibilidade, especialmente para os utilizadores de cadeiras de rodas. As velocidades máximas atingidas pelo autocarro em modo autónomo demonstraram que a tecnologia funciona igualmente bem a 40 km/h. Testes adicionais indicaram que a tecnologia de localização multimodal do fornecedor de software, em particular, é também eficaz a velocidades autónomas superiores a 70 km/h.

As capacidades em termos de veículo para a infraestrutura (V2X) permitem ao autocarro antecipar as fases dos semáforos, o que significa paragens e arranques suaves, bem como um menor consumo de energia. A manobra e a precisão da paragem também permitem o estacionamento automático na garagem de recolha.

«Estamos muito orgulhosos desta nova colaboração com a IVECO BUS, reconhecido líder e especialista em transportes públicos, que surge após o nosso bem-sucedido projeto conjunto STAR iniciado em 2017. Mostra também a maturidade da nossa tecnologia. A tecnologia autónoma traz uma série de benefícios às operações de autocarros, desde segurança adicional ao estacionamento optimizado ou à melhoria dos serviços a bordo para o cliente. Juntos, esperamos oferecer esta nova solução inovadora às entidades de transportes públicos», declarou o Director Geral da EasyMile, Benoit Perrin.

«Como construtor com um longo empenho no desenvolvimento de sistemas de assistência ao condutor, a IVECO BUS orgulha-se dos resultados deste projeto de autocarro autónomo de nível 4. Os testes realizados validam, entre outras coisas, uma velocidade de 40 km/h. São uma fase adicional e necessária, mas não final, do projeto, o qual continuaremos a desenvolver com os nossos parceiros. As características de segurança e gestão do veículo permitem-nos agora planear a fase seguinte, nomeadamente, testes em condições de funcionamento», referiu Stéphane Espinasse, Presidente da Marca IVECO BUS.

IVECO BUS & Easy Mile — Source: IVECO

A EasyMile e a IVECO BUS, juntamente com a Sector, Transpolis, ISAE-SUPAERO, Université Gustave Eiffel, Inria, e Michelin uniram forças para desenvolver a tecnologia para automatização do autocarro em 2017, no âmbito do projeto STAR, Sistema de Transporte Autónomo Rápido (Rapid Autonomous Transport System). O objectivo da colaboração era desenvolver o primeiro autocarro sem condutor, autónomo e completamente standard, capaz de funcionar em condições semelhantes ao funcionamento real, com um protótipo pronto em 2021.

Os parceiros do projeto estão agora a preparar a sua próxima etapa para o segundo semestre do ano: operar o autocarro numa cidade em condições reais.

O desenvolvimento é subsidiado pelo governo francês através do seu programa FUI (Fonds Unique Interministériel).

Parceiros do projeto e respetivas competências:

  • EasyMile: Fornecedor de condução;
  • IVECO BUS: Fornecedor do veículo;
  • Sector: Análise de segurança;
  • Transpolis: Definição de casos de utilização, ensaio e validação de veículos autónomos em ambiente realista;
  • ISAE-SUPAERO: Localização semântica;
  • Université Gustave Eiffel: Investigação em acessibilidade para passageiros com mobilidade reduzida e aceitação do utilizador;
  • Inria: Fusão multi-sensor e prevenção de colisões;
  • Michelin: Pneus conectados.

O projecto tem o rótulo e o apoio do CARA – European Cluster for Mobility Solutions, Aerospace Valley e NFI (Nouvelle France Industrielle).

O projecto é financiado pela região da Occitânia, Bpifrance, pela região de Auvergne-Rhône-Alpes e pela zona metropolitana de Grand Lyon.

Author: IVECO BUS

Comentários