INTEGRAÇÃO INTELIGENTE

INTEGRAÇÃO INTELIGENTE

Nuno NUNO

FÓRUM NISSAN DA MOBILIDADE INTELIGENTE DISCUTIU AS NOVAS TECNOLOGIAS DA MOBILIDADE ELÉTRICA — 3º PAINEL

O conceito de mobilidade inteligente vai muito para além da “simples” eletrificação do automóvel. Novos temas em discussão na sociedade como a transição energética entram, claramente, nesta discussão sobre a mobilidade inteligente e são parte integrante e fundamental das ações a realizar para a descarbonização da mobilidade.

Mas, a “inteligência” da mobilidade do futuro pode ser, também, avaliada, pela sua capacidade para suscitar a adesão de um cada vez maior número de stakeholders, sejam eles indivíduos, empresas ou instituições. A forma de conquistar cada vez mais pessoas para o novo paradigma da mobilidade foi o objeto de várias das intervenções realizadas no Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente.

O 3º painel do Fórum Nissan — Source: Nissan

Com a sua inigualada experiência na eletrificação da mobilidade a Nissan tem a consciência que o automóvel elétrico puro é a solução do futuro, mas que ainda não reúne todas as condições para ser a solução para todos. É por isso que o construtor anunciou, neste 6º Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente, um significativo investimento no desenvolvimento de uma nova tecnologia de baterias sólidas, que deverá chegar ao mercado no horizonte de 2028, com capacidades de armazenamento de energia e tempos de carregamento impossíveis de obter com a atual geração de baterias.

Mas até lá, e para tornar a mobilidade sustentável e inteligente acessível ao maior número de pessoas, a Nissan anunciou o lançamento na Europa da tecnologia e-Power com a qual irá eletrificar alguns dos modelos mais emblemáticos da marca, como o Nissan Qashqai ou a nova geração do Nissan X-Trail. Para abordar a tecnologia e-Power, este Fórum contou com a presença de Donato Vitella, Responsável de Estratégia e Planeamento Avançados de Produto na Nissan Europa: «a tecnologia e-Power é a solução ideal para o cliente que valoriza a experiência de condução e utilização de um automóvel elétrico, mas ainda não se sente preparado para uma transição energética total».

Daniela Simões, CEO da Miio, na sua intervenção no Fórum Nissan — Source: Nissan

A tecnologia e-Power combina um motor elétrico que está encarregada de transmitir potência às rodas (não há ligação entre o motor de combustão e as rodas), uma bateria que serve para alimentar o motor elétrico e um motor de combustão que gera energia para alimentar o motor elétrico e manter a carga da bateria. «Na prática, para um utilizador, é como se conduzisse um automóvel elétrico, mas sem a desvantagem da pressão inerente à questão da autonomia, já que não precisa de se preocupar com os carregamentos», concluiu Donato Vitella.

A intervenção de Daniela Simões, chief executive officer da Miio, dirigiu-se a todos aqueles que hesitam em fazer a passagem para a mobilidade 100% elétrica por não se sentirem à vontade a lidar no dia-a-dia com este novo paradigma. Segundo Daniela Simões «para um cliente novo no mundo dos VE, tudo o que é relacionado com os carregamentos pode ser uma confusão e a Miio surgiu há dois anos para os ajudar. Seja na disponibilidade de pontos de carregamento, seja na potência dos carregamentos e até na análise dos custos associados. Temos uma aplicação móvel que já reúne a preferência de 75 mil utilizadores e que verdadeiramente torna simples a utilização de um automóvel elétrico no quotidiano».

Para além dos clientes particulares, a aplicação Miio introduziu recentemente todo um conjunto de informações e funcionalidades dirigidas especialmente a empresas ou instituições que pretendam eletrificar a sua frota.

Paulo Ferreira dos Santos, CEO da Ubirider, na sua intervenção no Fórum Nissan — Source: Nissan

No início da sua intervenção, Paulo Ferreira dos Santos, chief executive officer da Ubirider, pediu «desculpa por advogar uma diminuição do número de automóveis a circular. Se é verdade que a progressiva substituição de automóveis equipados com motores térmicos por automóveis elétricos tem evidentes benefícios na qualidade do ambiente das nossas aldeias, vilas e sobretudo cidades, é verdade que os problemas de falta de espaço e tempo perdido (em congestionamentos) continuam sem solução se apenas substituirmos diretamente o tipo de motorização».

As diferentes soluções adotadas ao longo da última década em várias cidades europeias para diminuir o tráfego automóvel (portagens à entrada das cidades, proibições de circulação, incentivo à micromobilidade, …), não produziram resultados sensíveis. Se, em 2010, 83,5% dos europeus utilizavam o automóvel como meio de transporte para as suas deslocações quotidianas, em 2019 a percentagem é sensivelmente a mesma (83,4%), apesar de todas as medidas implementadas em várias cidades e em vários países.

Teresa Ponce de Leão, presidente da APVE, na sua intervenção no Fórum Nissan — Source: Nissan

A Ubirider é uma plataforma digital que pretende implementar o conceito de Mobility-as-a-Service (mobilidade como um serviço) através da integração da interoperabilidade dos diversos meios de transporte (incluindo o automóvel, mas também todo o tipo de transportes públicos), com soluções integradas de pagamento e de faturação e com recurso apenas a um smartphone para acesso a todos esses meios de transporte.

Teresa Ponce de Leão, presidente da APVE (Associação Portuguesa do Veículo Elétrico), abordou a estratégia europeia do percurso para a neutralidade carbónica, pondo em contraponto o crescimento exponencial das vendas dos veículos elétricos face às disponibilidades das matérias primas essenciais para esse crescimento, e as necessárias estratégias e regulamentações para criar as condições essenciais para aquele crescimento, que terá de ser sustentado.

E, no fim, nenhuma discussão sobre a Mobilidade Inteligente poderia passar ao lado da previsível integração do automóvel elétrico como elemento pertencente à rede de abastecimento de energia como, evidentemente, recetor da energia para carregamento das suas baterias e, ao mesmo tempo, fornecedor da energia armazenada nas baterias para alimentar a rede de distribuição de eletricidade.

Gisela Mendes, coordenadora na EDP NEW, na sua intervenção no Fórum Nissan — Source: Nissan

A Nissan pela voz de António Melica, diretor-geral da Nissan Portugal fez o ponto de situação sobre o projeto piloto de V2G (Vehicle-to-Grid) que está já a ser realizado pela Nissan nos Açores.

A “inteligência” das redes elétricas foi o mote da intervenção de Gisela Mendes, coordenadora de Sistemas Inteligentes de Energia na EDP NEW: «Num cenário em que a maior parte das pessoas chega a casa no final do dia, ligam a televisão, o ar condicionado, os eletrodomésticos e preparam o jantar, temos um pico de consumo na rede elétrica. Agora imaginem que, para além disto, colocam também a carregar o seu automóvel elétrico. Para responder a esta situação possível temos de introduzir dois conceitos: Smart Charging e V2X».

O “Smart Charging” (Carregamento Inteligente) é a capacidade do sistema para escolher, não só, a melhor altura do dia para carregar o automóvel, mas também a potência a que o fazemos. Isto permite retirar pressão do sistema elétrico e, ao mesmo tempo, é um carregamento inteligente do ponto de vista do cliente que pode tirar partido do melhor tarifário (bi-horário ou tri-horário) ou, por exemplo, maximizar a integração de energias renováveis (incluindo as de produção local) na eletricidade que está a ser consumida.

António Melica, Diretor-Geral da Nissan Portugal, na sua intervenção no Fórum Nissan — Source: Nissan

«Nada do que foi dito até agora é um cenário de ficção científica! A EDP New prepara-se para, em conjunto com 16 outras entidades (universidades, instituições e empresas) de 4 países europeus, levar a cabo um projeto piloto denominado EV4U que no prazo de 2,5 anos deverá ser capaz de começar a implementar de forma efetiva estas soluções de carregamento inteligente e bidirecional, ligadas à mobilidade elétrica», afirmou Gisela Mendes.

Trabalhar para ajudar a resolver, ou pelo menos mitigar, os efeitos do aquecimento global e das mudanças climáticas do planeta é uma obrigação de todos e, sobretudo daqueles cuja atividade pode influenciar de forma decisiva o curso da história.

A Nissan entende como seu este desafio de contribuir para a sustentabilidade da mobilidade e por via disso contribuir também para a sustentabilidade do planeta. Com iniciativas concretas ligadas à eletrificação da mobilidade, mas igualmente com um significativo conjunto de outras ações destinadas a mitigar ou eliminar a sua pegada ecológica.

O Fórum Nissan para a Mobilidade Inteligente, que teve em 2022 a sua 6ª edição, faz parte deste conjunto de iniciativas das quais a Nissan se orgulha e que pretende continuar a promover.

Comentários