A KARSAN DESTACA O AUTONOMOUS E-ATAK NA BUSWORLD EUROPE

A KARSAN DESTACA O AUTONOMOUS E-ATAK NA BUSWORLD EUROPE

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

PARA ALÉM DO E-ATA HYDROGEN, A KARSAN DESTACA O AUTONOMOUS E-ATAK NA BUSWORLD EUROPE

Pioneira na transformação do transporte público com a visão vanguardista do futuro da mobilidade, a Karsan deixou a sua marca na Busworld Europe, exibindo modelos como o e-JEST, o e-ATAK Autonomous e o e-ATA Hydrogen.

O CEO da Karsan, Okan Baş, destacou o crescimento constante da empresa no mercado europeu, impulsionado pelos modelos totalmente elétricos, como o e-JEST e o e-ATAK, que lideraram as vendas e fizeram da Karsan o líder em 2022.

Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do Autonomous e-ATAK — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do Autonomous e-ATAK — Source: Karsan

No 1º semestre de 2023, a empresa alcançou uma quota de mercado de 6,7% no segmento de transporte urbano elétrico de minibus e autocarros acima de 5 ton, conquistando o 4º lugar no mercado. O e-JEST manteve a liderança no mercado de minibus elétricos na Europa, com uma quota de mercado de 24%, enquanto o e-ATAK, líder na classe de midibus elétricos na Europa há 2 anos, alcançou a quota de mercado de 26%.

Okan Baş anunciou que a empresa tenciona expandir a sua presença em 22 países até ao final do ano, com uma meta ambiciosa de ter 1.000 veículos elétricos a circular nas estradas. A marca também está a entrar no mercado japonês com uma pretensão de venda de 300 unidades nos próximos três anos. A Karsan está focada em oferecer soluções eficientes e inteligentes para moldar o futuro da mobilidade e já foi contemplada com 11 prémios internacionais.

Okan Baş (CEO da Karsan) entre o Autonomous e-ATAK e o e-ATA Hydrogen — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) entre o Autonomous e-ATAK e o e-ATA Hydrogen — Source: Karsan

Enfatizando que o modelo autónomo e-ATAK continua a prestar serviços em todo o mundo, Okan Baş prosseguiu: «Transportamos passageiros no Michigan e na Noruega há 1,5 anos com os nossos veículos autónomos.

«Além disso, implementámos os nossos projetos Autónomos e-ATAK em Châteauroux (França), em Bucareste (Roménia), no Complexo Presidencial em Ancara e recentemente na Universidade Técnica de Istambul. Quando todos estes números são combinados, os nossos veículos autónomos percorreram um total de 50 mil km e transportaram 20 mil passageiros.

«Além disso, tivemos a oportunidade de experimentar e desenvolver o nosso veículo em diferentes condições climátéricas e em várias partes do mundo. Especialmente no Michigan, transportámos passageiros com segurança com o nosso e-ATAK autónomo em dias de neve, durante os quais se atingiram temperaturas de -25º C, e as pessoas nem sequer conseguiam tirar os seus veículos.

Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do e-Jest — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do e-Jest — Source: Karsan

«Por outro lado, no ano passado, lançámos o ATA Hydrogen na IAA, equipado com uma tecnologia de combustível que utiliza hidrogénio, a fonte de energia amiga do ambiente mais prontamente disponível na natureza. Além das tecnologias de veículos elétricos e autónomos, continuamos a desempenhar o nosso papel na vanguarda da mobilidade do futuro também no que diz respeito à tecnologia de hidrogénio».

Okan Baş continuou referindo: «Renovámos, melhorámos e desenvolvemos constantemente as nossas tecnologias para construir a mobilidade do futuro. Duas das nossas inovações neste sentido são o “Platooning” e o “Remote Driving” que começámos a utilizar no nosso veículo Autónomo e-ATAK em colaboração com a ADASTEC.

Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do e-ATA Hydrogen — Source: Karsan
Okan Baş (CEO da Karsan) ao lado do e-ATA Hydrogen — Source: Karsan

«A tecnologia de Platooning permite que 2, 3 ou mais veículos Autónomos e-ATAK de 8 m operem durante as horas de ponta como um único autocarro articulado de 16 ou 24 m de comprimento. O Platooning é uma funcionalidade que permite que vários veículos Autónomos e-ATAK se desloquem sincronizadamente, seguindo-se uns aos outros, parando numa paragem de autocarro, abrindo as suas portas e continuando o seu percurso.

«Os operadores, se necessário, podem alcançar a mesma capacidade de passageiros ou até mais, operando 2 ou 3 veículos Autónomos e-ATAK graças a esta funcionalidade, em vez de comprar um autocarro articulado. Assim, enquanto os veículos são usados consecutivamente durante as horas de ponta, pode-se poupar energia ao utilizar menos veículos em horas menos movimentadas.

e-Jest — Source: Karsan
e-Jest — Source: Karsan

«Além disso, a manobrabilidade do Autónomo e-ATAK de 8 m é mantida, em comparação com um autocarro articulado, graças a esta tecnologia. Através da tecnologia “Remote Driving” que começámos a usar no Autónomo e-ATAK, podemos intervir instantaneamente no veículo sempre que necessário, incluindo noutras situações inesperadas de reparação de estradas e acidentes que possam ocorrer.

«O veículo é verificado remotamente, sem necessidade de um condutor de segurança, e pode ser redirecionado. Este sistema elimina alguns custos relevantes para os operadores, ao ser dispensada presença de um condutor de segurança».