A IVECO BUS CELEBRA O 130º ANIVERSÁRIO DA FÁBRICA DE VYSOKÉ MÝTO NO ANO EM QUE A IVECO FAZ 50 ANOS
A IVECO BUS assinalou os 130 anos da fundação da fábrica de Vysoké Mýto, na República Checa. Desde a sua criação, esta fábrica tem desempenhado um papel fundamental na evolução dos transportes públicos, tanto a nível nacional como internacional. Este sucesso notável resulta de uma evolução constante, do empenho incondicional dos seus colaboradores e das fortes relações estabelecidas com os seus parceiros comerciais.
O ano de 2025 é rico em comemorações, pois assinalam-se também os 50 anos da fundação da IVECO.
Trabalhadores da Sodomka (1908) — Source: IVECO BUSVysoké Mýto: o maior fabricante de autocarros da Europa
Com uma superfície total de 355.000 m2 e uma capacidade de produção anual de até 5.000 veículos, Vysoké Mýto, a principal fábrica da IVECO BUS na República Checa, é também uma das principais instalações de produção de autocarros da Europa.
A IVECO BUS desempenha um papel fundamental na economia checa, contribuindo significativamente para o seu crescimento: a sua fábrica de Vysoké Mýto emprega mais de 4.400 pessoas e dá emprego indireto a mais 1.700 pessoas através de subcontratações. Em 2024, 90% dos autocarros produzidos foram exportados para 25 países, principalmente na Europa, bem como na Ásia e em África. Com uma quota de mercado de 42%, a IVECO BUS é líder de mercado na República Checa. Nesse mesmo ano, a empresa também aumentou a produção da gama elétrica Crossway.
Škoda 606 ND Lux. (1938) — Source: IVECO BUSA unidade de Vysoké Mýto produz o Crossway, a gama de maior sucesso da IVECO BUS, a qual foi desenvolvida na fábrica checa. Produz também o Evadys, concebido para servir em rotas regionais ou nacionais, serviços de shuttle ou missões turísticas de média distância.
As origens
O início da atividade da fábrica deve-se a Josef Sodomka, artesão e empresário, que arrancou com o seu negócio em Vysoké Mýto em 1895. Ao longo dos tempos, a empresa do visionário empresário checo tornou-se um dos principais centros de produção de autocarros e teve um impacto significativo na história económica do país através das várias marcas que foram surgindo, até à IVECO BUS.
Škoda 706 RO (1947) — Source: IVECO BUS- 1895: o fabricante de rodas Josef Sodomka muda-se para Vysoké Mýto, onde funda uma oficina de construção de rodas e passa gradualmente da produção de carruagens para o fabrico de automóveis.
- 1925: início da produção de automóveis personalizados, que passam a ser o principal foco da fábrica de Sodomka, dirigida por Josef Sodomka Sr.; no entanto, pouco depois, o seu filho passou a ser a figura principal da empresa.
- 1948: a fábrica de Josef Sodomka é nacionalizada e torna-se uma empresa estatal, passando a chamar-se Karosa. A produção de autocarros passa a concentrar-se em Vysoké Mýto.
Karosa T500 HB (1954) — Source: IVECO BUS- 1952: a Karosa inicia a cooperação com o fabricante nacional de chassis de autocarros LIAZ.
- 1962: a Karosa torna-se no único fabricante de veículos especiais da (antiga) Checoslováquia.
- 1993: no contexto das privatizações, é criada a Karosa e é assinado um acordo de cooperação industrial com a RENAULT V.I., no âmbito do qual esta adquire 34% da recém-criada sociedade anónima. A aliança RENAULT V.I.-Karosa tornou-se um exemplo do envolvimento ocidental em veículos industriais na República Checa.
Škoda 706 RTO LUX (1956) — Source: IVECO BUS- 1999: a empresa italiana IVECO e a empresa francesa RENAULT V.I. criaram uma empresa comum denominada IRISBUS Holding SL, que adquire 94% das ações da Karosa. Ao fundir as suas operações, a IVECO e a RENAULT V.I. criam o 2º maior produtor de autocarros da Europa.
- 2003: a IRISBUS passa a ser totalmente detida pela IVECO.
- 2007: mudança de designação da empresa para Iveco Czech Republic, a. s.
- 2013: a IVECO BUS, que substituiu a denominação IVECO-IRISBUS, torna-se a nova marca dedicada ao transporte de passageiros, marcando o início de uma nova fase de desenvolvimento das outras atividades internacionais da IVECO.
Škoda D 11 (1965) — Source: IVECO BUSExpansão contínua e modernização em curso
Ao longo das décadas, as instalações da Vysoké Mýto evoluíram significativamente, passando de 90 m² em 1895 para 7.525 m² na altura da sua nacionalização em 1948, e atingindo uma área atual de 135.000 m2 de área coberta.
Pioneira na adoção de tecnologias avançadas, a fábrica investiu fortemente na otimização dos seus processos de produção, garantindo um nível de qualidade superior. Esta aposta constante na inovação solidificou a sua posição de líder no setor, respondendo às crescentes expetativas do mercado.
Interior da fábrica (1970) — Source: IVECO BUS1958: novo processo de montagem de carroçarias. O novo processo dividiu as carroçarias em duas secções, superior e inferior, as quais eram montadas separadamente em dispositivos de soldadura. O esqueleto completo da parte inferior da carroçaria era ligado à parte superior da carroçaria, já revestida, na estação de trabalho seguinte.
O esqueleto montado era colocado no chassis por uma grua de elevação e continuava a avançar na linha de montagem. A introdução de novos mecanismos de fixação pneumáticos e a utilização da grua de elevação aceleraram significativamente a produção e melhoraram a qualidade geral dos veículos.
Karosa B961 (2003) — Source: IVECO BUS1970: novas expansões. Foi construída uma nova unidade de carroçaria e montagem, com 20.000 m² de espaço de produção e 10.000 m² de áreas auxiliares. A fábrica adota então uma conceção modular dos painéis, transformando o processo de fabrico e marcando uma mudança significativa em relação aos métodos tradicionais de construção de carroçarias.
1981: automação avançada e centralização operacional. Para melhorar as suas capacidades de produção, a fábrica adotou ferramentas controladas digitalmente e estações robotizadas. Além disso, foi construído um edifício administrativo de 11 andares para centralizar as atividades de gestão.
Cataforese (2021) — Source: IVECO BUS2001: A primeira fábrica de autocarros da Europa de Leste com tratamento por imersão catódica. A fábrica instala um sistema de revestimento catódico por imersão para proteção contra a corrosão, garantindo uma longevidade sem precedentes aos veículos fabricados. É uma das maiores do seu género na Europa e tem capacidade para tratar veículos até 15 m.
2002: uma nova linha de montagem com uma área de 10.000 m² foi implementada para aumentar a capacidade de produção diária.
Interior da fábrica (2014) — Source: IVECO BUS2003: a implementação do sistema de fixação por colagem das janelas e dos painéis laterais melhorou a estética e a qualidade dos produtos acabados.
2023: introdução da eletromobilidade. Para além das versões de baixas emissões a Gás Natural Comprimido (CNG) e híbridas, a fábrica integrou o modelo Crossway LE ELEC nas suas linhas de produção, seguido em 2025 pelo Crossway ELEC, confirmando o empenho da IVECO BUS em proporcionar uma gama diversificada de soluções de energias alternativas para satisfazer as exigências da mobilidade sustentável.
Crossway LE ELEC_SBY — Source: IVECO BUS2015: um novo Centro de Design: inauguração de um novo e singular espaço que permite aos clientes configurar os seus veículos de acordo com as suas necessidades específicas. Tal como um catálogo físico, permite-lhes visualizar, tocar e testar materiais, facilitando a escolha das melhores opções entre as muitas combinações possíveis, como bancos, revestimentos e muito mais.