NOVA FORD RANGER MS-RT

NOVA FORD RANGER MS-RT

Este artigo está também disponível em: es it

Nuno NUNO

Source: Ford PRO

A NOVA FORD RANGER MS-RT TRAZ PARA A EUROPA A PRODUTIVIDADE INSPIRADA NA COMPETIÇÃO AUTOMÓVEL

A Ford Pro desvenda uma nova série de veículos comerciais topo de gama, sob a marca MS-RT, entre as quais está o novíssimo Ranger MS-RT.

Esta proposta exclusiva foi concebida e projetada em estreita colaboração entre a equipa global da Ford e os especialistas da MS-RT — ramificação da M-Sport, o parceiro da Ford no WRC — para oferecer uma combinação única de visual inspirado no desporto motorizado, experiência de condução melhorada e excelente capacidade de carga.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

«Estamos muito satisfeitos por adicionar as versões MS-RT ao nosso portfólio Ford Pro, oferecendo uma opção excitante e de destaque nos concessionários, para os clientes que necessitam de um veículo comercial, mas que também querem fazer uma declaração sobre o seu negócio», disse Hans Schep, Diretor-Geral da Ford Pro Europe.

«Cada vez mais clientes querem um veículo de trabalho para a semana, contando com as soluções Ford Pro para ajudar no sucesso das suas empresas, bem como algo para apoiar o seu estilo de vida aos fins de semana. Estas novas propostas MS-RT são a resposta perfeita».

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

Derivado da plataforma do Ranger de última geração, a versão MS-RT combina um visual arrojado com atualizações de engenharia. Equipado com um motor diesel V6 de 3,0 litros, o Ranger MS-RT utiliza uma suspensão e uma configuração única, para melhorar as suas capacidades em estrada, tornando-o na pick-up de excelência da gama.

Colocado no extremo superior da gama Ranger, este veículo comercial 100% conectado está, também, integrado na plataforma Ford Pro de software e serviços conectados, incluindo soluções abrangentes para veículos elétricos, ferramentas de gestão, como a aplicação FordPass Pro, bem como o sistema FORDLiive de tempo de funcionamento conectado.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

Em conjunto, estas soluções ajudam as pequenas empresas a reduzir os custos de propriedade, a maximizar os tempos de atividade e a otimizar a produtividade dos seus veículos.

Os clientes podem encomendar o Ranger MS-RT nos concessionários Ford Pro a partir de agora, sendo-lhes entregues a partir de meados de 2024.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

Ford Ranger MS-RT

O Ford Ranger MS-RT foi concebido para ser a pick-up topo de gama, com um estilo musculado inspirado na competição automóvel. Esta pick-up premium é alimentada pelo potente motor diesel V6 de 3,0 litros da Ford, com 240 cv e 600 Nm, utiliza uma transmissão automática de 10 velocidades e possui o novo sistema de tração integral às 4 rodas e4WD, semelhante ao encontrado noutras variantes da mais recente gama Ranger. O Ranger MS-RT mantém a excecional capacidade de carga de 1 tonelada e oferece os 3.500 kg de capacidade de reboque do novo Ranger.

Visualmente, a frente do Ranger MS-RT — proposta inspirada nas versões Ranger de competição que disputam provas na Ásia — apresenta um estilo assertivo, com uma grelha em forma de favo de mel e um separador integrado. A sua postura geral é rebaixada pelas saias laterais esculpidas e, na traseira, encontra-se um pára-choques distinto, com um difusor integrado.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

A porta traseira apresenta grafismos MS-RT e um spoiler exclusivo, complementado por outro no topo da cabina. Esta combinação única de spoilers foi otimizada através de simulações em computador para ajudar no equilíbrio aerodinâmico geral e para melhorar a estabilidade a alta velocidade.

As jantes exclusivas de 21 polegadas com corte diamantado utilizam pneus 275/45 R21 de baixo perfil e são as maiores jantes alguma vez montadas num Ford Ranger. Estão inseridas em cavas de roda alargadas que aumentam a largura total do veículo em 82 mm, tanto à frente como atrás; a largura das vias é aumentada em 40 mm de cada lado, para maior aderência e estabilidade.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

A inédita suspensão foi otimizada para atingir o nível ideal de manobrabilidade e conforto, com a configuração final a integrar novos amortecedores mais firmes à frente, uma suspensão traseira afinada e uma redução global da altura em 40 mm. Isto confere ao Ranger MS-RT uma postura mais desportiva e proporciona também uma maior precisão na condução e estabilidade nas curvas.

«Se o Ranger Raptor já era um veículo de topo em termos de veículos todo-o-terreno, então o Ranger MS-RT é, verdadeiramente, o topo da excelência», afirmou Schep. «É toda outra realidade face ao que costumamos ver neste segmento na Europa, mas com uma dinâmica de condução mais parecida com a de um automóvel, com uma capacidade de reboque e de carga inalteradas, sendo que acreditamos irá traduzir-se numa nova e atraente opção para os clientes de pick-ups».

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

O interior distinto da cabina dupla inclui novos bancos exclusivos, com almofadas e encostos dianteiros mais apoiados, para proporcionar um aspeto e uma sensação mais desportivos ao veículo, aumentando simultaneamente o conforto.

Integra bancos dianteiros e traseiros em couro ecológico, de origem não animal, e camurça, ostentando o padrão distintivo MS-RT e costuras azuis, emblemas “MS-RT” na frente e um emblema adicional no painel de instrumentos. Os condutores também beneficiam de um volante desportivo com detalhes em azul e da marca MS-RT.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

A partir do lançamento, o Ranger MS-RT estará disponível numa ampla gama de cores e o equipamento de série incluirá um ecrã tátil de 12 polegadas com sistema SYNC 4A, sistema eletrónico de controlo automático da temperatura da climatização bi-zona, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, 6 câmaras de visão traseira, Cruise Control Adaptativo Inteligente e Limitador de Velocidade Inteligente.

Nova geração MS-RT

A MS-RT (M-Sport Road Technology) nasceu em 2015 em resultado de uma parceria entre o seu fundador, Edward Davies, e a M-Sport. A M-Sport tem uma longa história de parceria com a Ford na conceção e construção das suas viaturas de ralis, incluindo o atual Ford Puma Rally, também preparando outras viaturas para provas de Rallycross e de velocidade, na categoria GT3.

Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO
Ford Ranger MS-RT — Source: FORD PRO

A equipa de especialistas da MS-RT pegou no ADN dos programas de desportos motorizados da M-Sport e produz veículos de estrada modificados, com um carácter desportivo único. A empresa já anteriormente desenvolveu versões modificadas de modelos Ford Pro, da anterior geração do Ranger. A nova versão desta parceria baseia-se, assim, em toda esta herança.

O Ranger MS-RT será disponibilizado em toda a Europa através dos concessionários Ford Pro. Será montado numa nova instalação dedicada, localizada em Dagenham Estate, no Reino Unido. Situadas perto da base da equipa de engenharia da Ford Pro no Ford Dunton Campus, estas instalações de última geração incluem um estúdio de design e engenharia, uma instalação de pintura semi-automatizada e duas linhas de montagem, com uma equipa dedicada de serviço ao cliente no local.