ADAMASTOR CRIA O PRIMEIRO SUPERCARRO PORTUGUÊS

ADAMASTOR CRIA O PRIMEIRO SUPERCARRO PORTUGUÊS

Nuno NUNO

A ADAMASTOR É O POLO DE ENGENHARIA DE EXCELÊNCIA ONDE ESTÁ A NASCER O PRIMEIRO SUPERCARRO PORTUGUÊS

A partir das suas instalações em Perafita, na periferia do Porto, a Adamastor está, neste momento, a trabalhar no desenvolvimento do primeiro supercarro português. Mas a equipa de trabalho altamente especializada nas áreas da engenharia, produção e design dispõe igualmente dos meios técnicos e humanos para a conceção, desenvolvimento e produção das suas próprias ferramentas, equipamentos e outros componentes, assumindo, também, o compromisso de se assumir como um líder na execução de projetos de engenharia de excelência a nível internacional, com um foco especial na conceção de componentes em fibra de carbono da mais alta qualidade. Nasceu, assim, a Adamastor Advanced Technologies.

Concepção de projecto — Source: Adamastor
Concepção de projecto — Source: Adamastor

Apesar de plenamente focada no objetivo de conquistar o seu espaço no exclusivo segmento dos supercarros de baixo volume de produção, a empresa portuguesa assume, igualmente, o objetivo de se estabelecer como um centro de excelência ao providenciar serviços de consultoria, projeto e conceção de engenharia através da Adamastor Advanced Technologies.

Para o conseguir, recorre a soluções técnicas de vanguarda, desde as fases de desenho até à validação, passando, obviamente, pelo desenvolvimento e produção, dispondo, em pleno, das capacidades e competências que lhe permitem, por exemplo, destacar-se como um dos principais intervenientes da indústria da produção de componentes em fibra de carbono para aplicação na exigente indústria automóvel, no setor das novas soluções de mobilidade e no desafiante mundo da competição, demonstrando, ao mesmo tempo, a sua capacidade de adaptação a uma indústria em constante transformação e evolução.

Manufactura de componentes — Source: Adamastor
Manufactura de componentes — Source: Adamastor

Desde a evoluída tecnologia de maquinagem CNC até às modernas ferramentas de impressão 3D, passando ainda pela acima mencionada produção de componentes em fibra de carbono, a experiência, perícia e serviço de excelência da Adamastor Advanced Technologies levou-a a ser a escolha de clientes com necessidades específicas, tais como para a produção de carroçarias e depósitos de combustível em fibra de carbono para veículos todo-o-terreno de competição, hélices para produção de energia eólica, entre outros componentes de elevada precisão, em que as reduzidas tolerâncias são cruciais para a aplicação e consequente correto funcionamento do componente em condições de trabalho.

Neste âmbito, a rede de parcerias da Adamastor é igualmente outro dos seus principais ativos. Cada um dos seus parceiros oferece a experiência e o conhecimento técnico necessários para atingir os melhores resultados, respondendo aos elevados padrões de qualidade e exigência dos seus clientes.

São disso exemplo as parcerias com a Creodynamics — simulação virtual de um túnel de vento com software CFD (Computational Fluid Dynamics), tal como utilizado na Fórmula 1; com a Canopy — simulação virtual de corrida e de tempos por volta utilizados por algumas das equipas do Campeonato do Mundo de Resistência da FIA e da Fórmula 2; e com a Altair — software de simulação FEA (Finite Element Analysis).

Realidade virtual — Source: Adamastor
Realidade virtual — Source: Adamastor

Na vertente de modelação 3D, a equipa da Adamastor dispõe também das competências e das mais avançadas ferramentas disponíveis para o desenvolvimento de projetos de renderização e de modelação de componentes e sistemas associados. Entre os vários projetos de tecnologia internos da Adamastor, destaca-se um sistema de suspensão inovador totalmente desenvolvido “in house”, registado e publicado sob uma patente internacional.

O domínio de ferramentas de desenho assistido por computador e simulação como os softwares Solidworks e Siemens NX permitem à Adamastor Advanced Technologies cobrir todas as fases de projeto de modelação de componentes, desde o desenho até à produção da imprescindível documentação técnica.

No campo da prototipagem, a Adamastor dispõe de capacidade de produção de pequenas séries de maquetes e protótipos, bem como de fabrico de moldes e compósitos e no que à simulação diz respeito, para além das capacidades acima mencionadas, está igualmente apta a desenvolver estudos ao nível da produção, nomeadamente no respeitante a processos de fundição, injeção e estampagem.

A empresa está neste momento envolvida num projeto de investigação e de desenvolvimento de conceito, no âmbito da produção de estruturas para acomodar baterias para automóveis elétricos, posicionando-se, graças à sua competência e tecnologias desenvolvidas internamente, na vanguarda do setor automóvel.

A Adamastor orgulha-se também da certificação atribuída pela Agência Nacional de Inovação (ANI) pela idoneidade na prática de atividades de investigação e desenvolvimento. A empresa portuguesa é, orgulhosamente, uma das 600 oficialmente acreditadas em Portugal e dispõe, atualmente, através da Adamastor Advanced Technologies, de uma das mais completas e bem preparadas estruturas para a produção integral de projetos de engenharia, abrangendo as etapas de análise de mercado, conceção e execução do plano de fabrico, licenciamento do produto e desenvolvimento das suas linhas de montagem, até à entrega final ao cliente.