VOLVO FE ELÉCTRICO DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

VOLVO FE ELÉCTRICO DE RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

C. M. CASCAIS ADQUIRE VOLVO FE ELÉCTRICO PARA RECOLHA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

O Jornal Strada esteve presente na apresentação na C. M. Cascais, do camião Volvo FE 100% Elétrico de recolha de resíduos sólidos urbanos, o primeiro a circular em Portugal.

Volvo FE electric — Source: Auto Sueco Portugal

O camião Volvo FE Elétrico fornecido pela Auto Sueco Portugal, está equipado com uma superestrutura de recolha de resíduos sólidos urbanos, tem um peso bruto até 27 toneladas, uma potência de 225 kW/300 cv, e uma autonomia até 200 km. A pequena demonstração que assistimos na Praça 5 de outubro, serviu para provar a significativa redução de ruído do camião em operação, quando comparado com os camiões movidos a combustíveis fósseis.

Para a Cascais Ambiente, empresa municipal encarregue da recolha de resíduos urbanos no concelho, este teste decorre dos seus próprios objetivos climáticos e operacionais, bem como da exigência por parte dos munícipes de Cascais, para a descarbonização, a diminuição de ruído e a proliferação de transportes mais amigos do ambiente, dentro do concelho.

Demonstração do Vovlo FE eléctrico — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

«Este camião representa uma gota de esperança, no caminho para o combate às alterações climáticas», referiu o presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.

Este é um projeto-piloto em Portugal, que servirá para testar a competência e eficácia do camião Volvo FE Elétrico, no terreno. Durante três semanas, serão recolhidos vários dados que servirão depois para melhorar as capacidades do veículo, numa colaboração entre a Cascais Ambiente e a Volvo (representada pela Auto Sueco Portugal).

Carlos Carreiras (Presidente da C. M. Cascais) — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

«Cascais será mais silencioso, mas também mais amigo do ambiente», assinalou o presidente do Conselho de Administração da Cascais Ambiente, Luís Almeida Capão.

Com a preocupação de continuar a reduzir a pegada ecológica no concelho, já se encontram em operação dois autocarros movidos a hidrogénio e um camião movido a Zero Diesel (um combustível desenvolvido a partir de óleos alimentares usados recolhidos).

Joana Balsemão (Vereadora da C. M. Cascais) — Source: Ana Bela Nogueira (Jornal Strada)

«Estes são pequenos grandes passos rumo à inovação e ao pioneirismo, que vão contribuir para deixar o nosso concelho mais limpo», mencionou a vereadora da Câmara Municipal de Cascais, Joana Balsemão.

As soluções completas de transporte eletrificado que a Auto Sueco Portugal pode fornecer, juntamente com a sua rede de concessionários e oficinas de assistência, desempenharão um papel vital para garantir o sucesso dos clientes rumo à eletrificação.

Comentários