TUDO PRONTO PARA O RALLY DAKAR 2023

TUDO PRONTO PARA O RALLY DAKAR 2023

Este artigo está também disponível em: de en fr

Nuno NUNO

Source: IVECO

A IVECO ESTÁ PRONTA A ABRAÇAR UM NOVO DESAFIO NO DAKAR 2023, A AVENTURA ATRAVÉS DAS DUNAS MAIS ESPERADA DO ANO

A IVECO irá, uma vez mais, participar no histórico Dakar com duas equipas: Boss Machinery Team de Rooy IVECO e Eurol Team de Rooy IVECO, que estão já a aquecer os motores do arranque da mais demolidora competição de rally-raid do mundo, o que acontecerá pela quarta vez na Arábia Saudita, entre os dias 31 de Dezembro de 2022 e 15 de Janeiro de 2023.

Camião de corrida Powerstar — Source: TEAM de Rooy

A IVECO irá ser o patrocinador oficial das duas equipas, fornecendo-lhes os veículos, mecânicas e peças sobressalentes. Todos os camiões IVECO Powerstar contam com motores IVECO Cursor 13 com um máximo de 1.000 cv, especialmente concebidos pela FPT Industrial, entidade igualmente integrante do Iveco Group e líder global especializado em tecnologias avançadas de motores, veículos equipados com as mais recentes atualizações em termos de set-up de suspensões e de sistemas de enchimento de pneus.

Esta nova edição do Dakar — que contará com 365 veículos em competição — regressa à Arábia Saudita mas numa nova rota que será um verdadeiro teste de resistência extrema. Os concorrentes irão percorrer uma distância total superior a 8.500 km em terrenos de dureza variável, começando nas margens do Mar Vermelho e cruzando a linha de chegada em Damman, no lado oposto da Península Arábica.

Camião de corrida Powerstar — Source: TEAM de Rooy

O nível de dificuldade foi uma vez mais aumentado para esta edição que irá colocar à prova as capacidades de pilotos e máquinas, ao longo de cerca de 5.000 km de Setores Especiais, que compreendem um Prólogo e 14 Etapas, nos quais se inclui uma incursão de quatro dias no oceano de dunas do chamado Empty Quarter e uma etapa Maratona, onde tripulações e camiões irão competir sem assistência externa.

Fabio Santiago, Responsável de Marketing e Gestão de Produto da Unidade Negócios de Camião IVECO, afirmou: «Mal podemos esperar para ver os nossos camiões IVECO Powerstar mostrarem o que são capazes de fazer no que está prestes a ser o mais difícil dos ralis da Arábia Saudita. As nossas equipas destacam-se pela sua poderosa mistura entre experiência e jovens talentos, com pilotos que partilham a sua fome de competir e a determinação em levarem-se — e aos seus veículos — até ao limite. Juntando-se aos nossos pilotos, os camiões IVECO Powerstar de elevada performance, tornam-se uma combinação vencedora, estando ansiosos para abraçar esse desafio!».

Camião de corrida Powerstar — Source: TEAM de Rooy

Eurol Team de Rooy IVECO

Mitchel van den Brink fez a sua estreia competitiva com apenas 16 anos, quando se juntou ao seu pai Martin como mecânico/co-piloto no Dakar 2019, tornando-se no mais jovem participante de sempre neste rali. Estará agora ao volante do IVECO Powerstar #511, sendo navegado por Moises Torrallardona e tendo Jarno Van De Pol como mecânico.

Martin van den Brink, lenda do Dakar desde 2009, irá ter como co-piloto Rijk Mouw e como mecânico Erik Kofman. O oitavo classificado no Dakar de 2021, irá estar agora ao volante do IVECO Powerstar #506, tendo como objetivo melhorar essa prestação.

Camião de corrida Powerstar — Source: TEAM de Rooy

Boss Machinery Team de Rooy IVECO

Janus van Kasteren jr é um piloto de ralis e irá fazer o Dakar pela quarta vez na sua carreira, assumindo o volante do IVECO Powerstar (#502), sendo acompanhado por Marcel Snijders (co-piloto) e Darek Rodewald (mecânico). Pretende capitalizar a experiência acumulada nas anteriores edições da prova, pretendendo fazer melhor do que o 6º lugar que alcançou na edição de 2020.

O holandês Vick Versteijnen teve o seu batismo no Dakar em 2015, apresentando-se, agora, ao volante do IVECO Powerstar (#504), tendo a bordo o co-piloto Teun Van Dal e o mecânico Andreas Van Der Sande.