TRANSPORTES JOÃO PIRES NA HISTÓRIA DO SETOR

TRANSPORTES JOÃO PIRES NA HISTÓRIA DO SETOR

Nuno NUNO

SOC. COM. C. SANTOS CONTRIBUI PARA TRANSPORTES JOÃO PIRES CONTINUAR HISTÓRIA NO SETOR

A João Pires Internacional Transportes é uma das empresas mais reconhecidas do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal. Constituída em 1987, tem uma relação de longa data com a Sociedade Comercial C. Santos, contando, no presente, com 34 camiões Mercedes-Benz. Uma ótima ligação, segundo, João Pires, fundador e CEO da empresa, entrevistado na mais recente SocInterview.

A ligação de plena confiança entre as duas empresas, mantida desde há longos anos, é dada conhecer pela voz do fundador da empresa, João Pires, na SocInterview, a rubrica de entrevistas da Sociedade Comercial C. Santos. Ao longo de pouco mais de cinco minutos, o empresário dá uma perspetiva sobre o passado, presente e futuro da João Pires Internacional Transportes.

Entrevista a João Pires — Source: Soc. Com. C. Santos

A empresa especializada em transporte rodoviário (nacional e internacional) e em logística tem, atualmente, uma frota composta por mais de 170 camiões. Desses, 34 são Mercedes-Benz Trucks e aguarda a entrega de novas unidades fornecidas pela Sociedade Comercial C. Santos. «É um parceiro que nos acompanha, temos uma relação que não é boa, temos uma relação que é ótima», salienta João Pires.

A entrevista começa com o histórico da empresa, que é constituída em 1987, mas com a ligação de João Pires ao setor a ser muito anterior. «Pessoalmente, o meu historial no mundo dos camiões começa em 1959, quando eu tinha 10 anos e o meu pai tinha um camião», conta o empresário.

A primeira sede da João Pires Internacional Transportes foi em Valença, tendo há cerca de 20 anos passado para as atuais instalações, em Vila Nova de Cerveira. Dada esta localização, o transporte internacional foi desde sempre uma forte atividade da empresa, que conta, no presente, com cerca de 200 colaboradores. «Sempre estivemos muito mais dedicados aos transportes internacionais. Somos aqui vizinhos da Galiza, na altura havia muito pouca indústria deste lado ou quase nada, e nós estávamos muito mais virados para o lado de lá fronteira do que para aqui», explica João Pires.

Ao longo dos 35 anos de história, a João Pires Internacional Transportes teve, como todas as empresas, períodos melhores e outros menos bons. O crescimento, esse, foi contínuo, mas sempre na medida do projetado pelo fundador. «Tivemos épocas mais baixas, outras mais altas. Crescemos até ao ponto de onde estamos hoje. Não crescemos mais porque decidi que não crescia mais», afirma o entrevistado. «Tinha os travões afinados e parei e há dez anos que tenho o mesmo número de camiões», remata.

Entrevista a João Pires — Source: Soc. Com. C. Santos

Tecnologia e formação são importante auxílio

A João Pires Internacional Transportes mantém o mesmo número de camiões, mas a frota é renovada com grande frequência. A tecnologia dos veículos está em constante evolução e isso é, de acordo com João Pires, um importante auxílio. Desde logo em termos de emissões, o que tem reflexos positivos em termos de proteção do ambiente e de custos de utilização. Também a monitorização constante da frota é uma mais-valia operacional.

«A telemática permite-nos, mais do que saber onde está o camião, acompanhar online a que velocidade circula, a que regime de rotação está e que tipo de condução está a ser feita hoje e que tipo de condução fez a semana anterior e o mês anterior. Isso ajuda-nos muito», destaca João Pires. «Temos consciência de que para prestar um bom serviço aos nossos clientes, temos de ter uma frota eficaz e eficiente e fiável».

As empresas do setor têm de apostar na renovação da frota, mas também na formação dos recursos humanos. «Temos de dar formação aos motoristas e acompanhar a condução para conseguirmos ter consumos aceitáveis. Os consumos que temos aqui, pelas ações que nós fazemos não são só aceitáveis, são melhor do que aceitáveis».

Recursos humanos de topo e tecnologia de topo — com a frota à cabeça — são o segredo do sucesso da João Pires Internacional Transportes. «Porque uma grande parte dos serviços que nós fazemos têm horas definidas. Nós optamos por qualidade e por eficiência. É essa a nossa linha», garante João Pires.

Comentários