TRANSPORTE DE UM SUBMARINO DE 50 M

TRANSPORTE DE UM SUBMARINO DE 50 M

Ana Bela Nogueira ANA BELA NOGUEIRA

A SPEDITION KLÜBER TRANSPORTOU UM SUBMARINO DE 50 M SOBRE 30 EIXOS SCHEUERLE INTERCOMBI

Esta pode ser facilmente considerada a maior combinação de transporte, alguma vez vista a circular nas vias públicas da Alemanha. Uma equipa profissional e especialista da empresa Spedition Kübler, acompanhou o transporte de um submarino com 50 m de comprimento, com um peso acima de 500 toneladas em 30 eixos SCHEUERLE InterCombi, do Harbour Natural em Speyer para o Museu da Tecnologia, 4 km de distância.

Na primeira tentativa deste transporte, a combinação do veículo push-pull não foi bem-sucedida no momento de entrar na área do Museu da Tecnologia de Speyer, por alguns centímetros. O pilar do alarme de incêndio, que não foi desmantelado por questões de segurança, obstruiu a rota designada.

MAN TGX V8 a rebocar a Plataforma de 30 eixos da Scheuerle — Source: SCHEUERLE
MAN TGX V8 a rebocar a Plataforma de 30 eixos da Scheuerle — Source: SCHEUERLE

O grande desafio deste tipo de transporte ía além do seu comprimento, a combinação deste veículo media mais de 70 metros. 30 eixos SCHEUERLE InterCombi eram necessários para conseguir distribuir o peso de 485 toneladas do submarino U17 e quase 100 toneladas do SCHEUERLE InterCombi, de forma a garantir que a estrada pudesse comportar 2,58 toneladas por roda. Esta carga reduzida nas rodas tinha como objetivo proteger por completo a estrada.

O U17 de 50 anos, um submarino de Class 206, com 54 m de comprimento, com 9 m de altura e 6 m de largura, chegou ao porto natural de Speyer através do Ferry, uma reserva cujo solo florestal necessita sempre de especial proteção. Em combinação com 2 veículos, a combinação do veículo ficou com 70 m. Nalguns momentos, foram necessários veículos de reboque e tração adicionais, para conseguir proteger a superfície da rua perfazendo um total da combinação do veículo para cerca de 90 m.

O planeamento do transporte de Kiel Fjord para o Museu da Tecnologia durou 5 anos e a 2ª tentativa já foi bem-sucedida. A combinação do transporte entrou devagar na entrada do museu e demorou somente alguns minutos até a transportadora colocar o U17 em exposição.

O U17, está emprestado da coleção de estudo da tecnologia militar do Federal Office do Bundeswehr Equipment, de Tecnologia de Informação e Suporte In-Service, que tem lugar no Museu da Tecnologia de Speyer, e onde vai ser subsequentemente mantido enquanto espera uma restauração.

Frieder Saam, condutor profissional e gestor de transporte na Spedition Kübler, sediada em Michelfed-Erlin, afirmou que: «Foi com grande satisfação saber que a carga chegou ao seu destino sem ser danificada. 5 anos de planeamento foram investidos para este transporte especial».

De acordo com Frieder Saam, perito em transporte especial, para além do seu know-how e capacidades de condução, o tipo de transporte certo também é necessário e por isso, nunca teria sido possível realizar com sucesso este transporte, sem o know-how da Kübler, e o elevado grau de manobrabilidade e robustez dos módulos InterCombi SCHEUERLE.

Os 30 eixos InterCombi são provenientes da TII SCHEUERLE, empresa especializada na indústria de veículos para transporte de peças de grandes dimensões.

30 eixos foram necessários para transportar o submarino em segurança — Source: SCHEUERLE
30 eixos foram necessários para transportar o submarino em segurança — Source: SCHEUERLE

O InterCombi conseguiu percorrer o trajeto sem problemas, no entanto a entrada do museu não foi o único teste desafiador. Ao longo da rota de 4 km do porto natural através da área industrial até ao museu, a umas centenas de metros da reta final, quase surgiu outro problema.

No cruzamento na zona industrial, havia um conjunto de semáforos e um veículo parado na área designada para a rotação. Após isto, o angulo máximo de viragem de cerca de 60º do InterCombi era suficiente para virar de forma segura a combinação do veículo à volta da curva.

O resto da rota decorreu de forma calma, apesar das grandes dimensões do transporte. Precisamente por causa das qualidades do InterCombi, a alta compensação do eixo pendulo do suporte hidráulico num total de 650 mm, foi necessário em diversos locais para conseguir dirigir a carga dos obstáculos na estrada, tal como das bordas dos passeios/lancis, ou para transpor zonas relvadas inclinadas, cobertas com chapas, através do nivelamento automático da carga.

Foi feito com sucesso o processo de carga do U17 nos módulos InterCombi, que estava previamente ancorado no Kiel Fjord, chegou após atravessar o Mar do Norte, numa plataforma flutuante seguida por uma longa viagem pelo rio Reno.

O sólido e versátil SCHEUERLE InterCombi cumpre todas as normas necessários para este tipo de transporte. É um veículo com uma plataforma modular com 3 m de largura, que se consegue ajustar às diferentes grandes tarefas de transporte. Como o caso do transporte do U17, as combinações do veículo podem não ser só usadas como conjuntos de trailers como combinações de trator-reboque ou como transportadores autopropulsores.

Em 2024, o U17 vai estar de novo na estrada para Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim. No próximo ano, o U17 vai ser transportado na direção oposta do Museu da Tecnologia de Speyer, de volta ao porto natural e uma vez mais de volta à plataforma. O porto terminal do submarino é o Museu do Automóvel e da Tecnologia de Sinsheim, que está localizado a 40 km de distância.